Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fala povo, eu to montando um servidor caseiro comprando peças usadas e da china pra economizar, então entende se que não quero gastar muito mas também preciso de algo confiável pois pode ser que use comercialmente

com um consumo máximo teórico de 900w(1 xeon 2697a + 3x teslas)

se for muito caro a fonte eu talvez monte com 2 teslas apenas

uso filtros de ruído EMI no circuito geral e filtros de linha clamper nos eletrônicos caso ajude algo

Postado

Olha, não existe fonte boa e barata, ainda mais para tudo isso de potência. E sendo um servidor, eu imagino que vá ficar ligado em carga por longo tempo, então vale investir em eficiência.

Pensando nisso, considere a GX850 PRO, que está em promo agora pelo mesmo valor da normal. Acho que tem um bom balanço de tudo que você precisa.

Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Olha, não existe fonte boa e barata, ainda mais para tudo isso de potência. E sendo um servidor, eu imagino que vá ficar ligado em carga por longo tempo, então vale investir em eficiência.

Pensando nisso, considere a GX850 PRO, que está em promo agora pelo mesmo valor da normal. Acho que tem um bom balanço de tudo que você precisa.

esse link diz ser o modelo normal é isso mesmo?

gamemax não conheço de nome você sabe mais detalhes dela tipo quanto de sobrecarga aguenta, capacitores, tipo de circuito etc

eu tava pendendo pra essa nzxt parece usar capacitor principal nypon circuito moderno e uns 20% de sobrecarga sem zoar o ripple mas to meio por fora do resto

https://www.kabum.com.br/produto/504730/fonte-nzxt-c-series-750w-80-plus-bronze-v2-full-modular-pfc-ativo-bivolt-preto-pa-7g1bb-us

3 horas atrás, Imakuni disse:

é verdade mas se fugir muito do "money$ por watt" vale usar duas fontes de 500w penso eu...

parece ter um gap a partir dos 650w onde as fontes dobram de preço e não sou rico 

--------------------

essa akasa o que os senhores acham? o review que achei foi excelente porém de quase duas década atrás

https://www.amazon.com.br/Fonte-Akasa-PYTHON-Ativo-80plus/dp/B08MKSY9N6

akasa é do meu tempo não lembro de ouvir coisas ruins

Postado
1 hora atrás, PlatonicSkeptic disse:

esse link diz ser o modelo normal é isso mesmo?

Acho que eu me confundi. De qualquer forma, não tem diferença muito significativa para você; pelo menos, não vale o preço.

gamemax não conheço de nome você sabe mais detalhes dela tipo quanto de sobrecarga aguenta, capacitores, tipo de circuito etc

Historicamente, a marca era um lixo. Mas com esses últimos modelos, eles decidiram que queriam passar a vender produtos de veradade ao em vez de porcaria.

Tá aqui o teste dela.

é verdade mas se fugir muito do "money$ por watt" vale usar duas fontes de 500w penso eu...

parece ter um gap a partir dos 650w onde as fontes dobram de preço e não sou rico 

O custo/benefício realmente vai nessa faixa, mas aí o problema é pegar fontes de alta eficiência.

essa akasa o que os senhores acham? o review que achei foi excelente porém de quase duas década atrás

https://www.amazon.com.br/Fonte-Akasa-PYTHON-Ativo-80plus/dp/B08MKSY9N6

akasa é do meu tempo não lembro de ouvir coisas ruins

Esquece "reviews", o que importa é ter testes de gente confiável. Não achei dela, ou seja, é lixo até que se prove o contrário.

Postado
7 minutos atrás, Imakuni disse:

Acho que eu me confundi. De qualquer forma, não tem diferença muito significativa para você; pelo menos, não vale o preço.

Historicamente, a marca era um lixo. Mas com esses últimos modelos, eles decidiram que queriam passar a vender produtos de veradade ao em vez de porcaria.

Tá aqui o teste dela.

O custo/benefício realmente vai nessa faixa, mas aí o problema é pegar fontes de alta eficiência.

Esquece "reviews", o que importa é ter testes de gente confiável. Não achei dela, ou seja, é lixo até que se prove o contrário.

aqui ela por R$377

https://www.mercadolivre.com.br/fonte-akasa-python-850w-reais-bivolt-80-plus-standard/p/MLB22999249

review cita "uma das melhores testadas por eles" porém de 2007> https://www.tek.no/test/i/MRqARr/akasa-powermax-850-w

valeu pela ajuda tinha visto o link do teclab e parece decente

to pensando em por uma fonte stx 300w dell/seasonic tem por 100 reais essas, pro cpu e uma de 750w pras GPU assim muito mais econômico que uma fonte de 1000w que seria o próximo passo lógico 

Postado
agora, PlatonicSkeptic disse:

Não se compra por marca, se compra pelo modelo da fonte. Pode esquecer essa outra, não tem nada a ver. A própria gamemax que eu recomendei, tem muito lixo dela que você não deve comprar. Essas GX850 (e algumas outras) são exceção, não regra.

2 minutos atrás, PlatonicSkeptic disse:

to pensando em por uma fonte stx 300w de 100 reais pro cpu e uma 750w assim muito mais econômico que uma fonte de 1000w que seria o próximo passo lógico 

O problema é o seguinte: onde que você vai achar uma fonte gold pela eficiência? Essa que é a questão maior.

Mas enfim, se quer ir pelo caminho da gambiarra, uma outra alternativa é ir com duas dessas. 700R$ por "1300w" entre o Silver e o Gold.

Postado

Amigo @PlatonicSkeptic , não quero te desestimular nem tão pouco menosprezar sua ideia (longe disso!). Mas não se faz servidor com PC comum. É um tiro no pé no futuro, principalmente pelo fato que comentaste, um futuro comercial para máquina. Não seria mais inteligente montar um servidor profissional, mesmo que seja pequeno, para garantir estabilidade, confiabilidade, redundância e garantia? Dependendo do modelo e da marca, tem duas fontes redundantes que, associadas a um nobreak em cada, garante a usabilidade em pequenas quedas de energia. E caso uma queime, a outra mantém sem nem piscar. E ainda dá para trocar a quente, sem precisar desligar a máquina. Acho esse tipo de proposta que estás montando um desperdício de recursos escassos e valiosos em algo altamente instável. Ainda mais comprando da china. Pense nisso. Um servidor para uso comercial precisa de garantias para a operação com os menores riscos possíveis. Minha opninião, OK? Por favor, não leve a mal.

6 horas atrás, PlatonicSkeptic disse:

não quero gastar muito mas também preciso de algo confiável

Isso não existe. Não existe almoço grátis. Ou compra coisas confiáveis ou baratas. Nesse ramo, esses 2 fatores não andam junto, mesmo!

Postado
14 minutos atrás, Imakuni disse:

Não se compra por marca, se compra pelo modelo da fonte. Pode esquecer essa outra, não tem nada a ver. A própria gamemax que eu recomendei, tem muito lixo dela que você não deve comprar. Essas GX850 (e algumas outras) são exceção, não regra.

O problema é o seguinte: onde que você vai achar uma fonte gold pela eficiência? Essa que é a questão maior.

Mas enfim, se quer ir pelo caminho da gambiarra, uma outra alternativa é ir com duas dessas. 700R$ por "1300w" entre o Silver e o Gold.

é que pensando no futuro caso optasse por 2x rtx3090(usadas lógico) precisaria no mínimo 700w pra garantir 

6 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Amigo @PlatonicSkeptic , não quero te desestimular nem tão pouco menosprezar sua ideia (longe disso!). Mas não se faz servidor com PC comum. É um tiro no pé no futuro, principalmente pelo fato que comentaste, um futuro comercial para máquina. Não seria mais inteligente montar um servidor profissional, mesmo que seja pequeno, para garantir estabilidade, confiabilidade, redundância e garantia? Dependendo do modelo e da marca, tem duas fontes redundantes que, associadas a um nobreak em cada, garante a usabilidade em pequenas quedas de energia. E caso uma queime, a outra mantém sem nem piscar. E ainda dá para trocar a quente, sem precisar desligar a máquina. Acho esse tipo de proposta que estás montando um desperdício de recursos escassos e valiosos em algo altamente instável. Ainda mais comprando da china. Pense nisso. Um servidor para uso comercial precisa de garantir a operação com os menores riscos possíveis. Minha opninião, OK? Por favor, não leve a mal.

eu não tenho ideia do que seria um servidor "profissional pequeno" mas soa caro

a máquina que to montando tem custo-benefício extremamente alto como disse não sou rico vai ser um hobby no início foco em deep learning etc

20 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Isso não existe. Não existe almoço grátis. Ou compra coisas confiáveis ou baratas. Nesse ramo, esses 2 fatores não andam junto, mesmo!

não existe almoço grátis mas tem tantas situações quanto opções de compra to curioso qual sua recomendação

me dizer pra gastar 3-4x mais do que pretendo não é uma opção infelizmente 

Postado
4 minutos atrás, PlatonicSkeptic disse:

eu não tenho ideia do que seria um servidor "profissional pequeno" mas soa caro

Caro é algo muito relativo. Segredo de comprar bem é comprar certo e não barato. Abaixo exemplo de um servidor profissional de pequeno porte. E não é caro.

https://www.dell.com/pt-br/shop/ipovw/poweredge-t150

9 minutos atrás, PlatonicSkeptic disse:

a máquina que to montando tem custo-benefício extremamente alto

Entendo perfeitamente, mas é um PC comum. Normalmente não aguentam uso extremo ou non stop. Tendem a apresentar muitos problemas a médio prazo. Se aplicação não se importa em ser interrompida e isso não lhe traz prejuízos... OK então.

12 minutos atrás, PlatonicSkeptic disse:

não sou rico vai ser um hobby no início foco em deep learning

Como solicitei no inicio, peço que não me leve a mal. Entendo perfeitamente a situação e é por isso que fico agoniado em ver recursos financeiros escassos e difíceis de conseguir sendo empregado em equipamento de risco. O custo-benefício alto que comentaste, certemente é atrativo agora, mas na prática, lá frente, quando estiver usando é que pode ser o grande problema. Espero sinceramente que me entenda. É apenas um comentário de quem monta sistema desses com grande freqüência e vejo o enorme abismo entre um servidor específico e um feito com PC comum. Atendo pequenas empresas que caíram nessa armadilha e ficam desesperados quando a coisa para. É só isso, nada mais. Desejo sinceramente sucesso e muita boa sorte.

P.S.: A aplicação vai exigir muito processamento, então, essa máquina vai ser bastante exigida. Ou estou enganado?

Postado
17 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Caro é algo muito relativo. Segredo de comprar bem é comprar certo e não barato. Abaixo exemplo de um servidor profissional de pequeno porte. E não é caro.

https://www.dell.com/pt-br/shop/ipovw/poweredge-t150

Entendo perfeitamente, mas é um PC comum. Normalmente não aguentam uso extremo ou non stop. Tendem a apresentar muitos problemas a médio prazo. Se aplicação não se importa em ser interrompida e isso não lhe traz prejuízos... OK então.

Como solicitei no inicio, peço que não me leve a mal. Entendo perfeitamente a situação e é por isso que fico agoniado em ver recursos financeiros escassos e difíceis de conseguir sendo empregado em equipamento de risco. O custo-benefício alto que comentaste, certemente é atrativo agora, mas na prática, lá frente, quando estiver usando é que pode ser o grande problema. Espero sinceramente que me entenda. É apenas um comentário de quem monta sistema desses com grande freqüência e vejo o enorme abismo entre um servidor específico e um feito com PC comum. Atendo pequenas empresas que caíram nessa armadilha e ficam desesperados quando a coisa para. É só isso, nada mais. Desejo sinceramente sucesso e muita boa sorte.

P.S.: A aplicação vai exigir muito processamento, então, essa máquina vai ser bastante exigida. Ou estou enganado?

não de forma continua a princípio, inferência em LLMs é mais memory bound que compute então tende a ser baixo o consumo, mais pra frente talvez arrisque treinar eu mesmo os modelos aí sim seria carga contínua 

o servidor do link é bacana sim e muita gente compra esses Dell usados pra esse caso de uso, porém o xeon dele é limitado a dual channel o que estrangula o bandwidth

o que to montando vai sair esse valor ja com duas teslas e xeon 16cores/32threads

128gb de ram DDR4 novos, placa-mãe nova(chinesa, porém modelo bem recomendado com BIOS desbloqueada) e se der tudo certo a fonte nova também

por enquanto está mais que bom

eu monto PCs desde que tenho PCs então ta sossegado 

Postado
Em 24/12/2023 às 12:56, PlatonicSkeptic disse:

não quero gastar muito mas também preciso de algo confiável pois pode ser que use comercialmente

Você consegue as XPG Core Reactor de 850w usadas por 500 a 600 reais no ML, teoricamente elas são as melhores do mercado (obviamente fora as high-end ultra master platinum de 1k+) segundo esse post do LTT, e garantia é de 10 anos, basta ter a NF se não me engano. Inclusive elas passaram no teste da Teclab com excelência, junto com as Super Flower, além de ir bem acima dos 850w (mas eficiência foi pro saco).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...