Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal, não estaria recorrendo desta forma se eu não estivesse desesperado.

Fiz um upgrade atualmente de placa de vídeo, processador, memória e placa-mãe, porém estou frustrado.
O desempenho nos jogos está tão ruim, fiz o upgrade somente pra isso.

Os frames por segundo (fps) não atingem o esperado (165Hz) do meu monitor. Porém, através de monitoramento pelo MSI Afterburner, nem a placa gráfica e nem o CPU estão no máximo, aliás estão bem longe do máximo.

Tenho perda de desempenho, já atualizei todos os drivers, fiz uma formatação no PC, verifiquei as temperaturas, estão OK, alterei o plano de energia para modo alto desempenho, ajustei as configurações do painel Nvidia, porém nada muda.

Estou frustrado pois economizei por bastante tempo para adquirir essas peças e não tive o resultado esperado, infelizmente.

Alguém poderia me ajudar?

MEU PC:

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650m-plus

Processador: AMD Ryzen 5 7600x

Water Cooler: AIgo Darkflash Twister

Placa gráfica: RTX 4060 Ti

RAM:  (1x) 16 Gb 5200 MHz

SSD: 1Tb  7100/5000

Temperatura da CPU jogando : 67~70ºC

Temperatura da GPU jogando: ~55ºC

O EZ system tuning do placa-mãe ASUS já está no modo de ASUS optimal.

Agradeço toda a ajuda bem-vinda!!!! Triste demais 😞

monitoramento 2.png

monitoramento.png

Postado
9 minutos atrás, Diego Augusto Domingues disse:

Salve pessoal, não estaria recorrendo desta forma se eu não estivesse desesperado.

Fiz um upgrade atualmente de placa de vídeo, processador, memória e placa-mãe, porém estou frustrado.
O desempenho nos jogos está tão ruim, fiz o upgrade somente pra isso.

Os frames por segundo (fps) não atingem o esperado (165Hz) do meu monitor. Porém, através de monitoramento pelo MSI Afterburner, nem a placa gráfica e nem o CPU estão no máximo, aliás estão bem longe do máximo.

Tenho perda de desempenho, já atualizei todos os drivers, fiz uma formatação no PC, verifiquei as temperaturas, estão OK, alterei o plano de energia para modo alto desempenho, ajustei as configurações do painel Nvidia, porém nada muda.

Estou frustrado pois economizei por bastante tempo para adquirir essas peças e não tive o resultado esperado, infelizmente.

Alguém poderia me ajudar?

MEU PC:

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650m-plus

Processador: AMD Ryzen 5 7600x

Water Cooler: AIgo Darkflash Twister

Placa gráfica: RTX 4060 Ti

SSD: 1Tb  7100/5000

Temperatura da CPU jogando : 67~70ºC

Temperatura da GPU jogando: ~55ºC

O EZ system tuning do placa-mãe ASUS já está no modo de ASUS optimal.

Agradeço toda a ajuda bem-vinda!!!! Triste demais 😞

monitoramento 2.png

monitoramento.png

Beleza, então vamos lá. você está com um dilema clássico que muita gente enfrenta: tu fez um upgrade no teu PC achando que ia ser só alegria e agora tá aí, com os jogos não rodando liso como tu queria. Pela tua descrição, dá pra notar que tu já se ligou nos detalhes mais comuns que o pessoal costuma esquecer, tipo atualizar os drivers e mexer nas configurações de energia. Mas ainda assim os jogos não tão fluindo e isso tá te deixando de cabelo em pé.

Pela tua configuração, dá pra dizer que tu montou uma máquina bacana, mas tem uma coisa que salta aos olhos: essa tua memória RAM única. Os processadores Ryzen, como o teu, se dão muito bem com RAM em dual channel. Isso significa que eles preferem trabalhar com duas memórias ao invés de uma só. Pode ser que colocar mais um pente de RAM igualzinho ao que tu já tem te dê aquele empurrãozinho no desempenho.

Agora, sobre essa história do EZ system tuning da placa-mãe, esses modos automáticos às vezes mais atrapalham do que ajudam. Se tu se sente confortável, vale a pena dar uma fuçada nas configurações manuais pra ver se consegue tirar mais suco dos teus componentes.

E olha, se mesmo mexendo em tudo isso tu não conseguir o desempenho que esperava, não se acanha de pedir ajuda. Tem muita comunidade de PC gamer por aí cheia de gente que manja dos paranauê e que pode te dar uma luz. E se tu achar que alguma peça tá com defeito, corre atrás da garantia.

No mais, fica tranquilo que, uma hora ou outra, você vai conseguir fazer teu PC voar. Tudo é questão de paciência e de ir ajustando as coisas aos poucos. E não esquece de aproveitar o processo, porque mexer em PC é quase um hobby também, né? Boa sorte aí e tomara que tu consiga botar esses jogos pra rodar do jeito que você quer.

Postado
7 horas atrás, Diego Augusto Domingues disse:

Como o amigo já falou ai acima, também acredito que colocando um outro pente para rodar em dual Channel deve dar uma boa melhorada.

Faltou informar a marca e modelo da fonte de alimentação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...