Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A Eletrônica da porta USB

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

A porta usb possui 4 pinos (não necessáriamente nessa ordem):

usb.png.b2e0d7cfcfe00d2515ca6edaef2158d4.png

- dados (+)
- dados (-)
- vcc
- gnd

recorrentemente na empresa que eu trabalho como TI as porta usb apresentam mau funcionamento, não por causa de impacto, mas creio eu devido a falhas na parte eletrônica.

Para resolver esse problema eu me inscrevi em um site que possui datasheets de motherboards que me mostram os esquemas elétricos e assim eu quero seguir a trilha para testar os componentes que trazem energia no 5v do vcc. Só que em um caso eu vi que a porta USB vai até a CPU do notebook. 😵‍💫

Pretendo comprar o livro do Gabriel Torres pra ver se ele pode me auxiliar a entender a parte de hardware voltada para essa parte do USB/CPU só que isso ainda vai demandar tempo... Será que posso raspar a trilha que vai do 'iniciozinho' da CPU para testar se chega 5V lá na porta USB? Eu só vejo sentido em ser isso pois a minha porta usb não liga nenhum dispositivo (teclado ou mouse).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Solução

De notebook eu não tenho conhecimento. Mas já mexi bastante com os PCs Desktop e outros aparelhos que também tem portas USB. 

Nos Desktop, a alimentação de 5V costuma passar por um resistor de baixo valor, que pode agir como fusível. Também existem os casos onde se usam os fusistores, fusível comum eu nunca vi. 

Outras placas ainda tem o controle de tensão dessas portas chaveado por transistor, do tipo mosfet. Creio que a ideia seja poder ligar ou desligar a porta via software, ou então algum sistema de proteção.