Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Pessoal!

Esses dias estava jogando CS e tive umas quedas que fps que duraram alguns segundos. Ao que parece foi causado pela temperatura, que estava em 85°.

Após isso comecei a verificar, e fazendo o bench e stress pelo cpuz, tive uma pontuação de 5100, com o processador tendo picos de 1.45V e com frequências de 3750MHz em média. Atingindo facilmente os 84º.

Passei então a ver opções como undervolt e PBO. Com o PBO ativado, em modo automático e manual, não consegui uma relação boa entre desempenho/temperatura.

Parti então para o undervolt manual, onde com uma configuração de 4.200MHz e com 1.185V consegui resultados melhores no cpuz, de 5550, temperaturas em média 70°. 

Minha dúvida é, é seguro usar o undervolt dessa maneira? Minha placa-mãe não tem opção de off set na tensão. Somente consigo colocar a tensão e clocks fixos. No PBO não a opção de curva igual nos Ryzen 5000.

Lembrando que o clock base é 3.600MHz e boost de 4.400MHz.

Postado
1 hora atrás, Miller Rezende disse:

Esses dias estava jogando CS e tive umas quedas que fps que duraram alguns segundos. Ao que parece foi causado pela temperatura, que estava em 85°.

Uma temperatura dessas ainda não seria suficiente para causar perda de desempenho por throtling.

1 hora atrás, Miller Rezende disse:

Minha dúvida é, é seguro usar o undervolt dessa maneira? Minha placa-mãe não tem opção de off set na tensão. Somente consigo colocar a tensão e clocks fixos. No PBO não a opção de curva igual nos Ryzen 5000.

Diminuir a tensão é sempre bom, assumindo que o PC não fique instável. E mesmo que fique, o máximo que pode acontecer é corromper arquivos, mas nada que cause dano de fato.

Postado

Fazer undervolt não causa risco ao processador, fazer overvolt (subir a tensão), sim. O único "risco" de fazer undervolt é que pode não ficar estável, por isso é bom você testar bastante a estabilidade pra o PC não dar tela azul na hora que você menos espera. Meu Ryzen 5 3600 em stock também é bem complicado, roda com alguns tensões bem altas e esquenta bem. Desde que peguei ele, em agosto de 2021, eu uso com undervolt.

Se você estiver interessado em saber um pouco mais, e pra eu não precisar explicar toda a minha experiência novamente, você pode ler essa discussão aqui, talvez tire alguma informação útil que possa te ajudar:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...