Ir ao conteúdo

TUF B550M Plus, Ryzen 9 5950X, 64GB e Radeon RX 7900XT bom para solidworks?

Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Postado

já estou terminando meu setup, só falta processador, cooler e placa de Vídeo, por enquanto vou usar um 4600g ou 5700g...

indo ao ponto, estou querendo começar a "tentar" fazer uns gabinetes e peças customizadas com apoio de algumas pessoas, e preciso criar os projetos digitalmente, atŕ pra ter uma noção de como tudo ira se comportar, por enquanto tentei usar o blender e outros modeladores, mas não deu muito certo, por isso estava pensando em ferramentas expecificas para tal...

como ainda falta as duas principais peças do setup, ainda dá tempo de alterar alguma coisa, desde que não ultrapasse o valor que pretendo gastar e que tenha o mesmo desempenho ou pelo menos próximo em jogos não tão pesados....

config:

placa-mãe: ASUS tuf B550m plus (já tenho)

cpu: R9 5950x ou r9 5900x

gpu: rx 7900xt ou rx 7900xtx (7900xt + 5950x ou 7900xtx + 5900x)

ram: 4x16 3600mhz juhor (esperando chegar)

gabinete: Pcyes forcefield (esperando chegar) 

fans: 9x Cooler master sinkflow 120 (to em duvida se compro essas mesmo)

wc: NZXT kraken elite 240 ou ASUS rog ryou iii 240

fonte: superframe 1000w (vou comprar essa semana)

• Membro VIP
Postado
Em 07/01/2024 às 17:06, Pedro Vinicius G. C. disse:

cpu: R9 5950x ou r9 5900x

gpu: rx 7900xt ou rx 7900xtx (7900xt + 5950x ou 7900xtx + 5900x)

Considerando que vai fazer modelagem de peças a maior largura de banda ( 960 vs 800 gb/s) e a maior vram ( 24 vs 20 gb ) da placa de vídeo são mais relevantes que os 4 núcleos e 8 treads extras do 5950x .

E sim o 5900x seria uma boa escolha para solidworks pois permite obter uma gpu melhor no orçamento e de certo modo colocar o 5950x com a 7900 xt não é exatamente eficiente pois a gpu pode não obter todo o potencial dele , fazendo com que você gaste mais em algo que não está sendo plenamente usado .

De modo geral um cpu de 10 núcleos já seria suficiente pra maioria das tarefas simples de renderização , colocar um de 16 núcleos seria adequado com uma 4090 ou nvidia quadro equivalente pois as ferramentas cuda permitem obter alguns segundos a menos que a open cl usada pela amd em render  .

fans: 9x Cooler master sinkflow 120 (to em duvida se compro essas mesmo)

A cooler master sickleflow 120 é a fan com melhor custo-benefício atualmente se considerar seu preço e qualidade , porém 9 é exagero usando apenas 3 fans e o water cooler o fluxo de ar está ótimo. 

Como será usado para renderização a temperatura é mais alta que em jogos logo a estética de colocar 9 fans vai causar problemas pelo fluxo de ar turbilhonado delas o que aumenta o aquecimento dos componentes sensíveis gpu e cpu .

NZXT kraken elite 240 ou ASUS rog ryou iii 240

Tente obter um de 360 mm , como o DeepCool LT 720 ou semelhante 

Screenshot_20231114-073101_YouTube.thumb.jpg.a57222afe6481696ef0b3669ed8615ef.jpg

Daí reduza as fans para apenas duas na lateral e wc no topo .

• Curtir 1
Postado

@STAR ALPHAeu queria colocar o wc na lateral , fazendo com que a temperatura do ar que sai da placa de Vídeo não interfira tanto na temperatura do watercooler, tendo sempre disponivel ar frio de fora, tres em baixo puxando ar pra gpu, e as outras de escape, tenho medo que ter apenas o wc empurrando ar pra fora possa causar problemas devido a temperatura da GPU, muito obrigado pelas dicas. infelizmente, acabei tendo um problema na placa-mãe de um de meus outros setups, e estou dendo que procurar uma nova. devido isso não vou poder comprar a 7900xtx, mas nada muito problemático. sobre o processador eu vou pegar o 5950x mesmo, mas por um outro motivo, as peças que estou comprando, também é pensando no futuro, quero mudar para am5 quando os preços abaixarem, e usar esse AM4 como servidor principal, substituindo o xeon e5 que estou montando

sabe se este daria conta link ele tá quase metade do valor do nzxt, o modelo dele é o MASTERLIQUID ML360L V2, troco as ventoinhas pela sickleflow que tem um cfm maior e coloco metal liquido

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

sabe se este daria conta link ele tá quase metade do valor do nzxt, o modelo dele é o MASTERLIQUID ML360L V2, troco as ventoinhas pela sickleflow que tem um cfm maior e coloco metal liquido

Sim esse daria conta , mas ...

gabinete: Pcyes forcefield

Acabei por me equivocar um pouco , na verdade seu gabinete não suporta wc de 360 mm , por mais que o suporte a Fans seja 
3x 120mm - Superior;
3x 120mm - Inferior;
2x 120mm - Lateral;
1x 120mm - Traseiro;

Para Water cooler temos apenas
120mm/240mm - Superior;
120mm/240mm - Lateral;
120mm - Traseiro;

Devido a limitação na face superior não há espaço para o radiador do Watercooler apenas para as fans , então terá de se contentar com um de 240 mm mesmo .

191992_8.thumb.jpg.11fcd20cfb48e38eb0b60c5b183e983d.jpg

54 minutos atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

tres em baixo puxando ar pra gpu

Na verdade ao colocar as fans embaixo a maioria do ar que elas movimentam vai para cima pois está sendo puxado pelas fans superiores , logo a porção de ar que as fans da gpu iriam ter disponível para uso torna-se menor devido ao fluxo turbulento de ar .

1 hora atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

As três fans inclusas no MASTERLIQUID ML360L V2 e ML240L V2 também são sickleflow então não é eficiente troca-las por elas mesmas , o metal liquido é bom mas pode não ser uma boa escolha pelo risco de danificar a placa-mãe durante a aplicação , ele tem uma condutividade térmica maior mas tem seus pros e contras .

• Membro VIP
  • Solução
Postado

mil desculpas pela confusão, meu gabinete na real é o aigo darkflash c285, o pcyes eu comprei pra um cliente, e acabei confundindo os nomes

Tudo bem , nesse caso no darkflash c285 pode colocar o Ml360l v2 no topo e 2 duas fans sickleflow 120mm na frente ou então o ml240l v2 na frente e 3 fans sickleflow 120mm no topo .

Tem esse tópico relacionado a questão das mangueiras que também é interessante 

Então não vou usar metal líquido, ao invés disso vou usar a grizy cryonaut (acho que é esse o nome)

Essa pasta térmica é uma excelente opção ela tem condutividade de Térmica de 12.5 W/m2 , as pastas térmicas para terem um bom desempenho devem ter condutividade térmica acima de 7 W/m2 .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...