Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, atualmente meu pai tem um PC com as seguintes especificações:

placa-mãe ASRock A320M-HD

Ryzen 3 2200G

16 GB RAM 2400 MHz (2x8GB)

Fonte Corsair VS 450W

Ele utiliza somente para trabalho (office, memu etc) e ver vídeos no youtube.

Estou pensando em dar um up nessa máquina por já estar com seus 4 anos e sinto que em algumas tarefas já tem uma certa lentidão. Outro ponto que quando comprei essa placa-mãe, não sabia que iria me arrepender rs. Simplesmente não posso mais atualizar a BIOS dela, porque nas versões superiores, eles colocaram um aviso que pararia de aceitar o processador.

Então tava pensando em ir para uma placa-mãe da MSI A520M-A Pro (mais barata que encontrei) e o processador um Ryzen 5 4600G, pois não queria gastar muito mais de 1000 reais. E tenho dois pentes de 8GB de 3000 MHz que irei substituir estes pentes de RAM.

A dúvida que fico é se é interessante essa mudança ou seria melhor juntar um pouco mais de grana e partir para o AM5? Indicam alguma configuração?

Postado

@Rafael Rovay acredito que agora, voce poderia comprar uma placa de Vídeo, rx6600 ou parecida, e comprar um r5 3000 usado. depois trocar placa-mãe, com isso economiza uma grana, e ainda terá um belicimo desempenho. depois troca de plataforma. comprar DDR5, placa, processador e possivelmente cooler não é algo barato (pensando em jogos)

só para trabalho, troque primeiro os modulos de memória (pode ser qualquer um com mais de 3000mhz), com isso melhora muito o desempenho médio do pc, em quais tarefas o pc engasga?

• Curtir 1
Postado

@Rafael Rovay se seu pai não for jogar rx 6600 é desperdício de dinheiro. Ela é uma placa p jogos, se ele só vê videos no YT um 4600g e sua vega 7 está maravilhoso. O Pc usa HD ou SSD? Talvez só o upgrade nisso ajude bastante. Am5 pra uso leve também n vale a pena, continue no am4. Pra ter uma ideia uso uma. Cpu de 12 anos atrás, 8gb ram e SSD sara e é super veloz

Postado
1 hora atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

@Rafael Rovay acredito que agora, voce poderia comprar uma placa de Vídeo, rx6600 ou parecida, e comprar um r5 3000 usado. depois trocar placa-mãe, com isso economiza uma grana, e ainda terá um belicimo desempenho. depois troca de plataforma. comprar DDR5, placa, processador e possivelmente cooler não é algo barato (pensando em jogos)

só para trabalho, troque primeiro os modulos de memória (pode ser qualquer um com mais de 3000mhz), com isso melhora muito o desempenho médio do pc, em quais tarefas o pc engasga?

@Pedro Vinicius G. C. Olá. Obrigado pelos comentários. Prefiro usar um processador com gráficos integrados, pois não é utilizado para jogos.

2 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@Rafael Rovay se seu pai não for jogar rx 6600 é desperdício de dinheiro. Ela é uma placa p jogos, se ele só vê videos no YT um 4600g e sua vega 7 está maravilhoso. O Pc usa HD ou SSD? Talvez só o upgrade nisso ajude bastante. Am5 pra uso leve também n vale a pena, continue no am4. Pra ter uma ideia uso uma. Cpu de 12 anos atrás, 8gb ram e SSD sara e é super veloz

@RonaldoXbox Sim, concordo. O PC tem um SSD Sata se não estou enganado. Pensei nesse up por conta do processador (Ryzen 3 2200G) não ser compatível também com o windows 11. E imaginei que AM5 ainda seja desperdício para esse uso. Obrigado

Postado
3 horas atrás, Rafael Rovay disse:

@RonaldoXboxBeleza, obrigado. Com relação a placa-mãe MSI A520M-A Pro, creio que seja interessante também ou não?

Besteira trocar a placa-mãe de um computador que é usado apenas para Office, internet, etc. Vai ganhar zero desempenho com essa troca.

Como ja mencionado antes, troque apenas o processador por um Ryzen 3600 e uma placa de Vídeo, ou então pode colocar o 4600g que já possui Vídeo integrado, só não esqueça de ver qual a BIOS compatível com esse processador.

Em relação as memórias, para o tipo de trabalho que será feito nesse computador tambem acho que seria jogar dinheiro fora trocar as memórias por outras de maior frequência...

Obs: pelo que li no site da sua placa-mãe, os únicos processadores que perdem o suporte após a atualização da BIOS para as ultimas versões são os Bristol Ridge(Athlon), enquanto o seu 2200g que é Raven Ridge mantem o suporte.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, gutopereira disse:

Besteira trocar a placa-mãe de um computador que é usado apenas para Office, internet, etc. Vai ganhar zero desempenho com essa troca.

Como ja mencionado antes, troque apenas o processador por um Ryzen 3600 e uma placa de Vídeo, ou então pode colocar o 4600g que já possui Vídeo integrado, só não esqueça de ver qual a BIOS compatível com esse processador.

Em relação as memórias, para o tipo de trabalho que será feito nesse computador tambem acho que seria jogar dinheiro fora trocar as memórias por outras de maior frequência...

Obs: pelo que li no site da sua placa-mãe, os únicos processadores que perdem o suporte após a atualização da BIOS para as ultimas versões são os Bristol Ridge(Athlon), enquanto o seu 2200g que é Raven Ridge mantem o suporte.

@gutopereira As últimas atualizações da BIOS, sim só os Athlon, mas se ver as anteriores é recomendado não atualizar. Então não sei se essas atualizações foram carregadas juntas. Mesmo assim muito obrigado pela ajuda e opiniões.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!