Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou selecionando as peças para o pc que irei montar futuramente, e como sou novo nesse mundo de hardware, está me surgindo dúvidas que estou tirando conforme vou estudando. Em relação a fonte, até agora é o hardware que eu menos entendo pois eu não estava dando a importância que essa peça merece. Vi alguns casos que uma fonte barata só gerou dor de cabeça, e achei melhor vir pedir vossas opiniões.

Estou pretendendo montar um pc com as seguintes configs:

- Ryzen 5 5500

- PowerColor rx 6600 8gb (eu estava optando pela da ASRock, porém de um dia para o outro o preço dela em todos os sites subiu de 1200 pra 1600 no mínimo... como vi que não tem muita diferença entre as duas (me corrijam se eu estiver errado), acabei trocando para a PowerColor que ainda é possível encontrar por 1200r reais)

- MSI B450m pro vdh (placa-mãe também fiquei bem em dúvida de qual pegar, mas acredito que essa irá me atender bem, embora aceito sugestões)

- 2 pente de 8gb de ram

Se alguém puder me dar alguma sugestão de fonte baseado nos hardwares descritos, levando em consideração também o meu baixo orçamento... Gostaria de alguma entre R$250-300, no máximo R$350 (isso se for possível).

Caso alguém tenha sugestão para os outros hardwares também, gostaria de ouvir 😄

1 minuto atrás, GuilhermePedroso disse:

Olá pessoal!

Estou selecionando as peças para o pc que irei montar futuramente, e como sou novo nesse mundo de hardware, está me surgindo dúvidas que estou tirando conforme vou estudando. Em relação a fonte, até agora é o hardware que eu menos entendo pois eu não estava dando a importância que essa peça merece. Vi alguns casos que uma fonte barata só gerou dor de cabeça, e achei melhor vir pedir vossas opiniões.

Estou pretendendo montar um pc com as seguintes configs:

- Ryzen 5 5500

- PowerColor rx 6600 8gb (eu estava optando pela da ASRock, porém de um dia para o outro o preço dela em todos os sites subiu de 1200 pra 1600 no mínimo... como vi que não tem muita diferença entre as duas (me corrijam se eu estiver errado), acabei trocando para a PowerColor que ainda é possível encontrar por 1200r reais)

- MSI B450m pro vdh (placa-mãe também fiquei bem em dúvida de qual pegar, mas acredito que essa irá me atender bem, embora aceito sugestões)

- 2 pente de 8gb de ram

Se alguém puder me dar alguma sugestão de fonte baseado nos hardwares descritos, levando em consideração também o meu baixo orçamento... Gostaria de alguma entre R$250-300, no máximo R$350 (isso se for possível).

Caso alguém tenha sugestão para os outros hardwares também, gostaria de ouvir 😄

Não sei se é uma informação muito útil também, mas esqueci de comentar que o SSD é um nvme2 de 1tb

Postado

@GuilhermePedroso  Quais peças você já tem?

Quais peças você já comprou?

Quais peças você ainda não comprou?

Qual seu orçamento?

Você citou placa-mãe, processador, memória e NVMe.

Já tem gabinete?

Placa de Vídeo está em dúvida.

Fuja da powercolor.

Recomendo essa link

Essa placa rx, o tdp recomendável pra ela é 300w (link)

Caso não vá mudar de placa tão cedo..., recomendo a fonte de 500w (link)

Postado

@GuilhermePedroso A RX6600 tem um baixo consumo energético, uma boa fonte de 500w já será suficiente

Recomendo que pegue a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia junto a Cooler Master e foi testada e aprovada pelo TecLab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Captura de tela de 2023-12-31 09-37-06.png

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, xlemes disse:

@GuilhermePedroso  Quais peças você já tem?

Quais peças você já comprou?

Quais peças você ainda não comprou?

Qual seu orçamento?

Você citou placa-mãe, processador, memória e NVMe.

Já tem gabinete?

Placa de Vídeo está em dúvida.

Fuja da powercolor.

Recomendo essa link

Essa placa rx, o tdp recomendável pra ela é 300w (link)

Caso não vá mudar de placa tão cedo..., recomendo a fonte de 500w (link)

Então amigo, as únicas peças que comprei no momento são as rams e o SSD. Tenho hoje 1300 reais guardado, e vou ir guardando +800 mensalmente a partir de Janeiro, porém meus planos era comprar tudo até Março no máximo, você acha possível?

Eu gostaria que o orçamento do PC (tirando os periféricos, claro) não excedesse R$3200.

Em relação a RX, vejo alguns comentando que a PowerColor é boa, e vejo alguns comentando para eu fugir dela. Como hoje ela é a única que você encontra por R$1200, é mais viável eu juntar dinheiro um mês a mais para pegar a da Gigabyte, por exemplo?

2 horas atrás, Tiberio disse:

@GuilhermePedroso A RX6600 tem um baixo consumo energético, uma boa fonte de 500w já será suficiente

Recomendo que pegue a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia junto a Cooler Master e foi testada e aprovada pelo TecLab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Captura de tela de 2023-12-31 09-37-06.png

Opa amigo, muito obrigado pela sugestão!

Com certeza levarei em consideração a fonte citada, principalmente pelo preço atrativo. Muito obrigado! 😄

Postado
4 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Então amigo, as únicas peças que comprei no momento são as rams e o SSD. Tenho hoje 1300 reais guardado, e vou ir guardando +800 mensalmente a partir de Janeiro, porém meus planos era comprar tudo até Março no máximo, você acha possível?

Você só comprou as memórias e NVMe certo?

Falta gabinete, fonte, placa-mãe e processador?

Você vai usar o Vídeo integrado ou vai comprar Vídeo separado?

Postado
4 horas atrás, xlemes disse:

Você só comprou as memórias e NVMe certo?

Falta gabinete, fonte, placa-mãe e processador?

Você vai usar o Vídeo integrado ou vai comprar Vídeo separado?

Exato amigo, só comprei o SSD e as RAM pela Aliexpress, o resto vou comprar tudo nacional.

E conforme dito no meu primeiro post, vou usar placa da vídeo separada (estou pretendendo pegar a RX 6600), afinal o processador que estou de olho é o Ryzen 5 5500, que não tem vídeo integrado.

Postado
54 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Exato amigo, só comprei o SSD e as RAM pela Aliexpress, o resto vou comprar tudo nacional.

E conforme dito no meu primeiro post, vou usar placa da vídeo separada (estou pretendendo pegar a RX 6600), afinal o processador que estou de olho é o Ryzen 5 5500, que não tem vídeo integrado.

Se seu orçamento é 3200..., vamos lá...

Placa-mãe - 700 - link

Processador - 578 - link

Memória - já comprada 👍

SSD - comprado 👍

Fonte 650w - 346 - link

Gabinete kazan 2 - 200 - link

Placa de vídeo RX 6600 8GB - 1,500 - link

Com 98 reais a mais você leva a RTX 3060 12GB - 1.598 - link

TOTAL (sem placa de vídeo): 1.824

TOTAL (com placa de vídeo): 3.324

Postado
7 horas atrás, xlemes disse:

Se seu orçamento é 3200..., vamos lá...

Placa-mãe - 700 - link

Processador - 578 - link

Memória - já comprada 👍

SSD - comprado 👍

Fonte 650w - 346 - link

Com 98 reais a mais você leva a RTX 3060 12GB - 1.598 - link

TOTAL (sem placa de vídeo): 1.824

TOTAL (com placa de vídeo): 3.324

Pra reduzir um pouco o preço, seria interessante trocar essa placa-mãe pela MSI B450M PRO-VDH MAX, e pegar uma fonte de 500w?

Visitante

Postado
11 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Pra reduzir um pouco o preço, seria interessante trocar essa placa-mãe pela MSI B450M PRO-VDH MAX, e pegar uma fonte de 500w?

A placa-mãe pode ser...

A fonte..., só se reduzir a placa de vídeo.

.

OBS: caso você compre a rx..., a fonte pode ser essa de 500w aqui link

Se você optar pela RTX..., a fonte de 650w vai ter que continuar.

.

Novo orçamento...

Fonte 500w - 299 - link

Placa-mãe - 400 - link

Processador - 578 - link

Memória - comprada

SSD - comprado

TOTAL: 2.977

Postado
3 horas atrás, GuilhermePedroso disse:

Eu recomendo você a manter a fonte de 650w, caso futuramente você for fazer upgrade, Principalmente de placa de vídeo você não ia precisar tocar fonte para uma fonte de 650w quando for fazer o upgrade, A diferença só vai ser R$ 47 Então vale mais a pena pegar a 650w

orçamento com fonte 650w:

Gabinete kazan 2 - 200 - link

Fonte 650w - 346 - link

Placa-mãe - 400 - link

Processador - 578 - link

Memória - comprada

SSD - comprado

Placa de vídeo RX 6600 8GB - 1,500 - link
TOTAL: 3.024

caso você for pegar a RTX fica POR 3.122

Postado
10 horas atrás, GuilhermePedroso disse:

pegar uma fonte de 500w?

Só será necessário uma fonte de maior potência caso pegue a RTX 3060ti, mas como falei antes e repito tanto a RX 6600 quanto a RTX3060 tem um baixo consumo energético e a Cooler Master MWE V2 Bronze 500w já será mais do que suficiente, ao menos que você sofra de potenciolite aguda crônica que acha que quanto mais potência a fonte tiver melhor.

Não se deve pegar fonte de elevada potência pensando num futuro upgrade, pode ser que as próximas gerações de placas tenham um consumo menor.

• Haha 1
Postado
15 horas atrás, xlemes disse:

A placa-mãe pode ser...

A fonte..., só se reduzir a placa de vídeo.

.

OBS: caso você compre a rx..., a fonte pode ser essa de 500w aqui link

Se você optar pela RTX..., a fonte de 650w vai ter que continuar.

.

Novo orçamento...

Fonte 500w - 299 - link

Placa-mãe - 400 - link

Processador - 578 - link

Memória - comprada

SSD - comprado

TOTAL: 2.977

Pessoal, a placa-mãe MSI B450M-A Pro Max, eu consigo atualizar a BIOS dela sem precisar de um processador antigo pra isso?

Visitante

Postado
9 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Pessoal, a placa-mãe MSI B450M-A Pro Max, eu consigo atualizar a BIOS dela sem precisar de um processador antigo pra isso?

Precisa de pendrive (e um processador antigo).

9 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Á única que achei é um modelo superior.

B550M link

Vou pesquisar modelos inferiores.

.

Achei um modelo inferior A520M.

Essa placa link

.

Esse também tem flash BIOS link

Postado
15 minutos atrás, xlemes disse:

Precisa de pendrive (e um processador antigo).

Á única que achei é um modelo superior.

B550M link

Vou pesquisar modelos inferiores.

.

Achei um modelo inferior A520M.

Essa placa link

.

Esse também tem flash BIOS link

Essa A520M eu consigo atualizar só com um pendrive, sem precisar de um processador antigo?

Visitante

Postado
18 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Essa A520M eu consigo atualizar só com um pendrive, sem precisar de um processador antigo?

Os 3 modelos que citei acima..., SIM

Postado
1 hora atrás, GuilhermePedroso disse:

se eu não estiver enganado quando você comprar uma a BIOS ja vem atualizado

recomendo tu pegar a b450m gaming gigabyte ela já suporta a da série 5000, Mas caso você consiga atualizar a MSI B450M-A Pro Max é uma boa

Postado
40 minutos atrás, xlemes disse:

Os 3 modelos que citei acima..., SIM

Cara, gostei bastante da placa-mãe Gigabyte A520M S2H.

Apesar de ser um modelo de entrada, creio que vai atender as minhas demandas sim, além de ter um valor atrativo e a possibilidade de eu atualizar a BIOS sem necessitar de um processador antigo (embora já li que teve casos dessa placa já vir com um modelo de BIOS que suporta Ryzen 5000).

Fiz a burrada de comprar a MSI B450M-A logo após vocês terem me sugerido ela, sem ter visto o lance da BIOS e tal... Porém já solicitei o reembolso da compra, e vou seguir com a da Gigabyte mesmo.

Visitante

Postado
25 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Cara, gostei bastante da placa-mãe Gigabyte A520M S2H.

Apesar de ser um modelo de entrada, creio que vai atender as minhas demandas sim, além de ter um valor atrativo e a possibilidade de eu atualizar a BIOS sem necessitar de um processador antigo (embora já li que teve casos dessa placa já vir com um modelo de BIOS que suporta Ryzen 5000).

Fiz a burrada de comprar a MSI B450M-A logo após vocês terem me sugerido ela, sem ter visto o lance da BIOS e tal... Porém já solicitei o reembolso da compra, e vou seguir com a da Gigabyte mesmo.

Recomendamos sempre o modelo mais atual de acordo com o bolso do cliente.

Modelos como a320m, a520m e b450m..., é caso o cliente preze por custos...

Se quer comprar placas recem lançadas (plataforma am4), recomendamos a b550m.

No caso da BIOS ser atualizada sem precisar de processador..., são poucas placas que aceitam isso.

Porém..., existe casos em que a própria empresa abre a caixa, pega a placa-mãe e atualiza a BIOS antes de enviar pro comprador.

Não são todas as empresas que fazem isso.

Postado
51 minutos atrás, xlemes disse:

Recomendamos sempre o modelo mais atual de acordo com o bolso do cliente.

Modelos como a320m, a520m e b450m..., é caso o cliente preze por custos...

Se quer comprar placas recem lançadas (plataforma am4), recomendamos a b550m.

No caso da BIOS ser atualizada sem precisar de processador..., são poucas placas que aceitam isso.

Porém..., existe casos em que a própria empresa abre a caixa, pega a placa-mãe e atualiza a BIOS antes de enviar pro comprador.

Não são todas as empresas que fazem isso.

Amigo, muito obrigado pelas dicas, de coração mesmo!

Aproveitando, mais uma pergunta. As únicas peças que eu senti confiança de comprar internacionalmente foram as rams e o SSD. Você acha que vale a pena comprar mais alguma de fora, ou o resto é melhor comprar nacionalmente mesmo?

Visitante

Postado
26 minutos atrás, GuilhermePedroso disse:

Amigo, muito obrigado pelas dicas, de coração mesmo!

Aproveitando, mais uma pergunta. As únicas peças que eu senti confiança de comprar internacionalmente foram as rams e o SSD. Você acha que vale a pena comprar mais alguma de fora, ou o resto é melhor comprar nacionalmente mesmo?

Nunca comprei nenhuma peça de computador de fora do Brasil (por causa da garantia, nota fiscal, entre outras coisas).

Itens de informática que já comprei foram pen drives, adaptador bluetooth, adaptador wireless entre outros.

Se você não for taxado e vier tudo funcionando..., ótimo.

Sobre as outras peças..., lá fora é sempre mais barato.

O problema é SE você for taxado.

Você vai pagar muito pro governo.

Postado

Nunca comprei nenhuma peça de computador de fora do Brasil

Hoje em dia realmente não vale mais a pena porque tá quase o valor de comprar aqui ou ate mais caro.

O problema é SE você for taxado.

Você vai pagar muito pro governo.

Tudo tá sendo taxado já, Produtos acima de $50 dólares Já vem com a taxa de 92%+ICMS.
agora produtos abaixo de $50 dólares você só paga o ICMS.

Visitante

Postado
9 horas atrás, Pablo PSPLAYGAMES disse:

Hoje em dia realmente não vale mais a pena porque tá quase o valor de comprar aqui ou ate mais caro.

Tudo tá sendo taxado já, Produtos acima de $50 dólares Já vem com a taxa de 92%+ICMS.
agora produtos abaixo de $50 dólares você só paga o ICMS.

Por eu nunca ter comprado fora..., eu não tenho experiência pra falar sobre.

Á não ser que o produto aqui no Brasil custe dois mil reais, e lá fora, custe 100 dólares.

Mesmo sendo taxado, aí compensa.

Postado
2 minutos atrás, xlemes disse:

Por eu nunca ter comprado fora..., eu não tenho experiência pra falar sobre.

Á não ser que o produto aqui no Brasil custe dois mil reais, e lá fora, custe 100 dólares.

Mesmo sendo taxado, aí compensa.

Quando não tinha esse imposto de 92% mesmo assim compensava em compra lá
Caso fosse Taxado seria praticamente uns R$100 a R$200 basicamente

Visitante

Postado
2 minutos atrás, Pablo PSPLAYGAMES disse:

Quando não tinha esse imposto de 92% mesmo assim compensava em compra lá
Caso fosse Taxado seria praticamente uns R$100 a R$200 basicamente

Antes dessa taxa..., as empresas de lá dão suporte (troca, devolução)?

Postado
1 minuto atrás, xlemes disse:

Antes dessa taxa..., as empresas de lá dão suporte (troca, devolução)?

Dependendo da loja sim, eu comprei um headset que um lado dele saia mais baixo Por causa do fio que tava meio ruim aí um lado acabava ficando mais baixo Entrei em contato com a loja e eles me enviaram um novo headset e eu acabei ficando com dois

Só que depois de tanto tempo usando um lado ficou ruim e acabou quebrando Mas isso aí foi com bastante tempo de uso se eu não me engano ele durou uns três anos

Placa de vídeo do AliExpress:
sem a taxa fica por 1.552

image.png.d4de8c59656b55f5ade5b2c2fe580fde.png

Da mesma marca de placa
image.thumb.png.9db278c5d37e8e3ba94f0633543dbe20.png

quanto fica agora com a taxa:
image.png.6928bbe06be887f90c927a8103a30c30.png

Por isso que não compensa mais comprar no AliExpress

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!