Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um Intel Core i5 4590 com HD, SSD, GPU RX 580, CPU cooler RGB, 4 fan de 120mm no gabinete e uma fonte de 600w. Na sexta-feira passada, 05/04, chegou meu teclado novo. Um Fortrek Holt RGB. Depois desse dia, misteriosamente meu pc passou a apresentar exatamente o que eu coloquei no título desta postagem. Não é sempre que isso acontece,. Mas está bem frequente. A placa-mãe é uma ASUS Gamming Z 97-A e a fonte alimentadora é uma Aerocool KCAS 600w com selo "80 Plus Bronze" . Fonte comprada em dezembro de 23. Tudo vinha funcionando bem até então.

Há algum tempinho vinha querendo trocar meu teclado por um Fortrek Holt. Dai, semana passada, achei ele no Mercado Livre por um preço excelente. Como meu aniversário foi ontem (09), me dei este presente. Não me arrependi pois o teclado é ótimo. Como uso muito para escrever textos, achei ele super confortável e macio. Suas teclas altas e firmes ao pressioná-las me dão conforto ao digitar textos, ainda mais longos. O meu mouse já era um muito bom da H´Maston RGB com muitas funções e alta DPI. Então esteticamente agora tudo combina, pois teclado e mouse são em "metal" cinza com preto.

Ocorre que, desde então, meu computador passou a ter dificuldades para ligar. As vezes ele até "liga", as fan RGB acendem, os LEDs indicativos da placa-mãe acendem. Mas geralmente tanto o teclado quanto o mouse sequer acendem, não da vídeo não inicializa os discos. Os LEDs da placa e do gabinete ficam acesos como se a máquina tivesse travada. Mas tem momentos que a máquina liga, teclado e mouse acendem, carrega o sistema (ouço o som de inicialização), Mas não dá vídeo.

O que eu já fiz até o momento:

• Desliguei as fan e demais periféricos, exceto vídeo: ora subia, dava vídeo, ora não acontecia nada.
  • Retirei a placa de vídeo limpei tudo, pincel / borracha: ora da vídeo, ora nada.
  • Liguei tudo novamente o PC funcionou como se não tivesse havido nada
  • Usei o PC por um tempo, desliguei, encerrei meu expediente e tudo ok.
  • Fui ligar hoje pela manhã e foi aquela via cruzes pra subir
  • Fiz uma verificação visual e tátil para ver se encontrava algo fora do normal, tipo capacitor ruim, componente aquecendo demasiadamente, Não encontrei nada aparente.

Sempre apresentando sintomas parecidos e nada. Uma coisa que tenho observado é que, mesmo não constando mensagem no Adrenalin, ele andou resetando a curva das fan da placa. Foi eu colocar a curva da ventilação no padrão que eu gosto, dai mandei desligar o computador pra ter a certeza de que gravou as configurações que fiz. Pronto deu B.O. de novo. Só que desta vez aconteceu o seguinte, chegou a ligar, sem dar vídeo, carregou o Windows e travou. Aumentou-se consideravelmente o barulho da fan da GPU e depois diminuiu. Não sinto cheiro de nada que lembre coisa queimada ou queimando, aquecendo. 

Qual são os palpites dos demais a respeito do que possa estar ocorrendo aqui?

Postado
1 hora atrás, lieggio disse:

fonte alimentadora é uma Aerocool KCAS 600w com selo "80 Plus Bronze"

Já alertei pra você se livrar dessa fonte antes que estragasse sua placa de vídeo, parece que agora já é tarde…

Postado

@Tiberio estava tudo funcionando muito bem até eu trocar o teclado. Coincidentemente foi isso. A Fonte não tenho como comprar uma melhor. Infelizmente. Qualquer fonte decente custa mais de 400 reais e eu não disponho disso. Usada pode ser meio que roleta russa e também não será um valor bom o suficiente pelo risco. Enfim eu vou parar esse PC até pintar novos clientes e/ou serviços onde irei embutir no valor do mesmo uma boa fonte de 600w real de marca boa, Recomendada pelos Tech Lab da vida. Enquanto meu canal segue sem monetização e novos clientes não aparecem vou seguir usando meu notebook. Pro básico ele dá. Eu só queria entender o que poderia está causando isso que estou passando. Pois a máquina ligou depois de muita insistência e está funcionando desde então, ou seja o dia todo praticamente. Mas tudo indica ser fonte mesmo. Apesar que fiz os testes no multímetro e ela está marcando as potências certas. Enfim... É a fonte não é o verdadeiro custo-benefício.  Quando comprei ela tinha produto para entregar e assim receber. Cumpriu a este propósito. No mais o restante foi "lucro". Agora é ver uma fonte decente.

Mas é isso gente, fica a experiência e a vivência.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!