Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, primeiramente bom dia a todos que estiverem a ler este tópico.

Gostaria de fazer uma pergunta, estou com uma ideia de criar uma Nanoleaf Lines DIY que vi no canal Labz, e quero usar 5 metros de fita led RGB (não é endereçável), gostaria de saber que tipo de fio usar, já que vou comprar pelo Aliexpress um ferro de solda (que estou a precisar faz muito tempo) e vou aproveitar para comprar fios.

Os 5 metros de fita led são conectados num carregador de telemóvel [celular] (5V e 2A)

Shein - Fita Led RGB 5M 5V 2A

Aliexpress - Fio De Cobre Isolado Flexível 32, 30, 28, 26, 24, 22, 20, 18 AWG

Postado

@Lord258 Esse seu anuncio não informa o consumo da fita, mas Fitas similares com LED 5050 usam ate 4W por metro! com 5 metros você teria 5x4W=20W a 5V seria 4A, ficaria puxado ate pra um carregador turbo alimentar isso ai, ate uns 3M de fita ainda daria pra usar o carregador.

Mas quanto a fiação fio 20AWG deve aguentar de boa essa corrente, mas na parte da fonte talvez você precise usar uma fonte colmeia de 5V 10A; essas fontes costumam vir falsificadas ou são falsificadas aqui no BR, dai como regra você compra uma fonte com o dobro do que vai precisar.

• Membro VIP
Postado

Em 30/12/2023 às 20:59, Lord258 disse:

estou com uma ideia de criar uma Nanoleaf Lines DIY que vi no canal Labz

Já adianto que ainda não estou a responder o tópico propriamente dito. Mas esta minha mensagem não é off-topic. Vamos por partes! É preciso ambientar a todos, sem requerer reiteradamente o esforço de se ir ao Google para "caçar" o conceito fundamental da conversa.

O vídeo referenciado:

Fiz uma NANOLEAF gastando 10x menos

19 min e 46 seg – Canal Labz

Resumo em clipe de 1 minuto.

Para a construção, materialização do objeto, aquele youtuber propõe usar impressão 3D e gesso...

@F4b10 , cada módulo (triângulo) pode ser tido como uma unidade consumidora de potência. Sei que uma fonte de alimentação "total" apenas iria somar as potências, não fazendo diferença para a preocupação que você nos trouxe. Mas, aí é que está: se o objetivo for fazer algo realmente grande, pressupondo barateamento por ser DIY, talvez possa ser pensada uma distribuição de energia com conversão nas pontas. Ou mesmo módulos (ou conjuntos de módulos) serem energeticamente independentes, recebendo cada parte apenas comunicação (dados) de controle.

@Lord258 , qual é a forma e a funcionalidade do que você quer? Falar em "fita" não está nos dizendo o suficiente.

Este outro youtuber, por exemplo, usando fita LED, não fez de fato o que eu chamaria de "nanoleaf". Ele apenas desenhou uma geometria, com a fita, um painel, como que instala a fita RGB atrás de um televisor. É outro projeto, bem mais simplificador. Não é um remix de NANOLEAF...

O curioso é que outros projetos embarcam nessa apropriação redutora. InstructablesPrintablesThingiverse. Na minha opinião NÃO são "nanoleafs". Posso ter olhado ligeiro demais.

@Lord258, o que você quer?

Postado

@alexandre.mbm Existe um modelo de nanoleaf que se chama "Nanoleaf Lines"

Que são nanoleafs em formato de linhas, como o próprio nome ja diz.

porém aqui em Portugal se vende um kit Nanoleaf Lines com 9 linhas led por 199€ o que é muito caro para o efeito que da.

Então achei esse Vídeo do Labz, que forma varias linhas e triângulos conectados com hexagonos feitos com FoamBoard e depois faz o formato que quer e atras coloca led, e da um espaçamento entre a fita led e a parede para dar esse efeito de blur no led.

Simplesmente a internet me confundiu com que espessura tem que ter os meus fios, gostaria de um fio que aguenta se 5V e 2A de boas.

Gostaria que me passasem a espessura dos fios em mm, ja que vi que AWG é mais usado nos EUA.

Segue em anexo o que é a nanoleaf lines e o formato que me inspirei.

Screenshot_2024-01-05-12-36-35-757_com.android.chrome.jpg

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Lord258 , por que não usar fitas de LED?

@alexandre.mbm então, o que vou fazer é usar fita LED mesmo, mas não quero que a fita LED passe 2 vezes pelo mesmo sitio, além de economizar no LED não vai ficar efeitos diferentes, já que a fita é ARGB.

Ou, se já vai usar, onde entrarão os fios?

Os fios passaram por trás de toda a estrutura, usar o menos possível de fio possível para tapar o menos de luz.

Serão apenas jumpers?

Sim, ao fim ao cabo, vai ser somente jumpers entre as fitas de LED.

Dica: corte seus screenshots.

Entendo, porém era bem mais fácil para mim somente printar a mandar doque ter que estar a abrir a galeria, recortar a imagem, etc...
Além de não mostrar nada de interessante

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Lord258 disse:

Além de não mostrar nada de interessante

Isto é o interessante:

Screenshot_2024-01-05-12-36-35-757_com.android.chrome.thumb.jpg.911d38a10423c2f82af5c72550d97de22.jpg.f209163c0cab826960fe4700c512cf75.jpg

2 horas atrás, Lord258 disse:

era bem mais fácil para mim somente printar a mandar do que ter que estar a abrir a galeria, recortar a imagem, etc...

Você é livre. Eu também. Fiz! 1 min...

• Membro VIP
Postado

@Lord258 , tente esboçar um esquema dos módulos (associação dos pedaços de fita). Determine a fita, produto que comprará. Teremos as potências. Acharemos as correntes. Consultaremos a tabela AWG.

A respeito da fita que você usará. Ela também tem esquema. Tem os pontos de corte. Vamos chamar cada indivisível de segmento. Você terá associações de segmentos. Terá a potência e a corrente para cada associação (módulo seu).

• Membro VIP
Postado

@Lord258 , você entendeu? E desistiu?

6 horas atrás, Lord258 disse:

Suporte para 5v 2a

Por que? A única corrente será 2 amperes, em todas as partes de fio? Certeza?

Update

Parece valer a pena assistir:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...