Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por conta do gabinete que gostei ser completamente fechado, conforme imagem abaixo, tenho receio de que a refrigeração escolhida possa ser insuficiente. Como só gosto de gabinetes nesse estilo, sem mostrar nada internamente, não encontrei nada parecido com ele.

A construção dele parece bastante robusta e tem alguns acessórios para reduzir o ruído da máquina, pelo que pude ver. Como uns tecidos nas partes laterais, fontral e superior do componente.

Water Cooler Corsair H100X  240MM (superior)
3x ou Ventoinha Corsair AF120 Elite 120mm (2x frontais e 1x posterior)
Gabinete Cooler Master S600, Mid-Tower, com 2 fans preto, MCS-S600-KN5N-S00

image.png

Será que esse water cooler e as 3 ventoinhas (2 delas já vêm no gabinete, mas serão trocadas pela AF120 120mm, pois são melhores) darão conta do recado?

Vou montar um 58X3D e vou pegar uma placa RTX 40xx, só não escolhi o modelo ainda.

Obrigado!

Postado

@dopamineflow O ideal seria retirar o compartimento para HD do gabinete e aí você conseguirá colocar 3 ventoinhas na parte frontal e/ou um radiador de 360mm.

A parte frontal é muito importante porque será a única que vai estar puxando o ar frio de fora neste gabinete, já que não dá pra colocar na parte inferior devido o espaço. 

Como diz o próprio nome do gabinete, a proposta dele é ser algo silencioso e não ter um ótimo fluxo de ar. De qualquer forma, você colocando 3 ventoinhas na frente ventilando e as superiores e traseira fazendo a exaustão, irá trazer um fluxo de ar satisfatório.

Se você procura melhor refrigeração, sugiro procurar gabinetes com painel mesh, que irá possibilitar uma entrada de ar muito maior. Mas, talvez não te agrade pelo design.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Gui GC disse:

@dopamineflow Fica com o fluxo de ar comprometido, já que não tem uma boa entrada frontal de ar.

Você tem alguma indicação do que pode ser feito para melhorar o fluxo de ar?

Postado
1 hora atrás, dopamineflow disse:

Gabinete Cooler Master S600, Mid-Tower, com 2 fans preto, MCS-S600-KN5N-S00

Esse gabinete tem um pessimo Air Flow, melhor evitar ele para não ter dor de cabeça na frente, recomendo que troque pelo Gabinete Gamer Montech Air 903 Max, Mid Tower que é bem superior no quesito Air Flow.

Gabinete Top de linha👇

Gabinete Gamer Lian Li Lancool 216

• Curtir 1
Postado
34 minutos atrás, MauricioBMS disse:

@dopamineflow O ideal seria retirar o compartimento para HD do gabinete e aí você conseguirá colocar 3 ventoinhas na parte frontal e/ou um radiador de 360mm.

A parte frontal é muito importante porque será a única que vai estar puxando o ar frio de fora neste gabinete, já que não dá pra colocar na parte inferior devido o espaço. 

Como diz o próprio nome do gabinete, a proposta dele é ser algo silencioso e não ter um ótimo fluxo de ar. De qualquer forma, você colocando 3 ventoinhas na frente ventilando e as superiores e traseira fazendo a exaustão, irá trazer um fluxo de ar satisfatório.

Se você procura melhor refrigeração, sugiro procurar gabinetes com painel mesh, que irá possibilitar uma entrada de ar muito maior. Mas, talvez não te agrade pelo design.

Retirando o compartimento do HD, é possível colocar 3 ventoinhas tanto de 120mm, quanto de 140mm? Ou só 3 ventoinhas de 120mm? Você não acha que 360mm é um overkill para esse setup AM4 com 5800X3D e 32GB 3600Mhz e uma RTX 40xx? É que eu quero montar o setup de forma inteligente, eu não quero overkill em absolutamente nada. Se 280mm for o suficiente para trabalhar a máquina na temperatura adequada, pra mim está ótimo.

Mas depois dos comentários aqui nesse tópico, andei dando uma olhada no Corsair 4000D Airflow. Mesmo o design não me agradando muito, estou considerando optar por ele, por conta da refrigeração e air flow.

27 minutos atrás, Tiberio disse:

Esse gabinete tem um pessimo Air Flow, melhor evitar ela para não ter dor de cabeça na frente, recomendo que troque pelo Gabinete Gamer Montech Air 903 Max, Mid Towerm que é bem superior no quesito Air Flow.

Não curto marcas desconhecidas. Estou considerando pegar o Corsair 4000D Airflow.

Postado

@dopamineflow Um radiador de 120mm para 240mm tem um resultado muito significativo, mas de 240mm para 360mm nem tanto. Isso fazendo um teste de 15 minutos.

Mas, conforme a temperatura interna do seu gabinete começa a ficar maior, um radiador com mais densidade e área para troca de calor fará uma enorme diferença. 

Eu estou apenas te indicando o melhor cenário possível... você precisa ver o que se encaixa no seu orçamento e se realmente você se importaria com um pouco mais de temperatura ou não. 

Sobre o S600 ele diz ter suporte a 140mm na parte frontal, mas sinceramente se você planeja colocar três ventoinhas na frente, sugiro escolher outro gabinete, pois apesar de parecer possível retirar o compartimento para colocar mais uma ventoinha ou um radiador de 360mm... não parece ter as furações corretas e vai ficar meio gambiarra. O Corsair 4000D seria bem mais prático.

O da Lian Li que o colega mencionou é uma ótima marca e seria uma alternativa muito interessante, sendo na minha opinião melhor que o da Corsair. Com ele, você pode utilizar na parte frontal dois de 140mm ou até mesmo 160mm, mas se quiser também dá pra colocar três de 120mm. 

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, MauricioBMS disse:

@dopamineflow Um radiador de 120mm para 240mm tem um resultado muito significativo, mas de 240mm para 360mm nem tanto. Isso fazendo um teste de 15 minutos.

Mas, conforme a temperatura interna do seu gabinete começa a ficar maior, um radiador com mais densidade e área para troca de calor fará uma enorme diferença. 

Eu estou apenas te indicando o melhor cenário possível... você precisa ver o que se encaixa no seu orçamento e se realmente você se importaria com um pouco mais de temperatura ou não. 

Sobre o S600 ele diz ter suporte a 140mm na parte frontal, mas sinceramente se você planeja colocar três ventoinhas na frente, sugiro escolher outro gabinete, pois apesar de parecer possível retirar o compartimento para colocar mais uma ventoinha ou um radiador de 360mm... não parece ter as furações corretas e vai ficar meio gambiarra. O Corsair 4000D seria bem mais prático.

O da Lian Li que o colega mencionou é uma ótima marca e seria uma alternativa muito interessante, sendo na minha opinião melhor que o da Corsair. Com ele, você pode utilizar na parte frontal dois de 140mm ou até mesmo 160mm, mas se quiser também dá pra colocar três de 120mm. 

Confesso que não conhecia a marca Lian Li, dei uma olhada e não gostei tanto assim, em especial por ser uma marca chinesa. De todo modo, estou considerando pegar essa marca mesmo. Escolhi o gabinete e os water coolers que estão listados abaixo.

Gabinete Lian Li Lancool 216-x Preto

Water Cooler Lian Li, Galahad, RGB, 240mm, Preto - GA-240B BLACK
Water Cooler Lian Li Galahad II Trinity 240mm RGB Preto

Além de estar em dúvida entre o Galahad e Galahad II, também estou em dúvida se é possível usá-los sem as luzes de RGB. Procurei versões sem RGB e não encontrei. Sabe me dizer se é possível ligá-los sem o RGB? Não gosto dessas luzes.

E uma outra dúvida. Sabe me dizer se o gabinete Lian Li e o WC Lian Li terão um melhor resfriamento do que a plataforma Corsair que eu montei usando o Corsair 4000D Airflow? Muito obrigado pela ajuda!

Postado

@dopamineflow A marca Lian Li é antiga e muito respeitada. Acredito hoje ser a maior tanto na produção quanto na qualidade dos seus gabinetes. 

O RGB você pode desativar via o software da Lian Li, e sobre a performance do conjunto, com certeza será equivalente ou melhor que o da Corsair.

O Galahad II pelo que pesquisei tem seu hardware atualizado, onde a bomba faz menos barulho e possui uma performance superior (não sei o quanto). Se você achar o II por um preço condizente, seria bacana pegar.

Postado

O foco do Cooler Master S600 é operação silenciosa, tem material absorvente de ruído por dentro dos painéis.

Logo o airflow fica prejudicado, ma pode usar com a "porta" dianteira aberta, para melhorar a ventilação quando em uso intensivo, como jogos.

É um design antigo, vide que ainda tem suporte para drive ótico que caiu em desuso a tempos.

9384_14_cooler-master-silencio-s600-mid-

10 horas atrás, dopamineflow disse:

Gabinete Gamer Montech Air 903 Max, Mid Tower

Não curto marcas desconhecidas. Estou considerando pegar o Corsair 4000D Airflow.

Montech não é marca desconhecida - só não é muito famosa aqui na "Banan'ias" ; tem review dos gabinetes da marca no Gamer Nexus, KitGuru, TechPowerUp, Hardware Canucks... e outras mídias especializadas, com boas avaliações. São usados pelo Mr. Mat Lee nas suas montagens.  

O Air 903 foi considerado um dos "Best Value" de 2023 pelo Hardware Canucks.

Tem airflow muito bom, removendo o painel frontal a temperatura do CPU baixa apenas dois graus, indicando eficiência do mesh, fica ao nível do mais caro Lian Li Lancool 216 - que se não sentir "dor no bolso" em pagar o que pedem não pense duas vezes, compre um. 😉 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...