Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, montei um pc que estarei informado abaixo algumas especificações que podem ser úteis. O gabinete NZXT H5 Elite preto veio com 3 fans nele(2 na parte da frente, 1 embaixo meio que na diagonal para a GPU), acontece que minha placa-mãe(GIGABYTE B650M K) tem 2 sys_fan fora a cpu_fan, fato é que conectei meu water cooler Corsair H100 RGB em 1 dessas entradas de fan com o auxílio de 1 adaptador 3 pra 1 que veio junto com ele e a primeira ventoinha da frente(são 2 na frente que já vieram com o gabinete) na outra entrada de fan. Sendo assim, 2 ventoinhas estão inativas e sem entradas na placa-mãe: a ventoinha da frente e a ventoinha embaixo para a gpu. Com isso em mente, falei com alguns técnicos e me foi informado que um cenário possível seria a conexão das fans direto na fonte com o auxílio de um adaptador. Vou deixar em anexo fotos referente a:

- Gabinete(Círculo verde se refere a fan já conectada e funcionando)

- Entrada que encontrei na fan(essa eu esqueci como se chama, mas vi que também tem entradas SATA nela)

- Conexão de 3 pinos referente a fan na diagonal embaixo para GPU

- Conexão de 4 pinos referente a fan frontal 

 

Aqui estão minhas dúvidas:

 

1) https://ibb.co/ygS5bD1  esse adaptador aí tem conexões de 2 pinos tanto nas entradas como na saída, visto que 1 fan possui 3 pinos e outra fan possui 4 pinos, isso não geraria algum tipo de problema? Além disso, a conexão desse adaptador na fonte é de apenas 2 pinos, mas na fonte tem 4 pinos, como mostro na imagem.

 

2) https://ibb.co/NpbsqN4  esse adaptador aí tem conexões de 3 pinos e 4 pinos, sendo que essas de 3 pinos, é como se tivesse faltando um espaço entre um pino e outro, conforme mostra na imagem. A dúvida a respeito da saída dele na fonte, do item 1 permanece aqui, são 2 pinos para os 4 da fonte

 

3) https://ibb.co/zhN1P0j  esse adaptador é do tipo SATA, as entradas aparentam ser as mesmas dos outros 2, mas não tenho certeza.

 

OBS: Vale lembrar que o RGB não é problema, pois o gabinete vem com ele embutido e a FAN de baixo não possui RGB.

 

Qual adaptador vocês recomendam que eu compre?

 

SETUP:

 

Gabinete: NZXT H5 Elite Preto

GPU: RTX 3060

CPU: Ryzen 5 7600x

Water Cooler: Corsair H100 RGB

Placa-Mãe: GIGABYTE B650m K

Fonte: XPG 650W Bronze 80+ Bronze

fonte.jpeg Entrada na fonte(também possui SATA)

3pin.jpeg Fan inferior

4pin.jpeg Fan frontal

gabinete.jpeg Verde: Fan ligada, Vermelho: Fans sem conexões

Postado
2 horas atrás, Mississipinho disse:

2) https://ibb.co/NpbsqN4  esse adaptador aí tem conexões de 3 pinos e 4 pinos, sendo que essas de 3 pinos, é como se tivesse faltando um espaço entre um pino e outro, conforme mostra na imagem. A dúvida a respeito da saída dele na fonte, do item 1 permanece aqui, são 2 pinos para os 4 da fonte

 

Compre esse adaptador, vai expandir um conector SYS_FAN da placa-mãe para 5 fans.

 

Nele a alimentação (+12v, Gnd) dos fans (ventoinhas) vem direto da fonte, assim não sobrecarrega o conector da placa-mãe, o que pode acontecer se ligar 5 fans direto nele.

 

O cabo com dois fios vai no conector da placa-mãe (SYS_FAN...), tendo apenas os fios do PWM (controle de RPM) e monitoramento de RPM - de apenas um dos fans ligados no adaptador, o fan que ligar no conector com 4 pinos.

 

Os outros 4 conectores tem apenas 3 pinos porque o BIOS não consegue monitorar adequadamente a RPM de mais de um fan ligado no mesmo conector (SYS-FAN) pois como a rotação dos fans não é igual, a leitura ficaria flutuando, mas monitorar RPM de fan não faz falta.

 

 

BTW - Tem HUB com o mesmo sistema, pega a alimentação da fonte e conecta na placa-mãe só com dois fios, o HUB deixa as ligações mais organizadas, pois sai só um cabo do SYS_FAN da placa-mãe, com o adaptador sai 5 cabos.

 

Esse HUB alimentado pela fonte é para 10 fans, o fan que ligar no conector vermelho tem a RPM monitorada.

Postado

@1lokos Então para ver se eu entendi: Compro o adaptador que você sugeriu e coloco as 2 ventoinhas nele e o ligo direto na fonte, com espaço para adicionar mais fans nesse adaptador em compras de fans futuras, é isso mesmo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...