Ir ao conteúdo

RX6600 ou RX7600 para o Ryzen 4600G, é muita diferença no Alto/Ultra?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos, conta recém criada para uma compra que será feita amanhã!

- Meu orçamento: 1.700 

Meu setup:

- Processador: Ryzen 5 4600g

- placa-mãe: MSI B550M Pro VDH WIFI 

- Memórias: 16GB (2x8) Kingston Fury Beast (3200Mhz)

- Fonte: Mancer Thunder 500w 80plus bronze

- 2 HDs: 1TB e outro de 500Gb

Placas de vídeo que tenho interesse: RX6600 ou RX7600

Objetivo deste setup: Rodar qualquer jogo atual (ou de 2022 pra trás) com no mínimo a 60FPS cravados no Alto/Ultra em 1080p

OBS: Recentemente vendi meu XBox series S, pois vi que meu PC tem potencial para ultrapassar de formar significativa o desempenho dele, faltando apenas uma placa de vídeo (?), portanto, não via mais sentido em ficar com ele sabendo que meu PC rodaria os jogos muito melhor nele, fora as infinitas opções de configurações.

Meu objetivo além do já citado acima, é passar de forma significativa o Series S e se aproximar muito do PS5 ou Series X em termos gráficos, é possível com tudo o que citei acima?

OBS²: Não possuo SSD, portanto, abrir mão da RX7600 me daria a opção de por um SSD NVMe da Kingston, ou colocar mais 2 pentes de memória (nos 4slots em dual channel) da mesma marca e modelo citados acima, totalizando 32GB, ou um terceiro pente de memória de 16GB também da mesma marca e modelo (caso tenha perda de desempenho nos 4 slots).

Dito TUDO isso, peço encarecidamente a ajuda de vocês, preciso de uma resposta cirúrgica de alguém que realmente tem experiência (sei que a grande maioria de vocês a possuem) para eu decidir definitivamente o que farei amanhã, pois me desfiz do XBox a fim de ter uma experiência significativamente superior e próximo de um Series X ou PS5, pois não posso gastar esse dinheiro e me arrepender depois, afinal, o PC será agora minha plataforma definitiva para jogos!

Desde já, MUITO obrigado!

Screenshot_4.png

Screenshot_8.png

• Haha 1
  • Solução
Postado

Uma coisa que precisa entender é que os preços de peças de PC são muito flutuantes, vão de 8 a 80 em questão de horas, ou mesmo de 80 para 8. A RX 7600 estava por 1.599 na Kabum há alguns dias, porém hoje custa 1.699 no melhor preço.
Por isso é fundamental que faça vigília nas principais lojas. 

A diferença de preço entre RX 6600 e RX 7600 é justificada pela diferença de desempenho entre elas. A 7600 é 20% mais forte, sendo concorrente da RTX 4060 da Nvidia. 
A 6600 por sua vez continua sendo o melhor custo-benefício do mercado de hardware atual, tanto no Brasil quanto no exterior. Veja reviews dela nos sites TechPowerUP e TechSpot frente às placas atuais e tire mais conclusões.

Você não precisa de mais 2 pentes de memória. O que falta no seu PC é um SSD. E futuramente um processador mais forte do que o 4600G, que por sinal é maravilhoso, porém um PC do jeito que está imaginando pede no mínimo um Ryzen 5 5600 e no máximo um Ryzen 7 5700X3D ou 5800X3D.

• Curtir 1
Postado

@yRodrigo Eu jamais montaria um pc com um 4600g para usar em conjunto com uma placa de Vídeo dedicada.. JAMAIS !!

Afinal de contas tui vai usar o gráfico da placa não do processador, sem falar que tu ta comprando uma placa-mãe top com todas tecnologias pci 4.0 etc e NÃO VAI PODER USAR por causa do processador que não suporta kkk entendeu onde quero chegar ?

Compre uma A520m A-pro da Msi, ela tem não tem pci 4.0 como tua B550m mas só faz diferença se você vai copiar e colar arquivos mais rapidamente de um SSD para outro, caso contrário usar o pc e abrir um jogo não tera diferença alguma usando um SSD 3.0 enfim.. Sobre o processador pegue um Ryzen 5600 (sem o G) 5600 nomal, e fique com esse Pc até ele ficar idoso..Te digo que por uns 2 ou 3 anos vai rodar tudo no High se usar com uma Rx 7600 ou 4060, depois disso invista em uma plataforma nova DDR5 que já vai ter ficado mais barato, qual sentido torrar tudo em X3D DDR4 e daqui a 2 anos ta valendo preço de banana porque desvalorizou horrores ? DINHEIRO FORA !!

Vai por mim, um R5 5600 já entrega bem mais que 60 Fps em jogos história e mais que 120 em competitivos, eu tenho ele no segundo pc e confirmo isso. 

só pra constar, o processador atual dos consoles tem 8 núcleos e 16 threads e usa arquitetura zen 2 que seria um Ryzen series 3000 (resumindo é um r7 3700x) o teu 5600 já é do mesmo nível e acima desse processador. então teu pc vai ter mais desempenho que os consoles atuais. mas se pegar um 4600g vai rodar BEEEM abaixo disso, a escolha é sua !

Se eu não consegui te convencer de trocar esse processador olha o Vídeo abaixo comparando o 4600g e o 5600 usando com uma 3070ti. 

https://www.youtube.com/watch?v=lumM2VOSxio

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion Obrigado pelas informações, amigo, pelo jeito terei que ser paciente e aguardar promoções, vale mais a espera do que o arrependimento! 

8 minutos atrás, Kevin Aguiar disse:

@yRodrigo Eu jamais montaria um pc com um 4600g para usar em conjunto com uma placa de Vídeo dedicada.. JAMAIS !!

Afinal de contas tui vai usar o gráfico da placa não do processador, sem falar que tu ta comprando uma placa-mãe top com todas tecnologias pci 4.0 etc e NÃO VAI PODER USAR por causa do processador que não suporta kkk entendeu onde quero chegar ?

Compre uma A520m A-pro da Msi, ela tem não tem pci 4.0 como tua B550m mas só faz diferença se você vai copiar e colar arquivos mais rapidamente de um SSD para outro, caso contrário usar o pc e abrir um jogo não tera diferença alguma usando um SSD 3.0 enfim.. Sobre o processador pegue um Ryzen 5600 (sem o G) 5600 nomal, e fique com esse Pc até ele ficar idoso..Te digo que por uns 2 ou 3 anos vai rodar tudo no High se usar com uma Rx 7600 ou 4060, depois disso invista em uma plataforma nova DDR5 que já vai ter ficado mais barato, qual sentido torrar tudo em X3D DDR4 e daqui a 2 anos ta valendo preço de banana porque desvalorizou horrores ? DINHEIRO FORA !!

Vai por mim, um R5 5600 já entrega bem mais que 60 Fps em jogos história e mais que 120 em competitivos, eu tenho ele no segundo pc e confirmo isso. 

só pra constar, o processador atual dos consoles tem 8 núcleos e 16 threads e usa arquitetura zen 2 que seria um Ryzen series 3000 (resumindo é um r7 3700x) o teu 5600 já é do mesmo nível e acima desse processador. então teu pc vai ter mais desempenho que os consoles atuais. mas se pegar um 4600g vai rodar BEEEM abaixo disso, a escolha é sua !

Se eu não consegui te convencer de trocar esse processador olha o Vídeo abaixo comparando o 4600g e o 5600 usando com uma 3070ti. 

https://www.youtube.com/watch?v=lumM2VOSxio

@Kevin Aguiar

Então mano, no meu tópico eu já descrevi o meu setup, ele é meu PC atual, no caso essa grana seria somente para placa de vídeo!

Sobre o 4600g, comprei pois não tinha intenção no momento de por placa de vídeo, logo a integrada me atenderia bem, DEPPOISSS fui entender sobre cache, zen 3 e etc.

• Curtir 1
Postado

@yRodrigo
Outro detalhe é que as marcas ASUS, MSI, Gigabyte e Galax dão 3 anos de garantia em placas de vídeo. 

A 7600 Gigabyte Gaming OC na Kabum está pelo mesmo valor da Pichau, 1.699, porém sem o frete grátis oferecido pela Pichau LINK

Outra boa promoção é a 4060 por 1.799 LINK

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion

Esse modelo da Gigabyte é o mias bonito no preço atual de 1700 das RX7600, porém eu estou a procura de uma Dual Fan, temo que com o tempo ela envergue devido ao tamanho, fora que ocupa toda minha placa-mãe.

Já a 4060 seria perfeita por ser dual fan, e ligeiramente superior a 7600 de acordo com os testes que vi, mas é quase insignificante.

A 4060 se tivesse 1700 seria perfeito, mas neste valor não irei conseguir comprar, possuo apenas 1700, infelizmente, fora que é uma placa que pelo pouco que li aqui no fórum para revender é muito mais fácil do que uma da AMD.

Para a minha atual configuração, a 6600 contra a 7600 daria muita diferença em FPS? 

Pelo que li a fundo, a 7600 seria um "Overclock" da 6600, devido principalmente ao alto consumo de energia e o ganho de "apenas" 20 fps em média, em 1080p no Alto/Ultra.

Mas obviamente, por ser de 2023, modelo mais recente e com 30% a mais de poder que a 6600, acho que vale eu descartar a 6600 e 1TB SSD NVMe, pois creio que iria me arrepender com FPS abaixo de 60.

Não quero todos os jogos como a Plague Tale Requiem com tudo no Ultra, esses modelos sofem nesse game pra bater os 60 e eu tenho consciência disso, sei que irão existir jogos que no Alto ficará perfeito até mesmo para evitar que a placa trabalhe o tempo todo a 100% em altas temperaturas (o que pela lógica diminui a vida útil dela?), porém, tirando jogos neste nível de texturas/detalhes, quero poder jogar sem me preocupar com FPS, por o game e ele rodar nos 60 numa qualidade top a 1080p que é o propósito e marketing desses modelos, tipo um Tekken 8 no talo.

Meu foco são game offline, campanha e games de luta, meu objetivo como citei acima, é ter uma placa que passe o Series S com MUITA folga, chegando próximo ou igual a um PS5.

Vi que a 7600 tem mais que o dobro de teraflops da 6600, ou seja, poder bruto dela, e isso me fez ficar bem pensativo.

Creio que ficarei sem o SSD, usando meus HDs para não correr o risco de me arrepender depois tendo que ficar ajustando config pra bater 60fps, e com folga pelos testes que vi, 60 ou mais são garantidos em praticamente todos os jogos na 7600 com folga, e essa folga não existe na 6600, embora ela entregue um resultado próximo em muitos jogos.

O que você faria no meu lugar com essa minha configuração visando tudo o que mencionei aqui, comprava um SSD + 6600 ou uma 7600? 

Postado

Se tiver o dinheiro vá de 7600 pois ela é superior e mais nova, mas se estiver apertado vá na 6600 mesmo, lembre-se que as placas são PCI express 4.0 e seu processador 3.0.

• Curtir 1
Postado

Olá amigos, bom dia.

Agradeço a todos pelas respostas e intenção em ajudar, depois de muito pensar e por ser meu primeiro PC gamer comprado tudo zerado pela Kabum (comprei em dezembro de 2023), e possuir um Ryzen 4600g, e dois HDs, cheguei a conclusão que após diversos testes que li, assisti, e reviews de pessoas, a RX6600 irá suprir de boa jogos no Alto a 1080p, ultra, ou ambos a 60fps, em combinação com o 4600g, que segura "de boa" (assim espero), mesmo sendo PCI 3.0..

Comprei junto com o restante da grana um SSD Kingston NVMe de 500gb Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s, creio que dará uma boa diferença para uso geral e um pouco em jogos que couberem nele.

Meu próximo upgrade será um Ryzen 7 5700X, pra empurrar de vez essa placa até os próximos dois anos pelo menos, uma fonte de 750w já pensando numa placa de vídeo também superior, e mais 2 pentes da mesma marca e modelo citada no tópico, ocupando os 4 slots, ou dois de 16.

Novamente, obrigado a todos, desculpe pelos longos textos (como este), mas eu prefiro deixar tudo esclarecido do que restar qualquer dúvida.

Tenham uma ótima semana, Deus abençoe a todos! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!