Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Tenho um som USB portátil Harman Kardon Aura Studio 2 com problema nos falantes, gostaria de substituir eu mesmo, e aproveitar e aprender um pouco mais sobre som.

Ele tem um falante grande, creio que de 4” (está ok) e depois tem mais 6 falantes de 40mm neodímeo, (3 para left e 3 para right), código “20 5w 171009Y”, que estão rasgados e necessito trocar.

Em cada grupo de 3, os falantes estão ligados em série, sendo que o terceiro tem um capacitor (47n, 50v) em paralelo só com ele.

O código dos falantes (“20 5w 171009Y”) leva a crer que são de 2 ohms, 5 watts. Medi com o multímetro e marcou 2,1 ohms. Eu creio que esse valor é a resistência do fio do enrolamento em corrente contínua do multímetro, mas quando há carga (som) soma-se uma impedância relativa à frequência média. Primeira pergunta: essa forma de pensar está correta? Se for isso, a impedância deve ser maior, e a minha interpretação do código (2 ohms) está errada.

Procurei exaustivamente no Ali para repor, e não encontrei um só sequer com 2 ohms, 5w, mas achei muitos de 4 ohms. Segunda pergunta: é uma impedância comercial comum falantes de 2 ohms? Cogitei que 2 ohms não é de mercado e na realidade o meu som usa de 4 ohms. Isso pode ser?

Caso sejam realmente de 2 ohms e eu não os encontre, e tenha que comprar os de 4 ohms: Terceira pergunta. Posso ligar 2 em paralelo (resultaria 2 ohms) e o terceiro em série com esses 2 (resultaria 2 + 4 = 6 ohms)? Isso funcionaria, ou seja, substituiria a ligação original? sobrecarregaria o aparelho de som?

Agradeço por toda a ajuda.

Jimmy San Juan

WhatsAppImage2024-04-24at22_27_32.thumb.jpeg.f3f82591974f61234955a526376e6c79.jpeg

WhatsAppImage2024-04-24at22_15_10.jpeg.e9aaa20211670e9d28cb605d8384b884.jpeg

WhatsAppImage2024-04-24at22_26_47.thumb.jpeg.be81f11132321b7918f6b12d57324361.jpeg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Jimmy 2 Bom dia

Já que os três alto-falantes são de 2 ohms cada um e todos estão ligados em série, então provavelmente o amplificado trabalha em 6ohms.

alto-falante com apenas 1,5 polegadas ou 40mm de 2 ohms é difícil de achar mesmo no site do chines, agora de 16 ohms é menos difícil de achar rsrsr.

Se você pegar 3 alto-falantes de 16 ohms e ligar em paralelo vai dar 5.33 ohms ou seja bem próximo dos 6 ohms do amplificador.

Essa ligação usado 3 alto-falantes de 4 ohms dois em paralelo e um em série não da muito certo com alto-falante, porque o alto-falante de está em série sozinho vai trabalhar mais do que os dois em paralelo.

Agora se fosse 4 alto-falantes ai sim daria certo, duas ligações em paralelo e depois em série.

Em ultimo caso você coloca 3 alto-falante de  ohms em série, que vai 2,66 ohms e como existe um capacitor em série não vai forçar tanto o amplificador.

Achei o alto-falante de 2 ohms 40mm 😅

S54c19d40ed574b72ab2899276d4e212c0.jpg

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico,

Obrigado pela sua resposta. Foi muito esclarecedora, passei a entender melhor como a coisa funciona, e me apresentou uma solução.

Os 3 de 16 ohms entendi, vai dar quase os 6 necessários, e o aparelho não será forçado, ou se for, será bem pouco. O ideal seriam 3 de 18 ohm, mas creio que não é uma impedância comercial.

No seu último parágrafo sugeriu 3 de 8 ohm em paralelo, resultando 2,66 ohms. Não vai ficar muito abaixo dos 6 ohms do projeto, e aumentar muito a corrente nos falantes?

Outra questão: o capacitor está hoje em série apenas com 1 dos falantes. Se eu ligar 3 de 16 ohms em paralelo, esse capacitor deve ser ligado de que forma? Se for ligado em paralelo com os 3 falantes, ele vai atual sobre os 3, e não sobre apenas 1 deles como no original. Como funcionaria essa questão do capacitor?

O falante de 2 ohms que você achou não encaixa. O meu tem apenas 2 furos laterais para fixação, além da fixação ter um rebaixo. Eu postei uma foto com as dimensões no post original. Para usá-lo eu teria que fazer adaptações que nem sei se conseguiria pois o espaço é bem apertado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!