Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Só agora que eu notei que essa categoria existia e podia ter feito todas as perguntas aqui, foi mal.

Informações que acho relevante do setup que uso a uns 4 anos.

Atualmente de acordo com o pc-builds em jogos eu tenho 31.7% bottleneck na GPU (1050TI) em 1080p, com a RTX 4060 teria 9.7% bottleneck na CPU em 1080p, em outras atividades (General Task e Processor Intense Task) tem ainda mais GPU bottleneck na GTX 1050TI e CPU bottleneck com a RTX 4060.

Eu gostaria de uma GPU boa que de para usar por uns 5 anos (quanto mais melhor), por isso tava olhando a RTX 4060, mas devo eu focar em adquirir uma mais fraca para não ter tanto bottleneck?

Atualmente de acordo com HWMonitor:

• CPU (com Blizzard T2 cooler que puxa ar da GPU para cima)
  1. Navegando: 1~5% de uso a 50ºC
  2. Jogando: 40~50% de uso a 70ºC
  3. CPU-Z Test: 100% de uso a 80ºC (Porém só testei uns 3 min)
  • GPU
  1. Navegando: 0~5% de uso a 40ºC
  2. Jogando: 95~100% de uso a 70ºC

Se eu adquirir a RTX 4060 não quer dizer que o meu CPU vai pular para 95~100% de uso a mais de 80ºC jogando já que o bottleneck vai ser no processador ao invés da GPU? Vou adquirir um Air Cooler Gammaxx AG400 como foi recomendado aqui para esta na direção correta, espero que não chegue a 80ºC perto de 100% de uso.

Estava também olhando a AMD Radeon RX 7600 XT de 16GB, é um pouco mais cara, mas ainda dentro da minha budge (3200 reais para GPU, Air Cooler e Fonte de 450W ou 600W que me recomendaram), porém pc-builds não tem essa versão específica, mas de acordo com adrenaline as specs são praticamente a mesmas que a RX 7600 so que com 16GB, então testei usando a RX 7600 e deu 0% bottleneck.

Pode ser que eu não sobre muito espaço no meu Gabinete (Sharkoon S1000, não uso painel frontal) para Air flow e cabos com uma GPU com 3 fans, isso também seria um problema?

---

Ambas GPU são PCI-E 4.0 e minha Placa-mãe pelo jeito é PCIe 3.0? Não vejo nada de PCI-E 4.0, gostaria de saber se vai ter algum problema com isso? Ou vai ser um pouco menos eficaz?

Lá também diz que o SO é Windows 7 ou 10, porém eu uso o W11 sem problema, se for menos eficaz nessa placa-mãe eu honestamente não percebo.

Postado

Tirando tudo que a gente já disse no seu outro tópico, o que ficou faltando é:

1. Jogue fora o HWMonitor, ele não presta. Use o HWInfo64, esse sim é confiável.
  2. Não compre mais RAM, não invista em tecnologia morta sem necessidade. 16gb é suficiente.
  3. Pegue a 3070, como eu falei. Acabei esquecendo de responder, mas aqui.
  4. Ignore esses sites de bottleneck calculator da vida. Não existe isso.
  5. O AG400 é um bom cooler sim, mas eu sou partidário de já ir num WC de 240mm direto se o seu gabinete suporta... o fabricante diz que sim.
  6. PCIE não importa no seu caso.
  7. Use o Windows 11, pode ficar tranquilo.

• Curtir 2
Postado
59 minutos atrás, Imakuni disse:

Tirando tudo que a gente já disse no seu outro tópico, o que ficou faltando é:

1. Jogue fora o HWMonitor, ele não presta. Use o HWInfo64, esse sim é confiável.
  2. Não compre mais RAM, não invista em tecnologia morta sem necessidade. 16gb é suficiente.
  3. Pegue a 3070, como eu falei. Acabei esquecendo de responder, mas aqui.
  4. Ignore esses sites de bottleneck calculator da vida. Não existe isso.
  5. O AG400 é um bom cooler sim, mas eu sou partidário de já ir num WC de 240mm direto se o seu gabinete suporta... o fabricante diz que sim.
  6. PCIE não importa no seu caso.
  7. Use o Windows 11, pode ficar tranquilo.

No HWInfo64 a temperatura está praticamente a mesma do que o HWMonitor navegando, quando eu jogar mais tarde eu testo de novo.

O mercado livro não é venda de peça re-usada? Por algum motivo eu nunca fui de confiar no Mercado Livre.

Sobre WC, teria alguma recomendação? quero um cooler que eu não precisaria trocar mais, temo se eu pegar um WC mais barato a bomba vai estragar daqui uns anos, também não é necessário trocar o fluído depois de um tempo?

Postado
1 minuto atrás, Kinos disse:

No HWInfo64 a temperatura está praticamente a mesma do que o HWMonitor navegando, quando eu jogar mais tarde eu testo de novo.

Se ele estiver funcionando, não tem problema...

....de novo, SE ele estiver funcionando. Não é problema de precisão, é de que às vezes ele faz a leitura errada.

2 minutos atrás, Kinos disse:

O mercado livro não é venda de peça re-usada? Por algum motivo eu nunca fui de confiar no Mercado Livre.

Na verdade tem os dois, tanto novo quanto usado. Mas no caso aqui, a recomendação era pegar usado mesmo, não vale a pena pegar placa nova se você puder evitar. É muita diferença.

3 minutos atrás, Kinos disse:

Sobre WC, teria alguma recomendação? quero um cooler que eu não precisaria trocar mais, temo se eu pegar um WC mais barato a bomba vai estragar daqui uns anos, também não é necessário trocar o fluído depois de um tempo?

Não precisa ficar trocando fluido com um AIO desses. Sobre a bomba estragar, talvez aconteça em uns 4~5 anos, ou mais. Ou menos. Mas mesmo assim, vale a pena, o desempenho e praticidade na manutenção compensam as desvantagens.

Aqui, aproveite a promo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...