Ir ao conteúdo

Sobre velocidade sustentada em SSD e recomendação de um

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Eu tenho três HD. Porém, um pifou, um está pifando e o terceiro talvez já esteja próximo. Além disso, tenho um SSD Samsung 850 EVO 500Gb, que utilizo para Windows e jogos. Como os HD estão dando problema, estou querendo adquirir um NVMe. Nas pesquisas, eu encontrei como bom custo-benefício o Kingston NV2. Porém, nesse review informa que ele é péssimo nessa velocidade sustentada. Esse parâmetro é relevante? Tipo, irá mudar algo na velocidade geral após eu gravar 100Gb na memória do SSD? Pergunto porque logo de início eu irei passar o conteúdo dos HD para ele.

Mais abaixo também mostra que esse SSD gasta muita energia, porém, não consegui mensurar se é algo que terá muita influência no uso diário. Vale a pena procurar um SSD que seja melhor nesse parâmetro? Também relata que ele esquenta muito, mas é relevante para uso diário em jogos e armazenamento?

Supondo que esse SSD seja uma boa escolha, eu planejo comprar um de 2Tb, visto que tenho quase 800Gb nos HD. Adicionalmente, é recomendável que eu passe a instalar jogos e Windows nesse NVMe e torne a utilizar o Samsung SATA somente para armazenamento? Ou não haverá diferença significativa em deixar, pelo menos o Windows, no Samsung SATA?

Minha placa-mãe é uma ASUS Prime B350 Plus, o processador é um Ryzen 5 1600 e a placa de vídeo uma GeForce Galax 1060 OC e as memórias são duas DDR4 8Gb 2400MHz. A placa-mãe tem um slot M.2 PCIe 3.0 x4. Pelo que pesquisei, esse SSD funcionará normalmente nela. O uso dele será mais para armazenamento e jogos no geral.

Desculpe se estiver meio confuso e agradeço desde já pela ajuda.

Postado
52 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Esse parâmetro é relevante? Tipo, irá mudar algo na velocidade geral após eu gravar 100Gb na memória do SSD? Pergunto porque logo de início eu irei passar o conteúdo dos HD para ele.

Não é que ele fica lento após 100gb, é que ele fica lento se você fizer uma transferência única de 200gb, ele desacelera após os primeiros 100. Mas depois de terminada a transferência, e após algum tempo para o SSD organizar os dados, ele recupera o desempenho. Ah, e lembrando que esse número é para a versão de 512gb, que você não deve comprar, e que tem características diferentes da de 1TB

Em outras palavras, não, não é relevante.

1 hora atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Mais abaixo também mostra que esse SSD gasta muita energia, porém, não consegui mensurar se é algo que terá muita influência no uso diário. Vale a pena procurar um SSD que seja melhor nesse parâmetro? Também relata que ele esquenta muito, mas é relevante para uso diário em jogos e armazenamento?

"Gasta muita energia" não é bem verdade... em consumo bruto, ele gasta até que pouca. O que é ruim nele é a eficiência, o que meio que não importa.... de qualquer forma, você não compra SSD com base nisso, compra pelo preço e desempenho.

1 hora atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Supondo que esse SSD seja uma boa escolha, eu planejo comprar um de 2Tb, visto que tenho quase 800Gb nos HD. Adicionalmente, é recomendável que eu passe a instalar jogos e Windows nesse NVMe e torne a utilizar o Samsung SATA somente para armazenamento? Ou não haverá diferença significativa em deixar, pelo menos o Windows, no Samsung SATA?

Ué... se você tem um SSD melhor, coloque o máximo que puder nele. Com um SSD desse tamanho, faça uma partição de uns ~150GB para o windows e programas, deixando o resto do espaço para os jogos e outros arquivos. Faça isso que na hora de você reinstalar o sistema operacional, você não precisa se preocupar de ficar movendo coisa de cima para baixo: é só formatar a partição pequena que é sucesso.

Ah, e o outro drive que tem, tente se livrar dele (boa sorte) ou deixe guardado no armário. Só use esse HD se precisar de ainda mais espaço.

Postado

@Imakuni Entendi. Como meu uso não deverá ser intenso, então não haverá problema prático quanto a essa velocidade sustentada ruim.

Quanto a durabilidade, você recomendaria esse SSD?

O SSD Samsung 850 EVO 500Gb é melhor que esse da Kingston NV2 2Tb? Achei que NVMe fosse melhor que SATA. 

E não tem problema criar partição em SSD? Li em algum post daqui do fórum que não era muito bom. O Samsung de 500Gb só tem 150Gb livres. E eu precisarei de mais 800Gb para os arquivos dos HD, por isso o NVMe de 2Tb. Pensei em manter o Windows no Samsung para não precisar particionar o NVMe. Porém, se não houver problema, acho que particionarei mesmo, pois com isso eu posso colocar Windows e jogos no NVMe, além de parte dos arquivos dos HD. 

• Solução
Postado
10 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

Quanto a durabilidade, você recomendaria esse SSD?

Deixe para se preocupar com isso daqui 10 anos.

11 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

O SSD Samsung 850 EVO 500Gb é melhor que esse da Kingston NV2 2Tb? Achei que NVMe fosse melhor que SATA. 

Mas é justamente isso, NVMe é bem melhor que Sata. Coloque tudo no SSD novo e guarde o drive antigo na gaveta.

12 minutos atrás, Igor Nunes Sampaio disse:

E não tem problema criar partição em SSD? Li em algum post daqui do fórum que não era muito bom. O Samsung de 500Gb só tem 150Gb livres. E eu precisarei de mais 800Gb para os arquivos dos HD, por isso o NVMe de 2Tb. Pensei em manter o Windows no Samsung para não precisar particionar o NVMe. Porém, se não houver problema, acho que particionarei mesmo, pois com isso eu posso colocar Windows e jogos no NVMe, além de parte dos arquivos dos HD. 

Não tem problema nenhum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...