Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei essa build com dicas de outros usuários aqui do fórum e gostaria de saber se vocês alterariam alguma coisa nela, para melhor performance ou economia de dinheiro.

Memória Corsair Vengeance para AMD, 32GB (2x16GB), 5200MHz, DDR5, C40, Preto - CMK32GX5M2B5200Z40

Placa de Vídeo RTX 4070 Ti ASUS TUF Gaming NVIDIA GeForce, 12 GB GDDR6X, ARGB, DLSS, Ray Tracing - TUF-RTX4070TI-12G-GAMING

Processador AMD Ryzen 5 7600X, 5.3GHz, Cache 38MB, AM5, Radeon Graphics - 100-100000593WOF

Fonte SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, Com Conector PCIe 5.0, PFC Ativo, SF-G850M

SSD 1TB Kingston KC3000, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 7000MB/s e Gravação: 6000MB/s - SKC3000S/1024G

Postado

Você pode deixar de investir mau trocando essa fonte aí por uma XPG Core Reactor. A SuperFrame é uma marca até decente para produtos de entrada/intermediários, mas não confio nela para produtos high-end. Além disso, uma fonte desse nível com apenas 5 anos de garantia? A XPG Core Reactor oferece 10 anos.

O 7600X também é uma compra ruim, o 7600 (sem "X") oferece o mesmo nível de desempenho custando um pouco menos e esquentando MUITO menos. Quase todos os processadores Ryzen 7000 sofrem com excesso de aquecimento em stock (pode ser resolvido fazendo ajustes manuais na BIOS), mas esses problemas foram resolvidos com o 7600 e 7700X (EDIT: também nos modelos "X3D").

Na sua configuração está faltando citar o modelo da placa-mãe que escolheu, modelo do cooler, do gabinete e o monitor que vai usar, fora o valor total que está pagando nessa brincadeira toda.

Postado

@GuilhermeGB Opa, obrigado por responder ao meu post! Segue abaixo as peças que deixei de colocar no post:

Gabinete Gamer Montech 903 Base (R$ 340)

Cooler AG400 (R$ 150)

placa-mãe Gigabyte B650M S2H

Pretendo gastar mais ou menos de nove a dez mil reais.

Postado
1 hora atrás, feroldi_gabriel disse:

placa-mãe Gigabyte B650M S2H

Se você está pegando essa placa-mãe por causa de preço, é bom pensar se vale a pena investir R$900 numa placa capada como essa. Até porque com R$1.000 você pega essa MSI que é mais completa, com 4 slots pra RAM, dissipador no VRM (que faz bastante diferença), dois slots para SSD M.2, até mesmo em questão de estabilidade e interface de BIOS, a MSI é superior à Gigabyte, são muitas vantagens.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-pro-b650m-p-DDR5-socket-amd-am5-m-atx-chipset-amd-b650-911-7e27-001

O gabinete e o cooler estão OK, principalmente se você optar pelo 7600 no lugar do 7600X. O seu monitor será 1440p ou 4K?

Postado

@GuilhermeGB Poxa, tô de boca aberta aqui com essas suas observações 😅, eu peguei estas pois me foram recomendadas em outro post que fiz. O monitor inicialmente será 1440p, depois irei fazer um upgrade para 4K futuramente.

Tá ok, então eu pego o Ryzen 5 7600 no lugar do 7600x e essa placa-mãe que você me recomendou? De resto tá tudo ok? Obrigado pela atenção amigo 🤝

Postado
10 minutos atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB Poxa, tô de boca aberta aqui com essas suas observações 😅, eu peguei estas pois me foram recomendadas em outro post que fiz. O monitor inicialmente será 1440p, depois irei fazer um upgrade para 4K futuramente.

Tá ok, então eu pego o Ryzen 5 7600 no lugar do 7600x e essa placa-mãe que você me recomendou? De resto tá tudo ok? Obrigado pela atenção amigo 🤝

Lembre-se do que falei sobre a fonte lá no começo também, a fonte confiável é vital para manter o PC funcionando e fora de risco.

https://www.pichau.com.br/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-full-modular-preto-corereactor750g-bkcbr

A resolução 1440p é mais adequada para a RTX 4070 Ti a médio/longo prazo, principalmente por causa da memória limitada de 12GB. Lembrei também da RTX 4070 Super que tem um desempenho bem próximo da RTX 4070 Ti custando por volta de R$700 a menos, é uma opção caso queira economizar.

• Obrigado 1
Postado
7 minutos atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB 750w consegue levar toda a build?

O consumo total de uma RTX 4070 Ti não chega nem a 300W enquanto jogando, se o restante do sistema não vai nem chegar perto de consumir 200W (na verdade 150W já seria muita coisa). É só fazer os cálculos, 750W sobra com bastante folga.

Teste de consumo da RTX 4070 Ti:

power-gaming.png

• Obrigado 1
Postado
53 minutos atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB uma dúvida amigo, caso eu troque o Ryzen pelo i5 13600k seria nescessario a alteração da placa-mãe ou fonte?

Placa-mãe e cooler, são processadores do soquetes totalmente diferentes e o AG400 não dá conta desse CPU, ele é um torradeira. Para ele water cooler é quase obrigatório, ou se não aqueles air coolers high-end, mesmo assim é comum ele trabalhar com altas temperaturas.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB tens alguma recomendação de placa-mãe? Entendo muito pouco e ao tentar pesquisar por conta própria fiquei mais confuso ainda kk.

Desulpa, acabei esquecendo de te dar uma resposta. Você pretende continuar com DDR5 ou vai economizar um pouco com DDR4?

Postado
4 minutos atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB Quero investir agora pra não ter que fazer upgrades no futuro, se a diferença não for muito grande no preço prefiro pegar o que é melhor.

Não será bem um investimento, porque você não vai conseguir reaproveitar nada do que você comprar agora. Quando for fazer upgrade novamente, essas RAMs DDR5 agora do começo da era DDR5 estrão completamente defasadas. Fora que a plataforma AM5 da AMD ainda terá longos anos de vida útil, pelo menos mais umas 3 gerações de CPU ela ainda vai ter, enquanto a plataforma LGA 1700 da Intel já está nos seus últimos meses de vida, no fim do ano a 15ª geração já chega com novo soquete, exigindo uma placa-mãe completamente diferente. Ou seja, "investir" em Intel vai ser o pior investimento que você vai fazer.

Para placa-mãe na mesma faixa de preço daquela AMD (R$900), tem esses dois modelos da ASRock, versão DDR4 e versão DDR5. O preço da placa-mãe em si é praticamente o mesmo, a economia fica nas memórias.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/27299/placa-mãe-ASRock-b760m-pg-lightningd4-chipset-b760-intel-LGA-1700-matx-DDR4-90-mxbly0-a0uayz (DDR4)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/27297/placa-mãe-ASRock-b760m-pg-lightning-chipset-b760-intel-LGA-1700-matx-DDR5-90-mxbm20-a0uayz (DDR5)

Kit de 2x16GB 3600MHz (R$520):

https://www.terabyteshop.com.br/produto/27765/memória-DDR4-corsair-vengeance-lpx-32gb-2x16gb-3600mhz-cmk32gx4m2z3600c18

Os kits de memória DDR5 você já deve estar por dentro dos preços. Lembrando que se você investir em RAM DDR5 de "baixa frequência" (abaixo de 6000MHz), o resultado prático não será muito longe do que seria com DDR4 3600MHz.

Postado

Eu estava na dúvida entre Intel e AMD Tb. Acabei indo de Ryzen por esquentar menos, consumir menos e pela longevidade da plataforma. 

Se for de DDR5 eu tentaria pegar uma 6000mhz com o menor CL possível. 

Sobre monitor, se tem intenção de pegar 4k,faz um esforço e já pega 4k. Vai economizar no final ao invés de pegar um 1440p antes pra depois trocar pra 4k.

Boa sorte ae! 

Postado
12 minutos atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB @GuilhermeGB Cara, minha mente tá numa neblina do ***** kkkj. Vou rebobinar a fita, acho que vou ficar com a build original com o Ryzen 5 7600 e aquela placa-mãe lá. Sobre a memória vi aqui que é 5200mhz, 6000 não mudaria muita coisa então?

Realmente, como o colega acima disse, a latência (CL) faz uma grande diferença também, eu tinha me esquecido de mencionar esse detalhe. Como ainda estamos no início das memórias DDR5, as memórias mais em conta que você acha são latências mais altas, e memórias de menor latência são muito caras.

A questão é tentar achar um bom equilíbrio e não comprar uma memória tão ruim, daqui alguns anos as memórias vão baratear bem mais, e quando você fizer upgrade para um próximo processador, você poderá tentar pegar memórias melhores também. Para acabar não pagando preços muitos astronômicos em um kit 2x16GB, o melhor equilíbrio que consegui encontrar foi esse kit de 5600MHz CL36:

https://www.kabum.com.br/produto/286797/memória-corsair-vengeance-32gb-2x16gb-5600mhz-DDR5-cl36-preto-cmk32gx5m2b5600c36

Tem até a opção de pegar ela Open Box (produto devolvido dentro de 7 dias) pangando mais barato.

Você precisa tomar cuidado porque por aí tem vários kits até mais caros que esse que fornecem latências até mais altas, tipo CL38, CL40, etc. CL36 ainda é uma latência um pouco alta para essa frequência, mas é o que dá pra conseguir no momento sem pagar muito.

Depois dela eu só indico esse pente (você compraria dois, no caso) de 6000MHz também CL36, só que você gastaria uns R$200 a mais no conjunto:

https://www.kabum.com.br/produto/448305/memória-kingston-fury-beast-RGB-16gb-6000mhz-DDR5-cl36-branco-kf560c36bwea-16

Existem outros kits já fechados de 2x16GB 6000MHz na mesma faixa de preço, mas eles são CL40, então não valem tanto a pena quanto pegar duas dessas memórias acima.

OBS: Na descrição do anúncio dá a entender que ela é CL40, mas o site da Kingston confirme que é CL36:

https://www.kingstonstore.com.br/products/kf560c36bwea-16

Postado
2 minutos atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB To um pouco confuso, então minha melhor opção é pegar duas dessa última memória que citou? E é compatível com essa placa aqui 

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-pro-b650m-p-DDR5-socket-amd-am5-m-atx-chipset-amd-b650-911-7e27-001

Não fique confuso, qualquer RAM DDR5 funcionaria no conjunto de processador e placa-mãe que você está pegando, só que você tem que observar bem as especificações das memória para acabar não pagando muito caro num produto inferior. Isso é normal, o mercado é cheio de opções de memória, nem sempre a mais cara é melhor, tem que saber escolher. No caso eu te dei uma opção mais barata de 5600MHz CL38 e outra mais cara de 6000MHz CL38, apesar da opção mais cara ser de fato melhor e ter iluminação RGB (uma vantagem para algumas pessoas), se fosse meu caso acho que eu acabaria ficando com a mais barata.

• Obrigado 1
  • Gabriel Torres alterou o título para Build com Ryzen 57600X e GeForce RTX 4070TI
Postado

@GuilhermeGB Amigo, peço desculpas por fazer você correr em círculos tentando me ajudar. Eu acabei optando por ficar com uma RTX 4060 e um Ryzen 5 5600, você teria uma dica de placa-mãe e fonte que estejam “no precinho”? Acabou que meu orçamento diminuiu um pouco, se puder me recomendar uma que possa sustentar upgrades futuros de placa de vídeo e processador agradeço, talvez possa pegar outro processador se tiver alguma dica, mas que esteja abaixo de 1200, de preferência ali pelos 1000 reais.

Postado
32 minutos atrás, feroldi_gabriel disse:

@GuilhermeGB Amigo, peço desculpas por fazer você correr em círculos tentando me ajudar. Eu acabei optando por ficar com uma RTX 4060 e um Ryzen 5 5600, você teria uma dica de placa-mãe e fonte que estejam “no precinho”? Acabou que meu orçamento diminuiu um pouco, se puder me recomendar uma que possa sustentar upgrades futuros de placa de vídeo e processador agradeço, talvez possa pegar outro processador se tiver alguma dica, mas que esteja abaixo de 1200, de preferência ali pelos 1000 reais.

Sim, claro. O melhor custo-benefício para AM4 é a MSI B550M PRO-VDH Max WiFi vendida na casa dos R$700.

Terabyte (R$700): https://www.terabyteshop.com.br/produto/22572/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

Pichau (R$700): https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550-b550m-pro-vdh-wifi

Kabum (R$730): https://www.kabum.com.br/produto/114338/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-amd-am4-matx

Depois do Ryzen 5 5600 o único processador que recomendaria pra pegar agora seria o Ryzen 7 5700X ou o 5700X3D. Mas você pode ficar com o 5600 agora e no futuro pega um 5700X3D ou 5800X3D com bom preço, o cache 3D deles vai dar um pequeno boost nos jogos, fora a maior quantidade de núcleos.

Review da placa-mãe:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!