Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal. Então, já seguindo alguns tópicos que fiz aqui no fórum sobre o upgrade que vou fazer no meu Pc, aqui vem outra dúvida. Eu estou pensando em pegar as fans da Pcyes Sangue Frio 3 ARGB para o pc, provavelmente vou comprar o kit com 3 fans + controladora na Pichau (https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pcyes-sangue-frio-3-argb-3x120mm-preto-k3argbsf3bvbr?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwr7ayBhAPEiwA6EIGxAfAEr0XXYG1QRqwj0XHqrcnyB0gbRO24tQ7l581SPpt4QECFwd6yhoCPpYQAvD_BwE). Porém eu não sei nada sobre instalação de fans ou argb ou qualquer coisa do tipo, a única coisa que eu sei sobre as fans é a parte de parafusar elas no gabinete, depois disso não sei mais nada. Então eu queria saber, se eu for comprar essas fans + controladora, eu vou precisar só conectar as fans na controladora e depois conectar a controladora na placa-mãe ou na fonte? Ou tem mais alguma coisa que eu preciso fazer? Abaixo vou deixar a configuração com a qual essas fans vão ser usadas.

Ryzen 5 5600

MSI B450M Pro VDH-Max

16GB DDR4 2x8 3200MHz

PowerColor RX6600 8GB

SSD 240gb data + 512gb M.2

Gabinete DT3 HyperFlow

Postado
11 minutos atrás, ericl disse:

Opa pessoal. Então, já seguindo alguns tópicos que fiz aqui no fórum sobre o upgrade que vou fazer no meu Pc, aqui vem outra dúvida. Eu estou pensando em pegar as fans da Pcyes Sangue Frio 3 ARGB para o pc, provavelmente vou comprar o kit com 3 fans + controladora na Pichau (https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pcyes-sangue-frio-3-argb-3x120mm-preto-k3argbsf3bvbr?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwr7ayBhAPEiwA6EIGxAfAEr0XXYG1QRqwj0XHqrcnyB0gbRO24tQ7l581SPpt4QECFwd6yhoCPpYQAvD_BwE). Porém eu não sei nada sobre instalação de fans ou argb ou qualquer coisa do tipo, a única coisa que eu sei sobre as fans é a parte de parafusar elas no gabinete, depois disso não sei mais nada. Então eu queria saber, se eu for comprar essas fans + controladora, eu vou precisar só conectar as fans na controladora e depois conectar a controladora na placa-mãe ou na fonte? Ou tem mais alguma coisa que eu preciso fazer? Abaixo vou deixar a configuração com a qual essas fans vão ser usadas.

Ryzen 5 5600

MSI B450M Pro VDH-Max

16GB DDR4 2x8 3200MHz

PowerColor RX6600 8GB

SSD 240gb data + 512gb M.2

Gabinete DT3 HyperFlow

@1lokos @Pedroou< Esses entende!

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Elas vem com controladora. 

Instalar as fans no gabinete e liga as fans nessa controladora, depois vai um cabo para a fonte e 2 na placa-mãe, conforme a descrição:

Alimentação de energia via cabo SATA + 1x cabo de sinal aRGB + 1x cabo de sinal PWM.

O SATA é ligado na fonte e na controladora, o ARGB na entrada/saída ARGB da placa-mãe (no manual mostra onde é) e o PWM em alguma entrada/saída 4 pinos igual a do CPU_Fan (que está o processador), também mostra na manual onde é. 

O PWM pode ser no SYS_FAN, seja 1 ou 2:

image.png

Já o ARGB acredito que seja no JRGB1:

image.png

Mas não sei se vai funcionar para essas fans. Em todo caso, pode não ligar os leds na placa-mãe e apenas controlar as cores pelo controle.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Entendi. Mais uma dúvida kk, dessa forma eu consigo controlar a rotação das fans? E eu também pesquisei e vi que a placa-mãe não tem o conector para ARGB, nesse caso o que eu faço?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, ericl disse:

dessa forma eu consigo controlar a rotação das fans?

2 horas atrás, Pedroou disse:

O PWM pode ser no SYS_FAN, seja 1 ou 2:

Para controlar a rotação.

1 hora atrás, ericl disse:

vi que a placa-mãe não tem o conector para ARGB, nesse caso o que eu faço?

2 horas atrás, Pedroou disse:

pode não ligar os leds na placa-mãe e apenas controlar as cores pelo controle.

Ou seja, só conecta a controladora na fonte e o do PWM na placa-mãe.

Eu particularmente acho melhor colocar no SYS_FAN2 que é em baixo, além de ficar mais fácil o acesso não vai ter um fio passando por cima da placa-mãe, mas aí fica a seu critério.

• Curtir 1
Postado

A pro vdh max não tem conector argb, apenas RGB 12v. você não consegue conectar a controladora nela. você vai conectar as fans à controladora e mudar as cores via controle ou através do botão reset do gabinete. Nesse caso, você precisa pegar o conector reset e conectar na controladora.

Um cabo sata da fonte vai ser conectado para alimentar a controladora e o pwm que sai da controladora você conecta em qq sys_fan ou cpu_fan. Aí você controla a velocidade das fans pela curva de fans na BIOS. (Hardware Monitor no caso da pro vdh max)

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, ericl disse:

Opa pessoal. Então, já seguindo alguns tópicos que fiz aqui no fórum sobre o upgrade que vou fazer no meu Pc, aqui vem outra dúvida. Eu estou pensando em pegar as fans da Pcyes Sangue Frio 3 ARGB para o pc, provavelmente vou comprar o kit com 3 fans + controladora na Pichau (https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pcyes-sangue-frio-3-argb-3x120mm-preto-k3argbsf3bvbr?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwr7ayBhAPEiwA6EIGxAfAEr0XXYG1QRqwj0XHqrcnyB0gbRO24tQ7l581SPpt4QECFwd6yhoCPpYQAvD_BwE).

Como esse kit da PCYes inclui uma controladora ARGB que é também HUB PWM para ligar o cabo PWM das ventoinhas - até 9; o que tem que fazer é:

Ligar a controladora na fonte através de um cabo SATA.

Ligar o cabo PWM da controladora num SYS_FAN (CHA_FAN nas ASUS) para permitir o BIOS controlar o rotação das fans em função da temperatura do CPU.

Ligar o cabo ARGB (3 pinos com falha) da controladora num conector ARGB da placa-mãe, para sincronizar os LEDs. Se a placa-mãe não tiver este conector use o controle remoto IR da controladora para gerenciar o "frufru".  

Escolheu um kit muito bom, com preço justo, os fans tem bom fluxo de ar.

• Máx. Fluxo de Ar: 60 CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,47 mmH2O

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!