Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700XD para Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Quero fazer um upgrade no meu processador, segue meu setup: 

-Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4

-AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz

-Placa de Vídeo RTX 3050 XLR8 Gaming Revel Epic-X PNY GeForce, 8GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing

-SSD Lexar NS100, 256GB, SATA, Leitura 520MB/s - LNS100-256RB

-Memória XPG Gammix D20, 32GB (2x16GB), 3200MHz, DDR4, C

Me indicaram a Ryzen 7 5700XD, que seria um dos melhores para AM4, mas a dúvida é se realmente essa placa aguenta ou se esquentaria muito. Outra sugestão que me fizeram, é de ver um bom cooler para comprar junto, já que uso o cooler que veio com esse processador que tenho. Alguma sugestão?

Desde já, agradeço pela ajuda!

Postado

Obrigado pela resposta!

E com relação a cooler? Eu vi que esse processador esquenta bastante. Teria alguma indicação?

Postado

@Laureon o cache L3 faz o 5700X3D esquentar mais que um 5700X normal, só que ele esquenta bem menos que um 5800X3D. Está disposto a pagar quanto num cooler? Acredito que um cooler razoável, como um Gammaxx AK400, seja suficiente para mantê-lo em temperaturas seguras. Investir mais pesado em cooler poderia reduzir alguns graus.

Postado

@GuilhermeGB entendi! 

Acredito que uma faixa de preço de 300-500 reais estaria ok para um cooler!

E com relação ao 5800X3D? Essa placa aguentaria ele? Existe uma grande diferença entre esses dois processadores para o meu setup? Pois pelo que vi, a diferença de preço é grande. Mas prefiro investir num bom processador e aproveitar ao máximo essa placa antes de troca-la no futuro.

No caso, gosto de fazer lives e as vezes uso modelo 3d (vtuber) que acaba pesando um pouco.

Postado

@Laureon 5800X3D é mau investimento, oferece 4% mais desempenho que o 5700X3D custando R$500~600 a mais (35% a mais), incompensável.

Com o orçamento que você tem, tem margem pra pegar um Gammaxx AK620, vai reduzir talvez uns 5ºC em relação ao AK400 em operação normal (não é grande coisa).

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20563/cooler-para-processador-deepcool-ak620-120mm-intel-amd-r-ak620-bknnmt-g

Pessoalmente eu sou mais favorável a air cooler, a vantagem de um air cooler é que praticamente não precisa de manutenção. Talvez depois de 10 anos de uso a ventoinha dele precisará se trocada, mas fora isso não tem nada que possa dar defeito. Diferente de um water cooler que está sujeito a vazamento, problemas na bomba, nas mangueiras, coisas do tipo. E isso pode acontecer com poucos anos de uso (se for um WC baratinho, pode acontecer com meses).

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB nossa, muito obrigado pela resposta! Foi bastante esclarecedor. Realmente, depois de ver sua resposta e pesquisar um pouco, não compensa a grande diferença de preço.

Eu pensei mesmo em watercooler, mas o risco de vazamento e a manutenção que você colocou em vista, me fez pensar duas vezes! 

Dei uma olhadinha nos coolers que me indicou e cabem sim no meu orçamento!

Você teria alguma opinião pelo 5700X? Eu vi que é um pouco mais barato que o 3D, mas não sei se compensa a diferença em performance.

Novamente, obrigado pelas dicas!

• Solução
Postado

@Laureon Fico feliz em ser útil.

A médio e longo prazo vale mais a pena investir no X3D. Apesar de ter a mesma diferença de preço do 5700X para o 5700X3D, assim como tem do 5700X3D para o 5800X3D, a diferença de desempenho em jogos por causa do cache L3 maior é bem significativa. A média de ganho é na casa dos 20%, mas em casos especiais pode chegar a 30%.

No gráfico abaixo você vê uma média feita em 10 jogos selecionados pelo site (pode ver no link original abaixo). O 5700X conseguiu 111 FPS de média, o 5800X 112 FPS de média, o 5700X3D 132 FPS de média e o 5800X3D 138 FPS de média.

Average-p.webp

Fonte: https://www.techspot.com/review/2801-amd-Ryzen-5700x3d/

Ressaltando que esse tipo de ganho acontece somente em jogos, programas normais não se beneficiam desse aumento de cache. Na verdade, para conseguir colocar essa maior quantidade de cache sem causar muitos problemas, a AMD teve que diminuir um pouco os clocks do processador, o que faz com que eles fiquem até um pouco mais lentos que as versões "normais" em outros tipos de tarefas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!