Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou considerando fazer um upgrade no meu setup atual, mas me deparei com algumas dúvidas que ainda não consegui resolver apenas com pesquisas. Gostaria de pedir a opinião e conselhos de vocês.

Atualmente, tenho um kit que me atende bem, mas estou pensando em melhorar ainda mais a performance. No entanto, estou incerto até que ponto posso otimizar meu setup com os componentes que já possuo.

Será que poderiam me ajudar a avaliar até que ponto posso melhorar meu setup com o que já tenho? Estou aberto a sugestões sobre quais partes do meu kit poderiam ser atualizadas para alcançar um desempenho melhor, levando em consideração o equilíbrio entre custo e benefício.

Config Setup

placa-mãe: Biostar A320MH DDR4 Socket
AM4 Chipset AMD A320

Processador:  AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core
3.6GHz (4.2GHz Turbo) 35MB Cache AM4

Placa de Vídeo:  PNY GeForce GTX 1660
Super 6GB OC XLR8 192-bit

Fonte: Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80
Plus

memória:  2x Team Group T-Force Vulcan Pichau
8GB (1x8) DDR4 2666MHz

Armazenamento: SSD 1TB e HD 1TB

Postado

@AmonEnce Opa, eu começaria trocando essa placa-mãe, eu mesmo tenho ela e garanto, ela não consegue suprir o meu Ryzen 7 1700, não sei se você não enfrenta o mesmo problema.

Se tiver interesse, o link está aqui: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-am4-chipset-b450 Com um preço muito bom!!!

Como placa de vídeo indicaria uma RX6600, mas primeiro trocaria a placa-mãe!!

• Curtir 2
Postado

Bom dia. Se disponibilizar um valor de orçamento para upgrade, será difícil dizer o que dá pra fazer. Fora que cada tipo de upgrade melhora o desempenho do PC em situações diferentes, se você não disser exatamente o que está querendo melhorar, qual é o alvo desse PC, podemos acabar fazendo uma sugestão que não resolva seu problema, no fim.

• Curtir 1
Postado

A ideia do upgrade é ter melhores desempenhos em jogos, referente a orçamento não tem um valor especifico já que agora seria mais uma pesquisa do que eu posso melhorar nele. Mas para terem uma margem digamos poderia ser algo por volta de 3 mil reais 

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Upgrade para Ryzen 5 3600 e GeForce GTX 1660 S em torno de R$ 3.000
Postado

Eu não acho viável o upgrade de um 3600 para 5600, melhor ficar no 3600 e esperar até puder comprar um 5700X3D, ou no mínimo um 5700X. Em vez da B450, melhor pegar a B550.

OBS: O link do processador enviado é uma compra internacional, o processador virá de fora do país e poderá demorar mais que o normal pra chegar.

EDIT:

MSI B550M PRO-VDH WiFi: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550-b550m-pro-vdh-wifi

• Curtir 3
Postado

@GuilhermeGB Realmente, coloquei o link mais a meio informativo, como mencionei... 

9 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

O preço varia pouco, compre tudo na mesma loja para facilitar na entrega/frete

Mas qual razão da B550 ao invés de B450.

As 2 não aguentam o Ryzen 7 5700x3d?

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, AmonEnce disse:

Mas para terem uma margem digamos poderia ser algo por volta de 3 mil reais 

Por volta de 3.000 primeiramente trocaria a fonte, a sua é até boa, mas não é excelente: Cooler Master V2 500W ACAAB-BR - 379,90

De processador eu pularia logo para um possível Ryzen 7, pois o R3600 e o R5600 tem quase o mesmo desempenho, o R5600 ganha do R3600 um pouco no passmark e outros testes de desempenho, mas não acho que compensaria gastar por volta de 800 reais por quase a mesma coisa que você já possui (R5600 - R3600)

Ryzen 7 5700X3D - 1299,99

De placa-mãe eu não sou bem informada, por isso deixarei essas recomendações para quem entende melhor.

• Curtir 2
Postado
11 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Mas qual razão da B550 ao invés de B450.

As 2 não aguentam o Ryzen 7 5700x3d?

Por vários motivos:

1 - Suporte a PCI-Express 4.0 que as B450 não tem (os processadores 3000 e 5000 (não "G") tem suporte, mas precisam de uma placa-mãe que tenha também);

2 - Segundo slot para SSD NVMe, dando a possibilidade de upgrades algum dia;

3 - VRM bastante forte, aguenta até Ryzen 9 sem problemas.

A B450M PRO-VDH Max até aguenta o 5700X3D, mas só é recomendável usar se for exclusivamente para jogos. Se for usar o processador para atividades pesadas, como render, o consumo dele chega na casa dos 75-80A, e o VRM dessa placa-mãe já começa a pegar algumas temperaturas um pouco elevadas (~90ºC). Não dá thermal throttling, mas não é uma temperatura confortável, também.

No caso do 5700X (sem 3D), o consumo de corrente dele em full load é de 50-55A, então é bem tranquilo para usar até na B450. Mas se fizer PBO (ou overclock), pode chegar no nível de um 5700X3D também.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Por volta de 3.000 primeiramente trocaria a fonte, a sua é até boa, mas não é excelente: Cooler Master V2 500W ACAAB-BR - 379,90

A fonte é de boa qualidade e vai suportar upgrades de processador e placa de vídeo, não tem motivo para trocar a fonte de 500w por outra de 500w. Pode manter a que tem e investir seu dinheiro em algo vá trazer desempenho.

Minha recomendação:

Troque a placa de vídeo, RX 7600, RX 7600 XT, RTX 4060 ou RTX 4060 TI e depois o processador e placa-mãe. O que limita seu desempenho em jogos atualmente é a placa de vídeo.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado
18 minutos atrás, Pedroou disse:

Troque a placa de vídeo, RX 7600, RX 7600 XT, RTX 4060 ou RTX 4060 TI e depois o processador e placa-mãe. O que limita seu desempenho em jogos atualmente é a placa de vídeo.

Uma duvida, vi por ai que o processador pode não "empurrar" a placa de vídeo caso ele seja fraquinho, nesse caso teria problema parecido, já que são placas placas bem fortes.

desculpe se a pergunta for muito leiga, mas realmente não tenho muita familiaridade com o assunto.

• Membro VIP
Postado

Sim e não, no seu caso ainda vai ter um ganho de desempenho e conseguir colocar configurações gráficas mais altas.

Seu processador vai ter grande impacto com uma RTX 4070, principalmente em jogos "leves" como CS2/Valorant com qualidade no low (baixo). Mas se for o caso de fazer upgrade de processador no futuro, não tem motivo para não comprar uma placa de vídeo forte.

Exemplo que eu costumo trazer, o Valheim satura facilmente a placa de vídeo enquanto sobra processador. Nesse jogo, acredito que você até conseguiria ter algo próximo de 100% uso com seu processador e uma RTX 4070.

7 minutos atrás, AmonEnce disse:

vi por ai que o processador pode não "empurrar" a placa de vídeo caso ele seja fraquinho

Então isso também depende de jogo e qualidade gráfica que vai utilizar.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
57 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Por vários motivos:

1 - Suporte a PCI-Express 4.0 que as B450 não tem (os processadores 3000 e 5000 (não "G") tem suporte, mas precisam de uma placa-mãe que tenha também);

2 - Segundo slot para SSD NVMe, dando a possibilidade de upgrades algum dia;

3 - VRM bastante forte, aguenta até Ryzen 9 sem problemas.

A B450M PRO-VDH Max até aguenta o 5700X3D, mas só é recomendável usar se for exclusivamente para jogos. Se for usar o processador para atividades pesadas, como render, o consumo dele chega na casa dos 75-80A, e o VRM dessa placa-mãe já começa a pegar algumas temperaturas um pouco elevadas (~90ºC). Não dá thermal throttling, mas não é uma temperatura confortável, também.

No caso do 5700X (sem 3D), o consumo de corrente dele em full load é de 50-55A, então é bem tranquilo para usar até na B450. Mas se fizer PBO (ou overclock), pode chegar no nível de um 5700X3D também.

No meu caso não poderei usufruir do PCI Express 4.0 ?

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

No meu caso não poderei usufruir do PCI Express 4.0 ?

Não. O PCIe 4.0 só está disponível nas B550, na B450 até pode usar placa de vídeo e SSD PCIe 4.0, mas vão rodar limitados em 3.0.

agora, GuilhermeGB disse:

Você precisaria de um Ryzen 3000 ou 5000

E talvez nem assim, o Ryzen 5 5500 é interface 3.0.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann o seu 1700X não tem suporte para PCI-Express 4.0, mesmo se você tiver uma placa-mãe que suporte. Você precisaria de um Ryzen 3000 ou 5000 combinado com uma B550 pra ter esse suporte.

Poxa... desanimei um pouco agora!! haahh

A placa-mãe nem veio ainda e eu já preciso de uma melhor!!

Não acredito que dê tanta diferença do 3.0 pro 4.0.. mas é aquelas, eu paguei a placa eu vou extrair 100% dela.

Postado
5 minutos atrás, Pedroou disse:

Sim, esqueci de detalhar isso.

2 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Poxa... desanimei um pouco agora!! haahh

A placa-mãe nem veio ainda e eu já preciso de uma melhor!!

Não acredito que dê tanta diferença do 3.0 pro 4.0.. mas é aquelas, eu paguei a placa eu vou extrair 100% dela.

Não vai fazer diferença nenhuma, amigo.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
5 minutos atrás, Pedroou disse:

O PCIe 4.0 só está disponível nas B550

Não sabia que era algo exclusivo para as placas mãe B550+, achei que seria uma tecnologia integrada para hardwares "mais novos", desenvolvidos atualmente, independente de seu chipset, legal saber disso.

6 minutos atrás, Pedroou disse:

É meio doido um R3600 de 2019 ter suporte para 4.0 e um R5500 de 2022 não ter esse mesmo suporte.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Não sabia que era algo exclusivo para as placas mãe B550+, achei que seria uma tecnologia integrada para hardwares "mais novos", desenvolvidos atualmente, independente de seu chipset, legal saber disso.

É meio doido um R3600 de 2019 ter suporte para 4.0 e um R5500 de 2022 não ter esse mesmo suporte.

Também, me decepcionei LEGAL!!

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não vai fazer diferença nenhuma, amigo.

Se ficar na margem de 10% de diferença, ainda se salva!

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Parece que o Ryzen 5 5500 é um Ryzen 5 5600g com defeito no vídeo integrado, para não perderem, lançaram ele. Isso é só uma teoria minha.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
5 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Ryzen 5 5500 e 5500 são processadores baseados em Zen3, só que são capados em várias áreas. Inicialmente desenvolveram o 5600G com limitações para poder encaixar o gráfico integrado dentro do chip, cortaram quantidade de cache e caparam o PCI-Express (talvez tenha mais cortes, mas esses são os mais relevantes). O 5500 seria basicamente um 5600G que não funcionou bem com gráfico integrado, então desativaram e venderam mais barato.

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Isso é só uma teoria minha.

Também acredito nessa "teoria", é algum comum na industria.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Moderador
Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ryzen 5 5500 e 5500 são processadores baseados em Zen3, só que são capados em várias áreas. Inicialmente desenvolveram o 5600G com limitações para poder encaixar o gráfico integrado dentro do chip, cortaram quantidade de cache e caparam o PCI-Express (talvez tenha mais cortes, mas esses são os mais relevantes). O 5500 seria basicamente um 5600G que não funcionou bem com gráfico integrado, então desativaram e venderam mais barato.

Poxa, não sabia disso, em meu entendimento deveria ser ao contrário kkkk os lançamentos atuais deveriam ser melhores que os anteriores, e não lançar processadores atuais com limitações comparado com os modelos mais antigos como o 3600.

Eu considerava a troca do R3600 por um R5600 infeliz pois o desempenho de ambos, por mais que o 5600 seja um pouco melhor, não justificasse o gasto a mais por apenas um desempenho simbólico, agora sabendo ainda mais dessas limitações, vou ficar um bom tempo com o meu velho 3600 kkk

Postado
2 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Poxa, não sabia disso, em meu entendimento deveria ser ao contrário kkkk os lançamentos atuais deveriam ser melhores que os anteriores, e não lançar processadores atuais com limitações comparado com os modelos mais antigos como o 3600.

Eu considerava a troca do R3600 por um R5600 infeliz pois o desempenho de ambos, por mais que o 5600 seja um pouco melhor, não justificasse o gasto a mais por apenas um desempenho simbólico, agora sabendo ainda mais dessas limitações, vou ficar um bom tempo com o meu velho 3600 kkk

O 5600 é um processador "completo", bem diferente do 5600G e 5500. Só não é viável trocar o 3600 pelo 5600, o ganho de desempenho é na casa dos 20% só, pelo menos eu não considero interessante gastar R$700-800 pra ganhar só isso. Eu trocaria meu 3600 por um 5700X, mais por conta do desempenho multi-core, porque na maioria dos jogos seria os mesmos 20% de ganho, com exceção de um ou outro que conseguem usar mais núcleos do processador.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!