Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, amigos! Tenho um monitor Pichau Centauri CRS24B e comprei uma placa-mãe AMD RX 6600 da Gigabyte, além de um cabo HDMI 2.1 de 1,5 metro. Como já pesquisei vou ficar limitado pela versão das conexões do meu monitor (que são as menores do setup inteiro, com HDMI 1.4 e DP 1.2). Então, fiz algumas pesquisas, mas não achei nada muito esclarecedor na internet, então recorri a vocês. Pensando em um úsuario voltado principalmente para jogos, mas também para filmes as vezes, qual das 2 conexões é melhor? Qual delas vai me dar mais desempenho, tempo de resposta, hdr, compatibilidade com o AMD free sync?

valeu!

Link dos meus acessórios :

https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-pichau-centauri-crs24b-24-pol-ips-fhd-1ms-165hz-freesync-HDMI-dp-pg-ctrs24b-bl01

https://www.kabum.com.br/produto/246836/placa-de-Vídeo-gigabyte-radeon-rx-6600-eagle-amd-8gb-gddr6-preto-gv-r66eagle-8gd

https://www.kabum.com.br/produto/168002/cabo-HDMI-aolink-8k-slim-2-1-3d-ultra-HD-hdr-dinamico-1-5mts

Postado

Eu não tenho certeza se a conexão HDMI 1.4 consegue chegar até 1080p 165Hz, mas para DisplayPort 1.2 isso não será nenhum problema. Mas você pode tentar com HDMI, se quiser. Se sua placa fosse uma NVIDIA, eu diria pra usar DP com certeza, porque o suporte ao G-Sync não funciona em HDMI 1.4, mas o FreeSync parece que funciona em placas AMD através do HDMI 1.4 sem problemas.

OBS: Nem HDMI 1.4 e nem DisplayPort 1.2 suportam HDR. Esse negócio de HDR nesses monitores baratos é puro marketing, não é HDR real.

Postado
59 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

OBS: Nem HDMI 1.4 e nem DisplayPort 1.2 suportam HDR. Esse negócio de HDR nesses monitores baratos é puro marketing, não é HDR real.

Me disseram a mesma coisa, porém ao ativar o HDR as cores ficam mais claras e bonitas com esse meu setup atual.

Postado
48 minutos atrás, vap25 disse:

Me disseram a mesma coisa, porém ao ativar o HDR as cores ficam mais claras e bonitas com esse meu setup atual.

É só questão de ajuste na saturação de cores, HDR não é só cor bonitinha, é muito mais do que isso. HDR tem profundidade de cores de 10-bit (mais de 1 bilhão de tons cores), a quantidade de cores é muito maior que um painel SDR com profunidade de 8-bit (16,7 milhões de tons de cores). A própria descrição do monitor já revela que ele é SDR.

Citação

Profundidade de cor:            16.7M - 8bits

Para um pouco mais de detalhes como as cores dos monitores funcionam, pode dar uma olhada nesse vídeo:

Postado

@vap25 cara, como eu disse, HDR de verdade é 10-bit, paineis que dizem ser HDR, mas são de 8-bit, não conseguem fazer nada além de algumas "gambiarras" para simular o que seria um HDR de verdade, dando um boost na saturação das cores e aumentando os níveis de contraste.

Mas o que seria uma uma imagem HDR de verdade? Basicamente, uma imagem em HDR deve conseguir exibir muito mais sub-tons de cores e também cores mais profundas (maior diferença entre tons mais claros e tons mais escuros) em relação a uma imagem SDR. Isso é algo que pode ser muito percebido em imagens mais escuras com diferentes níveis de constraste, onde você literalmente vê as faixas de cores (color banding) em vez de ser uma graduação suave. Como nessa imagem:

vy22j9yk39871.jpg

Numa imagem HDR de verdade (10-bit), essas faixas de cores não seriam perceptíveis para o usuário. Mas tem um detalhe: não adianta apenas o painel do seu monitor suportar 10-bit, a imagem que é exibida na tela também precisa ter profunidade de cores em 10-bit.

Mais alguns exemplos de como seria uma imagem 8-bit vs 10-bit:

8-bit-vs-10-bit.jpg

HDR_primer_p2_fig2_790_353.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!