Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi galera tudo bem? O título já resume o que quero. Estou em dúvida de qual placa-mãe escolher, minha opções atualmente são a ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II e a MSI B450M PRO-VDH MAX, sei que em teoria a b450m suporta overclock mas não o pretendo fazer.Da pra eu pegar uma a320 bem baratinha na Pichau? Não de marcas chinelonas como maxsun e biostar q já sei do histórico dela.Já me disseram que há perda de performance da b450m pra a520m mas não entendi já que as duas são pcie 3.0. sei que na tuf há maior qualidade e vi o vídeo do guigagames ele disse que as temperaturas do vrm estavam baixíssimas. Em questão de durabilidade ( em questão de  usar até estragar) qual é melhor?

Agradeço pela atenção 

Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

... me disseram que há perda de performance da b450m pra a520m mas não entendi já que as duas são pcie 3.0. 

O chipset em si não da mais ou menos desempenho - já vi teste em que A320 da ASUS deu marginalmente mais pontos no Cinebench do que B550 da ASUS; que H510M da ASRock deu mais do que B560M da Gigabyte...depende da construção da placa como um todo, principalmente do circuito VRM. 

A o fato de que as B450 são projetos mais antigos, com componentes também antigos. No papel era para o Ryzen 3600 - PCI 4.0; dar mais desempenho quem o Ryzen 5500 - PCI 3.0;  mas na prática é o contrário, ao longo dos anos os processos construtivos foram aperfeiçoados, o que favoreceu o 5500. 

"Aim, mas não faz overclock". Bom, naquela série de testes do Guiga Games a Gigabyte B450M Gaming quase "derreteu" o VRM quando fez overclock no Ryzen 5700X, desligou quando tentou rodar o 5800X3 - CPU que a "peladinha" MSI A520M-A PRO da MSI suportou; claro, pode ser que a Gigabyte B450M Gaming que ele pegou veio com defeito de fábrica.

O VRM da MSI B450M PRO-VDH MAX esquenta muito com o Ryzen 5700X em overclock e com o 5800X3D.

Já o VRM da ASUS TUF A520M permite usar até Ryzen 5900X

Mas para o Ryzen 5500 compre a que for mais barata, por exemplo a MSI A520M-A PRO é R$ 320,00. Inclusive, se o uso do PC for games pode usar nela o 5700X, 5700X3D como upgrade.

Postado

Para o uso do Ryzen 5500 como descreveu a MSI A520M-A PRO atenderá tão bem quanto a TUF A520, custando menos. A MSI tem 3 anos de garantia, a ASUS 1 ano.

Porém, note que a ASUS TUF A520M Plus tem firulas a mais, como circuito de audio melhor, botão Flash BIOS (que pode precisar para o 5500), um conector de fan auxiliar a mais, conectores de LED "frufru", coisas que se quiser na MSI A520M PRO terá que gastar com com cabo splitter, controladora de LED externa.

• - 1x Conector 4 pinos CPU Fan header
  • - 2x Conectores de ventilador do chassi de 4 pinos
  • - 2x Headers endereçável AURA Gen 2
  • - 2x Headers AURA RGB

Leve em consideração estes detalhes, melhor "custo beneficio" não é o que custa mais barato, é o que entrega mais - do que precisa; pelo menor valor.

A durabilidade maior ou menor não é fator relevante, pois na prática as placas e os CPUs instalados vão ficar obsoletos antes de pifar por esgotar a vida útil dos componentes, excluindo defeitos.

• Curtir 2
Postado

@1lokosE essa duex? Ela é boa? Aliás as a520 precisam de atualização de BIOS? Achei que não precisavam. Não entendi seu comentario do parágrafo final o que quis dizer? Acho que vou com  essa placa-mãe que recomendou

Postado

Não, Duex é "white label /OEM" - placa de fabricante Chinês desconhecido, que as distribuidoras encomendam em lotes com a sua etiqueta.

Quanto ao BIOS depende do que vier na placa, o Ryzen 5500 é de Janeiro de 2022, portando já "idoso"; mas.

O que quiz dizer é que salvo caso de defeito, vicio de fabricação as placa-mãe e CPU duram mais do que são uteis.

Por exemplo, encontra placa-mãe e CPU de 2012 funcionando bem, mas quem quer usar estas velharias em 2024?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!