Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!

Há uns dois meses venho tendo problemas com tela azul e o erro de "Memory Management", (uso dual channel) ja fiz o memtest do próprio windows e o memtest com boot no pendrive e não acusou nada, nenhum erro.

Ja fiz praticamente tudo, limpeza, pasta térmica, troquei slot de memória, testei apenas um slot e nada mudou, No meu caso, não existe ordem exata para a tela azul acontecer, as vezes acontece 2, 3 ou 4 vezes tela azul e as vezes não aparece nenhuma.

Ja percebi que isso so acontece quando eu abro um programa ou jogo que exige mais do pc.

Mandei mensagem para uma assistência técnica aqui da cidade e ele falou que poderia ser as memórias, placa-mãe ou até o HD, de fato eu não sabia que o HD ou SSD poderia provocar especificamente erro de "Memory Management", mas por via das dúvidas, desconectei o HD e estou usando apenas SSD, ontem usei a noite toda e não obtive nenhum problema, mas como citei acima, as vezes realmente não aparece nenhuma tela azul, de fato pode ter sido sorte, ou realmente o HD estava provacando tela azul.

E se nada disso resolver o que resta é trocar a placa-mãe.

• th3gustas alterou o título para Tela azul "Memory Management" mas a memória está em perfeito estado
Postado

boa tarde,

Sim, o SSD e HD podem dar a tela azul de memory managment se tiver setores defeituosos (badblocks).
agende um chkdsk /r /f /v e verifique se o windows acha setores defeituosos nele.
Também pode ocorrer de ser falso e ter apenas parte da memória que ele indica ter, aí ao chegar nesse limite a informação é dropada e vem esse erro durante o swap.

faça também um teste de estresse na ram.
fonte de péssima qualidade também pode ocasionar nisso.

Postado

@Swalls @Swalls Boa tarde, realmente esqueci de colocar as configs do pc

Ryzen 3 3200g

16gb RAM Team Group 2666 Dual Channel

placa-mãe: A320MH Biostar

Fonte: Gigabyte P550b

SSD: WD Green 128GB

HDD: WD Western Digital 500gb

Não relatei aqui mas o HDD que uso é antigo, uns 6, 7 anos.

Hoje a noite vou fazer os teste que você citou, se de fato for o HDD, vai ser o menor dos problemas kkkkk

agora, th3gustas disse:

@Swalls @Swalls Boa tarde, realmente esqueci de colocar as configs do pc

Ryzen 3 3200g

16gb RAM Team Group 2666 Dual Channel

SSD: WD Green 128GB

HDD: WD Western Digital 500gb

Hoje a noite vou fazer os teste que você citou, se de fato for o HDD, vai ser o menor dos problemas kkkkk

Essa config ja ficou antiga, mas roda tudo que eu preciso, meu próximo upgrade vai ser bem dizer um novo pc pois preciso trocar todas as peças do meu.

Mas no momento quero resolver essa bronca até poder fazer o upgrade

Postado
44 minutos atrás, th3gustas disse:

É a tal da Biostar. Placas-mãe dessa marca costumam dar bastante dor de cabeça.

51 minutos atrás, th3gustas disse:

Essa fonte aqui também não tem uma reputação boa, é classificada no Tier D nessa Tier List.

52 minutos atrás, th3gustas disse:

Vai depender das condições de uso durante esses anos, se foram usados com fontes de boa qualidade, um pouco de sorte também rsrs. Meu PC tem dois HDs (1TB e 500GB) com facilmente 9 anos de uso, sempre usados com fontes de boa qualidade, e ambos continuam funcionando muito bem com milhares de horas de uso.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

É a tal da Biostar. Placas-mãe dessa marca costumam dar bastante dor de cabeça.

Essa fonte aqui também não tem uma reputação boa, é classificada no Tier D nessa Tier List.

Vai depender das condições de uso durante esses anos, se foram usados com fontes de boa qualidade, um pouco de sorte também rsrs. Meu PC tem dois HDs (1TB e 500GB) com facilmente 9 anos de uso, sempre usados com fontes de boa qualidade, e ambos continuam funcionando muito bem com milhares de horas de uso.

Compreendi, de fato quando eu comprei o pc eu não entendia muito e agora sei a reputação da biostar e a próxima será alguma MSI Am4

Sobre a fonte, qual você pode recomendar? Não preciso de uma super fonte, apenas uma que seja confiável e suporte uma placa de Vídeo no futuro. Se eu for procurar algum Vídeo no youtube sobre esse assunto vou ficar um dia inteiro e não vou chegar numa conclusão.

Ja tive um HD com esse tempo de uso também, realmente com bom uso ele vai longe, provavelmente não é o caso desse meu atual HD.

Postado

@th3gustas a fonte que mais tenho recomendado ultimamente é a Cooler Master MWE Bronze 500W (versão MPE-5001-ACAAB). Ela é uma fonte Tier B, com 5 anos de garantia pela Cooler Master e suportaria com folga pratiamente qualquer configuração intermediária ou um poquinho acima de intermediária.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-80-plus-bronze-mpe-5001-acaab-br

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15225/fonte-cooler-master-mwe-v2-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5001-acaab-br

Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@th3gustas a fonte que mais tenho recomendado ultimamente é a Cooler Master MWE Bronze 500W (versão MPE-5001-ACAAB). Ela é uma fonte Tier B, com 5 anos de garantia pela Cooler Master e suportaria com folga pratiamente qualquer configuração intermediária ou um poquinho acima de intermediária.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-500-80-plus-bronze-mpe-5001-acaab-br

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15225/fonte-cooler-master-mwe-v2-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5001-acaab-br

Obrigado pela ajuda mano.

Sobre a tela azul, hoje mais um dia testando sem HD e não deu mais esse erro, joguei Euro Truck, é o que eu mais jogo mas tinha parado porque tava impossível de jogar e desanimador.

É o que citei no início do tópico, como eu não sei o momento que daria a tela azul, muitas vezes eu dava sorte e conseguia jogar de boa, no momento estou com dois dias de sorte ou realmente estou há dois dias que solucionei o problema retirando o HD.

Vou continuar atualizando por aqui diante do uso que vou ter nos próximos dias.

Obrigado.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Swalls disse:

@th3gustas pare de ficar tentando a sorte, TI é analise, encaixe logo esse HD como secundário e faça uma verificação com CHKDSK /r /f/ /v

Não estou tentando a sorte, estou apenas testando o pc sem HD, você disse que TI é análise, e com certeza é o que estou fazendo, testando o pc sem HD e observando o comportamento, logo mais irei fazer a verificação no HD, TI é análise e muita calma.

• Curtir 1
Postado

@th3gustas Opa, pela minha escrita parece que fui rude, não era minha intenção, tenho respeito pelo meus colegas do forum.
Falta cabo sata para realizar o teste?
Minha preocupação é que sua fonte seja o problema, por isso falei para realizar o teste do HD o quanto antes. O HD é só tacar fora e seguir a vida, já a fonte pode torrar todos os seus componentes.

Postado
59 minutos atrás, Swalls disse:

@th3gustas Opa, pela minha escrita parece que fui rude, não era minha intenção, tenho respeito pelo meus colegas do forum.
Falta cabo sata para realizar o teste?
Minha preocupação é que sua fonte seja o problema, por isso falei para realizar o teste do HD o quanto antes. O HD é só tacar fora e seguir a vida, já a fonte pode torrar todos os seus componentes.

Fica tranquilo mano kkkkkk esse vai ser o próximo teste que irei fazer assim que chegar em casa, eu tenho o cabo sata.

Obrigado pelas sugestões de testes.

Postado

@Swalls @Swalls Boa noite!

Atualizando sobre a situação, fiz a verificação CHKDSK e também instalei o CrystalDisk.

Pelo CrystalDisk o HD está saudável.

E pelo CHKDSK, nas linhas finais ele mostra "erro não especificado"

Essa foto tirei com meu celular porque quando o teste finalizou o pc congelou e so conseguia usar o mouse, e nem o gerenciador de tarefa estava funcionando.

Depois de dois dias usando o pc sem HD e dando tudo certo, hoje coloquei o HD e aconteceu esse problema quando finalizou o teste.

ImagemdoWhatsAppde2024-04-24(s)22_12.28_6459adee.thumb.jpg.b5ef1c6b44928402ee10548c32a0c8a4.jpg

Postado

com erro não especificado n consigo dizer se é o HD.
ele não disse quantidade de clusters invalidos, ou dados recuperados? normalmente ele diz.

Como você disse, se com HD dava o problema anterior, ao tirar o problema some e ao colocar ele volta, e inclusive ele apresentou 2 erros não especificados, então provavelmente o problema é ele.
Mas para ficar sosegado,coloque o SSD e faça um teste de estresse no seu PC por uns 10 minutos, para ver como está o uso da fonte. (visto que HD consome mais energia que SSD)

pode usar o furmark ou o OCCT se souber.

Postado
3 minutos atrás, Swalls disse:

com erro não especificado n consigo dizer se é o HD.
ele não disse quantidade de clusters invalidos, ou dados recuperados? normalmente ele diz.

Como você disse, se com HD dava o problema anterior, ao tirar o problema some e ao colocar ele volta, e inclusive ele apresentou 2 erros não especificados, então provavelmente o problema é ele.
Mas para ficar sosegado,coloque o SSD e faça um teste de estresse no seu PC por uns 10 minutos, para ver como está o uso da fonte. (visto que HD consome mais energia que SSD)

pode usar o furmark ou o OCCT se souber.

Bom dia.

Não mostrou os invalidos e nem dados recuperados, isso na foto foi tudo que aconteceu.

Também achei curioso esse erro não especificado.

Vou realizar esse teste de estresse ainda hoje.

Postado

@Swalls Esqueci de relatar, mas realizei esses outros, porém não consegui enviar aqui porque o pc congelou e não dava pra subir a tela pra tirar print e nem foto

Mas irei fazer de novo e mando aqui

Postado
4 horas atrás, Swalls disse:

@th3gustas não é para fazer separado, digite o comando inteiro, "chkdsk /r /f /v"

Eu tentei, mas apareceu uma mensagem do tipo "Não foi possível realizar essa operação" algo assim.

Provavelmente porque foi no SSD e ele estava em uso, para fazer esse teste completo no HD é necessário especificar o disco, exemplo: D:/  ou C:/  ??

Postado

@th3gustas exato, se você coloca seu SSD como disco c : você vai digitar a letra do disco.

chkdsk /r /f /v d: se for d:.

você escolhe a letra do disco que quer examinar.

você só precisará agendar caso seja o disco rodando o sistema operacional em sí.

Postado
Em 25/04/2024 às 15:27, Swalls disse:

@th3gustas exato, se você coloca seu SSD como disco c : você vai digitar a letra do disco.

chkdsk /r /f /v d: se for d:.

você escolhe a letra do disco que quer examinar.

você só precisará agendar caso seja o disco rodando o sistema operacional em sí.

Boa noite!

Fiz a verificação.

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!