Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite! Eu sou um tanto quanto leigo no assunto de hardware, e queria saber qual memória RAM posso comprar pro meu pc.

Minha placa-mãe é uma MSI H61M-E22/W8, meu processador é um I5-3330. Vi que a placa-mãe suporta a frequência de até 2400Mhz e no site da Intel, diz que o processador aceita 1333MHz/1600Mhz. Se eu comprar alguma memória com a frequência máxima que a placa-mãe suporta vai dar algum problema? Iria precisar fazer overclock pra essas memórias funcionar junto com o processador ou funcionaria de boa? Iria comprar 2x8gb (2400Mhz) da HyperX, mas tô com essa dúvida.

Postado

@Karuara só fique atento que seu processador e placa é DDR3 e acho que essas memórias são DDR4

Já sobre a questão da frequência, você não terá problemas, a única coisa que irá ocorrer é elas serem limitadas pela velocidade máxima do processador 

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

O Core i5 3330 não suporta frequência superior a 1600MHz. Você pode até colocar uma memória DDR3 de maior frequência, porém ela só vai funcionar a 1600MHz no máximo. Algumas placas H61 dão suporte para frequências maiores que 1600MHz, mas somente através de overclock. E para fazer overclock você precisa de um processador que seja habilitado para overclock, ou seja, somente processadores com sufixo "K", exemplo: Core i5 3570K, Core i7 3770K. Se você tentar um overclock com seu i5 3330, a placa-mãe não vai conseguir bootar e vai reiniciar as configurações de fábrica.

• Obrigado 1
Postado

@Karuara Não haverá diferença, só será melhor comprar as de 1600mhz, pois serão mais baratas e te pouparão de gasto desnecessário (maior frequência=mais caro, como seu processador não alcança mais que isso de frequência, vai ser desnecessário)

Porém se você pretende em algum momento fazer um upgrade de processador se mantendo nessa placa-mãe por mais algum tempo(ex: trocar para um I7 ou I5 superior a esse) compensaria pegar uma memória da frequência máxima, ou superior, para quando trocar de processador ter a memória já acompanhando bem

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...