Ir ao conteúdo

Meu pc ficou maluco depois de eu instalar um Ryzen 7 5700x3d

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Bom galera, eu tinha um Ryzen 5 5500 com uma b450m steel legend, 2 pentes de 16 gb da xpg de 3200mhz e uma GTX 1660, comprei um Ryzen 7 5700x3d e no site da placa-mãe dizia que precisava da versão P8.01 da BIOS pra rodar, versão que já era a atual na minha placa-mãe, depois de instalar a nova cpu, o pc ficou reiniciando igual doido, mas uma hora consegui entrar e beleza, só que depois que desliguei e fui tentar ligar no outro dia o problema persistiu, ficava ligando e desligando infinitamente até eu trocar os slots de memória de lugar e tirar a bateria da placa-mãe, porém não sei qual das 2 ações que resolvia o problema porque tem dia que eu acordo e funciona normal e tem dia que eu acordo troco só os slots da memória e ele volta ao normal, não tem exatamente uma sequência ou lógica que resolve o problema, entendo pouco de hardware e não sei se é possível mas parece que o novo processador simplesmente apresentou problemas a BIOS da placa-mãe, teve um dia por exemplo que eu liguei o pc, ele entrou no windows ficou 10 segundos e já começou a reiniciar loucamente por exemplo também, alguém sabe o que pode ser ? Detalhe, depois de muita luta também atualizei a BIOS pra última versão e o problema continua (10.20)

• Membro VIP
Postado

@dygueto Tarde bem vindo

Zica heim 🫢, realmente esse processador começa a ser suportado a partir da versão 8.01.

Compre limpa contato e arrange uma escova de dente velha e remova o processador e as memórias e espirre sem dó limpa contato dentro do soquete do processador e no slot das memórias.

Fique tranquilo que esse produto evapora tão rápido quanto álcool isopropílico e não estraga nada.

E passe a escova dentro do slot as vezes pode ser alguma sujeira que está preso no soquete ou na slot da memória que está fazendo dar esse problema.

Boas sorte.

naoliga_13.jpg

naoliga_11.jpg

naoliga_05.jpg

https://www.ASRock.com/mb/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#BIOS1

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Pessoal, fiz todos os procedimentos do tutorial de cima, limpei todos contatos possíveis, resetei BIOS, cmos, fiz de tudo e nada do problema resolver, as vezes eu consigo entrar na BIOS e já começar a resetar infinitamente, mas na maioria do tempo ele só fica reiniciando, ontem eu troquei do ryzen7 pro ryzen5 e voltou a funcionar, mas quando eu ativava o xmp parava de funcionar, aí atualizei todos os drivers da placa-mãe e até consegui ativar o xmp, aí desliguei e fui tentar ligar hoje e o problema persiste, continua reiniciando. Eu acho que dps que coloquei o r7 deu algum b.o. na placa-mãe, porque n tem explicação, as vezes consigo ligar e usar ele o dia inteiro, aí quando tento ligar no outro dia já da o mesmo b.o, fico umas 5 horas pra fazer ele funcionar aí começa a reiniciar infinitamente.

• Triste 1
Postado
Em 23/05/2024 às 14:17, Arthur Arnemann disse:

@dygueto

Por sorte consegui desentortar e voltou ao normal!

Um homem, uma máquina, ele é o profissional que faz o impossível.

@dygueto se for o que estou pensando, coloque a inicialização no modo de segurança e veja se o problema continua. (windows + R → msconfig → inicialização → marque inicialização segura e marque rede)

se o problema sumir:

você diz que fica iniciando e reiniciando até ligar, isso me parece falha de algum driver, quando o driver que você instalou falha muito, o Windows assume com um driver padrão genérico (isso também funciona para as B450 que devem ser atualizadas para funcionar nos Ryzen 5000, então muitas vezes não é preciso ter outro Ryzen para atualizar a placa).

O windows também assume com drivers padrão no modo de segurança.

mapeie todos os drivers (placa-mãe, processador e placa de vídeo) e, quando ocorrer esse caso, verifique qual driver assumiu (foi substituido).

• Membro VIP
  • Solução
Postado
14 horas atrás, dygueto disse:

Pessoal, fiz todos os procedimentos do tutorial de cima, limpei todos contatos possíveis, resetei BIOS, cmos, fiz de tudo e nada do problema resolver, as vezes eu consigo entrar na BIOS e já começar a resetar infinitamente, mas na maioria do tempo ele só fica reiniciando, ontem eu troquei do ryzen7 pro ryzen5 e voltou a funcionar, mas quando eu ativava o xmp parava de funcionar, aí atualizei todos os drivers da placa-mãe e até consegui ativar o xmp, aí desliguei e fui tentar ligar hoje e o problema persiste, continua reiniciando. Eu acho que dps que coloquei o r7 deu algum b.o. na placa-mãe, porque n tem explicação, as vezes consigo ligar e usar ele o dia inteiro, aí quando tento ligar no outro dia já da o mesmo b.o, fico umas 5 horas pra fazer ele funcionar aí começa a reiniciar infinitamente.

Dia 🌦️

Você tem 3 opções:

1ª - Levar esse placa para reparo e já adianto que menos de 200 reais não deve ficar.

2ª - Venderia essa placa-mãe do jeito que está e já avisando o comprador desse problema, que está com esse problema intermitente, e pegaria outra placa-mãe e já partiria para chipset B450 (PCI-E 3.0) ou B550 (PCI-E 4.0) nova ou usada.

3ª - Fazer um upgrade mais severo e vender essa placa-mãe, processador e memória RAM e partir pra soquete AM5 ou LGA 1700 (nesse caso não tem necessidade de trocar memória RAM caso não queira).

• Curtir 2
  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...