Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, meu computador não está mais ligando, começou hoje pela manhã, depois de eu conectar ele na tomada. Quando eu conectei ele na tomada, escutei um TAK, vindo da fonte, mas não cheirava a queimado, e o pc estava com os leds acesso, mas não ligava. O que pode ser?

Postado
6 minutos atrás, El Dorado disse:

@GuilhermeGB Ryzen 9 5950x, gpu RX 5700, Air Cooler Deepcool AK 620, 2x8 xpg d45, SSD 1TB SATA, e 1 HD 3TB. Fonte Silverstone HELA 2050W

Você tem uma fonte super exagerada nessa máquina, saiba que nem é bom usar uma fonte de forma super dimensionada como você está fazendo. Essa fonte tem quanto tempo de uso?

Postado

@GuilhermeGB a fonte tem um ano de uso, funcionava da mesma forma todos os dias. E do nada, ela simplesmente começou a....TEC, toda vez que tento ligar. Mas sobre fonte super dimensionada, qual mal pode causar no hardware?

Postado

@El Dorado veja aqui:

Geralmente a faixa de boa eficiência das fontes é de 10% a 110% da cara, 10% de 2050W seria 205W, abaixo disso sua fonte provavelmente trabalharia com baixa eficiência, o que resulta em desperdício de energia. Mas não sei te informar se isso pode ter algum efeito negativo para a fonte em si, é só um gasto completamente desnecessário e injustificável para o usuário.

Esse estalo que você está dizendo, não consigo imaginar de onde poderia estar vindo. Por acaso você não usaria nenhum tipo de estabilizador ou no-break no seu PC, certo? Liga ele diretamente na tomada? Mais alguns tópicos interessantes:

Postado

@GuilhermeGB utilizava a fonte com um Iclumper. Mas você falando que desperdiça energia, me recomende uma fonte para uma futura configuração, pretendo colocar uma RTX 4080 TI SUPER, por gentileza 

Postado

Boa tarde, teste em outra tomada.  E se tiver fácil um multímetro pra testar a tensão da tomada atual seria interessante.

Se não testou, teste sem o filtro de linha também

Postado

@El Dorado primeiro seria bom sabermos se o problema realmente está na sua fonte, vai que você compra uma fonte nova e tem outro problema aí.

Mas se fosse pra montar uma configuração do zero com RTX 4080 Super e seu Ryzen 9 5950X, não seria necessário mais do que 850W pra trabalhar com folga. Uma boa opção seria a XPG Core Reactor 2 850W, ela tem 10 anos de garantia.

https://www.kabum.com.br/produto/103282/fonte-xpg-core-reactor-850w-80-plus-gold-modular-com-cabo-preto-core-reactor

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB perfeito, eu tenho um pouco de preferência de fonte , e estava pensando nesta.

Superflower

Vai ter superdimensionamento tmb? Ou essa vai servir tmb?

@Alex Weiss cheguei agora em casa, fui na casa de um amigo que é técnico, e testamos a fonte, e de fato a fonte não está nada legal, testamos com outra fonte, uma EVGA 750W, e a placa-mãe tmb não está legal. Ele vai me atualizando conforme for descobrindo mais coisas. A placa-mãe é uma ASRock x570 Steel legends

Postado

@El Dorado sim, muito. Como eu te disse, 850W atenderá com folga. Se você colocar seu Ryzen 9 (ainda mexendo no PBO pra liberar tudo que ele tem) e a sua futura RTX 4080 Super pra trabalharem no talo, o consumo do PC ainda não vai passar muito de 600W. Em uso normal, ou você estará usando um ou outro, ou no máximo um pouco dos dois, praticamente nunca os dois a 100% ao mesmo tempo.

• Solução
Postado

@El Dorado em relação aos modelos de 850W e 1000W da SuperFlower, tem uma diferença de quase R$200. Se estiver falando a XPG que eu sugeri no início, é bom você reparar no tempo de garantia, a SuperFlower só dá 5 anos, enquanto a XPG dá 10 anos. Não que isso signifique que uma é melhor que a outra, mas é um diferencial válido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!