Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho uma placa-mãe A520M A-PRO

eu acho que minha placa-mãe NÃO TEM ENTRADA PRA MINHA WATER COOLER 

https://www.kabum.com.br/produto/114641

não estou encontrando nenhuma controladora que é compatível com o RGB dá WC e preciso de mais 7 FANS no gabinete mas só encontro controladoras que não é compatível 

fans que quero comprar

https://www.kabum.com.br/produto/114645

o que EU FAÇO? ESTOU PERDIDO

Postado

@ribeiro021 A parte da bomba liga no SYS_FAN ou CHA_FAN.

Ligue pelo menos 1 fan no CPU_FAN.

Como é o conector de LED desses fans ? É 3 ou 4 pinos ?

Se for 3 pinos é o padrão aRGB, então coloque uma controladora dessa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3423972635-controladora-argb-fans-3-pin-5v-controle-led-enderecavel-_JM#is_advertising=true&position=1&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=571bc3ba-cc6d-4f93-861d-64796277cc1d&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=1&ad_click_id=MDBjNTRhZWMtNTcwZi00NTNmLThmMzMtMWMyMmYwZWQ5ODM5

Se for 4 pinos é o padrão antigo chamado de RGB, vai precisar de uma controladora dessa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3596628283-controladora-RGB-cooler-fan-4-pinos-12v-conexo-molex-e-sata-_JM#is_advertising=true&position=3&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=4a923028-c4f8-402b-8424-41566dd098a6&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=3&ad_click_id=ZDM2ZDQ0Y2QtYzk4OS00YjBkLTg4ODEtYmI5NmRhZmZkMjg0 e splitter desse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3052999583-cabo-extensor-splitter-hub-1-para-4-fans-12v-4-pinos-argb-_JM#is_advertising=true&position=2&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=c4ee3dad-355a-4b28-9a44-b6cf9006df13&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=2&ad_click_id=YmQxODliNjAtZTFiMC00ZTU0LTkxN2EtMTg4MTQ5ZmU4OWI4 para dar a quantidade necessária.

Você vai sim encontrar o que precisa, mas tem de ficar calmo e olhar atentamente as informações e padrões para procurar por eles, todas as informações necessárias está nas descrições dos produtos, leia.

• Obrigado 1
Postado

1 - Liga o cabo da bomba do WC no conector SYS_FAN da placa-mãe. No BIOS coloca esse conector em 100%.

2 - Liga o cabo dos fans do radiador - que estão ligados num "Y"; no conector CPU-FAN da placa-mãe.

Com isso a refrigeração esta funcionando.

Agora tem o problema do "frufru", a A520M-A PRO não tem nenhum conector de LEDs, então precisa comprar uma controladora, no caso no mesmo padrão dos LEDs do WC.

Mas o WC e os fans que você linkou são no antigo e obsoleto padrão RGB12 v - pobre de cores e efeitos, não compre.

Compre modelos no padrão ARGB 5v, que tem mais cores e efeitos mais elaborados, para este caso compre a controladora ARGB CoolMoon ARG B5v, que permite ligar:

• 8 conectores de fans PWM
  • 8 cabos de LED ARGB 5v dos fans
  • 2 fitas de LED ARGB
  • Tem controle remoto IR
  • Permite trocar os efeitos básicos pelo botão LED ou Reset do Gabinete.
  • Obrigado 1
Postado
11 horas atrás, ribeiro021 disse:

e preciso de mais 7 FANS no gabinete mas só encontro controladoras que não é compatível 

Também devo alertar para o fato de que se você instalar o WC descrito você vai "perder" 2 posições de FAN.

Qual o gabinete, é desses "aquário" ? Diga o modelo do gabinete para ver a posição dos FAN e poder indicar com mais precisão se o tamanho e modelo desses FAN é o indicado.

Um orçamento tb seria bom.

• Obrigado 1
Postado

@PedraX

3 horas atrás, PedraX disse:

Também devo alertar para o fato de que se você instalar o WC descrito você vai "perder" 2 posições de FAN.

Qual o gabinete, é desses "aquário" ? Diga o modelo do gabinete para ver a posição dos FAN e poder indicar com mais precisão se o tamanho e modelo desses FAN é o indicado.

Um orçamento também seria

https://www.kabum.com.br/produto/485726 esse modelo aqui o gabinete 

Postado

Pois é: a melhor posiçãodo WC será no topo. Com 2 FAN do WC tirando ar do gabinete

Outros FAN: 2 FAN laterais, entrando ar, 1 FAN traseiro tirando ar.

Portanto só precisa de mais 3 FAN de 120mm

Mas atenção: a ventilação dependerá muito da configuração do PC. Dependendo do que tiver, até pode eliminar FAN.

Além do mais dependendo da configuaração não é necessário um WC, WC só é usado em condições onde há restrição de espaço, o que não é o caso.

Quanto a controladora de LED não tenho experiencia para dizer alguma coisa.

Postado
17 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@ribeiro021 A parte da bomba liga no SYS_FAN ou CHA_FAN.

Ligue pelo menos 1 fan no CPU_FAN.

Como é o conector de LED desses fans ? É 3 ou 4 pinos ?

Se for 3 pinos é o padrão aRGB, então coloque uma controladora dessa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3423972635-controladora-argb-fans-3-pin-5v-controle-led-enderecavel-_JM#is_advertising=true&position=1&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=571bc3ba-cc6d-4f93-861d-64796277cc1d&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=1&ad_click_id=MDBjNTRhZWMtNTcwZi00NTNmLThmMzMtMWMyMmYwZWQ5ODM5

Se for 4 pinos é o padrão antigo chamado de RGB, vai precisar de uma controladora dessa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3596628283-controladora-RGB-cooler-fan-4-pinos-12v-conexo-molex-e-sata-_JM#is_advertising=true&position=3&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=4a923028-c4f8-402b-8424-41566dd098a6&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=3&ad_click_id=ZDM2ZDQ0Y2QtYzk4OS00YjBkLTg4ODEtYmI5NmRhZmZkMjg0 e splitter desse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3052999583-cabo-extensor-splitter-hub-1-para-4-fans-12v-4-pinos-argb-_JM#is_advertising=true&position=2&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=c4ee3dad-355a-4b28-9a44-b6cf9006df13&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=2&ad_click_id=YmQxODliNjAtZTFiMC00ZTU0LTkxN2EtMTg4MTQ5ZmU4OWI4 para dar a quantidade necessária.

Você vai sim encontrar o que precisa, mas tem de ficar calmo e olhar atentamente as informações e padrões para procurar por eles, todas as informações necessárias está nas descrições dos produtos, leia.

esse Sprinter tem algum com mais entrada de fans ? eu só uma entrada dessa já é necessário? 

@PedraX tem fans boas pra me indicar ? tenho até 250 reais pra gastar em controladora + fans

15 horas atrás, 1lokos disse:

1 - Liga o cabo da bomba do WC no conector SYS_FAN da placa-mãe. No BIOS coloca esse conector em 100%.

2 - Liga o cabo dos fans do radiador - que estão ligados num "Y"; no conector CPU-FAN da placa-mãe.

Com isso a refrigeração esta funcionando.

Agora tem o problema do "frufru", a A520M-A PRO não tem nenhum conector de LEDs, então precisa comprar uma controladora, no caso no mesmo padrão dos LEDs do WC.

Mas o WC e os fans que você linkou são no antigo e obsoleto padrão RGB12 v - pobre de cores e efeitos, não compre.

Compre modelos no padrão ARGB 5v, que tem mais cores e efeitos mais elaborados, para este caso compre a controladora ARGB CoolMoon ARG B5v, que permite ligar:

• 8 conectores de fans PWM
  • 8 cabos de LED ARGB 5v dos fans
  • 2 fitas de LED ARGB
  • Tem controle remoto IR
  • Permite trocar os efeitos básicos pelo botão LED ou Reset do Gabinete.

já botei no carrinho essa controladora 

consegue me recomendar algumas fans ? argb lembrando que meu orçamento não pode passar de 200-250 contando com a controladora 

Postado

Controladora não entendo.Aí você tem que definir se é só  para o RGB ou controle de PWM e RGB. Acho que 250 não dá. O pessoal tem comprado da China, mas não sei quanto á qualidade.

FAN para gabinete também depende da qualidade e/ou se quer PWM.
Eu tenho FAN AKASA com PWM.

você deveria dizer a configuração exata de seu PC, porque a necessidade de ventilação depende muito do calor que vai ser dissipado. Não adianta querer colocar muitos FAN porque no fim acaba sendo barulhento e desnecessário.

E tem que ver se vai mesmo combinar com os RGB do WC, senão fica um carnaval danado.

Postado
7 minutos atrás, PedraX disse:

Controladora não entendo.Aí você tem que definir se é só  para o RGB ou controle de PWM e RGB. Acho que 250 não dá. O pessoal tem comprado da China, mas não sei quanto á qualidade.

FAN para gabinete também depende da qualidade e/ou se quer PWM.
Eu tenho FAN AKASA com PWM.

você deveria dizer a configuração exata de seu PC, porque a necessidade de ventilação depende muito do calor que vai ser dissipado. Não adianta querer colocar muitos FAN porque no fim acaba sendo barulhento e desnecessário.

E tem que ver se vai mesmo combinar com os RGB do WC, senão fica um carnaval danado.

tenho um Ryzen 5 5500 

placa de vídeo GTX 1650 

16gb ram dual Channel DDR4 3200hz

water cooler Frost 240mm RGB 

no momento falta as FANS 

queria por bastante fans pra ficar "bonito" quero o gabinete com leds brancos não quero nada com frufru (RAIBOW)

• Solução
Postado

Comprando a controladora CoolMoon - ARGB 5v, compre estes fans no padrão ARGB: *

Fan Rise Mode Aqua ARGB - R$ 17,99

E este Water Cooler padrão ARGB

WC Rise Mode 240mm ARGB - R$ 197,90 - Ryzen 5500 não precisa de WC, esta "rasgando dinheiro".

Deixa a bomba do WC ligada no conector SYS_FAN da placa-mãe e os cabo PWM dos fans do radiador no CPU_FAN.

Os fans Aqua são rotação fixa - o que é padrão de fan barato, fraco; liga direto em conector Molex da fonte, enfileirados. Então não precisa compartilhar o conector CPU_FAN com eles.

Os cabos de LED ARGB dos fans do radiador, do bloco da bomba, dos LED dos fans Aqua ARGB liga nos conectores da controladora.

A controladora é alimentada por um conector da fonte, e o cabo LED SW vai ligado no botão LED ou Reset do gabinete, para trocar as cores básicas do "Frufru" sem usar o controle remoto IR. Não precisa ligar cabo da controladora na placa-mãe.

* Não recomendo fans Rise Mode e destas outras marcas genéricas, mas como você quer barato é o que tem, pelo menos são com LED  ARGB, assim o gabinete ficará bem "enfeitado". 😜 

• Obrigado 1
Postado
11 minutos atrás, ribeiro021 disse:

tenho um Ryzen 5 5500 

placa de vídeo GTX 1650 

16gb ram dual Channel DDR4 3200hz

water cooler Frost 240mm RGB 

Com essa configuração acho que você precisa só de dois FAN na lateral.

Pode medir a temperatura agora (só os FAN do WC) com o programa HWinfo64 e ver que está tudo normal.

Postado
53 minutos atrás, 1lokos disse:

Comprando a controladora CoolMoon - ARGB 5v, compre estes fans no padrão ARGB: *

Fan Rise Mode Aqua ARGB - R$ 17,99

E este Water Cooler padrão ARGB

WC Rise Mode 240mm ARGB - R$ 197,90 - Ryzen 5500 não precisa de WC, esta "rasgando dinheiro".

Deixa a bomba do WC ligada no conector SYS_FAN da placa-mãe e os cabo PWM dos fans do radiador no CPU_FAN.

Os fans Aqua são rotação fixa - o que é padrão de fan barato, fraco; liga direto em conector Molex da fonte, enfileirados. Então não precisa compartilhar o conector CPU_FAN com eles.

Os cabos de LED ARGB dos fans do radiador, do bloco da bomba, dos LED dos fans Aqua ARGB liga nos conectores da controladora.

A controladora é alimentada por um conector da fonte, e o cabo LED SW vai ligado no botão LED ou Reset do gabinete, para trocar as cores básicas do "Frufru" sem usar o controle remoto IR. Não precisa ligar cabo da controladora na placa-mãe.

* Não recomendo fans Rise Mode e destas outras marcas genéricas, mas como você quer barato é o que tem, pelo menos são com LED  ARGB, assim o gabinete ficará bem "enfeitado". 😜 

ajudou dmsssss muito obrigado 

tem essa Aqua ARGB BRANCA ? meu setup com "frufru" é todo branco 

sobre o WC eu já comprei um 🥲 então nem tem muito o que fazer mas futuramente vou aprimorar placa-mãe e placa de vídeo 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!