Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, vim ao fórum esses dias perguntrar sobre refrigeração mas ainda não tinha montado o pc porque estava de viagem, após ter feito tudo e testes queria uma ajudinha, comprei um Gabinete Jonsbo c6 e usei meu core i5 12400f.

Ta só com cooler box atualmente, e sinceramente sempre me atendeu bem, o gabinete agora suporta somente 3 fans de até 140mm, usei as da Rise mode 50cfm que eu tinha, poderia por um cooler um pouco maior mas ficaria encostando na fonte quase, podem ver na foto que sobrou pouco espaço.

To usando a  placa-mãe micro ATX 22x18cm e uma Cx430m ATX que eu tinha reserva, Este pc uso no escritório mas jogo as vezes um Cs2, e hoje bateu 65° graus no game, detalhe que moro no sul e fez 8 graus. Então no verão vai subir mais ainda a temperatura, realmente o Air flow dele é precário e tem pouco espaço até para cabos, não tem a Fan exaustora atrás ali do VRM, tive uma ideia de colocar uma de 4cm onde circulei a grade traseira. será que daria certo ?? Vi um modelo da Noctua de 40mm

Abaixo segue as fotos do air flow dele como está funcionando.

fan noctua.png

WhatsApp Image 2024-05-25 at 13.44.32.jpeg

WhatsApp Image 2024-05-25 at 16.01.46.jpeg

WhatsApp Image 2024-05-25 at 17.57.23.jpeg

WhatsApp Image 2024-05-25 at 17.57.23 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-05-25 at 17.57.21.jpeg

Postado

@Kevin Aguiar Pra gastar essa grana em um cooler minúsculo, e fazer gambiarra pra fixa-lo, não seria melhor pegar um cooler low profile? 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19686/cooler-para-processador-notus-lp-argb-120mm-intel-amd-pcyntlpargb

Daria um fluxo de ar melhor no VRM, sem gambiarra e ainda melhoraria a refrigeração do processador...

Os coolers da noctua tem fama de serem excelentes, porém eu mesmo já fiz uma gambiarra instalando um cooler de 40mm em um chipset... e o troço era uma turbina! chegava a 6 mil Rpm e parecia que tinha um secador de cabelo dentro do PC, tive que ligar o cooler de 12V em 5V pra reduzir o barulho.

Postado

@Kevin Aguiar Realmente eu não conheço esse cooler da noctua, mas a física é implacável, um cooler menor vai mover menos ar que o maior, e pra compensar isso ele precisa girar mais rápido, o que produz mais ruído... eu acho difícil algo ser silencioso a 4500 rpm, talvez esses 20db ai seja com o controle de rotação ativo e o cooler girando devagar...

Acho que você consegue esse mesmo efeito desse cooler noctua sem gastar um centavo, só reposicionando os coolers, basta pegar o cooler frontal e colocar ele soprando pra fora, assim você tem 2 cooler tirando ar e apenas um colocando, criando uma pressão negativa que "aspiraria" o ar por essas entradas de ar...

Postado

Também não acho que esse fan de 40mm vá fazer diferença que o valha, a chapa traseira tem os furos muito separados, vai bloquear mais de 50% da area do fan.

Em todo caso esse cara colocou um fan atrás, mas parece que foi de 80mm e como intake, também usou fan de 140mm em baixo e em cima.

Veja se acha um mais barato no AliEx, da Teucer, ID-Cooling.

Para este tipo de gabinete um WC de 120mm se justifica, colocando o radiador na frente, de forma a receber ar fresco.

Postado

@1lokos Alem da grade obstruindo, acredito que a ventoinha da fonte iria roubar qualquer ar que esse mini fan pudesse movimentar...

@Kevin Aguiar acredito que o cooler low profile daria melhores resultados em desempenho por resfriar o VRM, coisa que o WC não faz, e como esse PC intel não faz OC, resfriar o VRM e o CPU é a melhor opção pra arrancar o máximo de tempo do turbo core possível.

E se achar necessário, da para trocar as ventoinhas do cooler por outras mais fortes.

• Curtir 1
Postado
Em 25/05/2024 às 20:57, F4b10 disse:

Esse Air Cooler "low profile/down draft" não tem suporte para LGA1700.

• Compatibilidade:
  • Intel LGA1200 / 1150/1151/1155/1156
  • AMD AM4

Verifiquei o Scythe Surinken 3 e também não tem.

• Sockets Suportados:
  • - Intel: LGA775, 1150, 1151, 1155, 1156, 1366, 2066, 2011-v3
  • - AMD:  AM2, AM2+, AM3, AM3+, AM4, FM1, FM2, FM2+

Alguns modelos da ID-Cooling do AliEx tem, ex. o IS-50X V3

Postado

@1lokos Ele modificou o gabinete, a entrada da fonte é onde ele colocou o cooler, ela é pra ficar em cima da Gpu, não é o normal dele. Eu acho que o jeito vai ser um bom cooler Low profile pro LGA 1700, mas não pode passar de 76mm, De resto ficou bem legal, tenho uma fonte modular nele e após uma  hora hoje consegui ajeitar melhor os cabos, to com adaptador molex na placa porque estragou meu pci mas já comprei outro kk

Se tivesse que falar os contras do gabinete é manutenção de cabos. Qualquer troca de pasta térmica coisa do tipo vai ter que tirar a fonte e tudo da frente e também ele é barulhentinho sim. Mas bem compacto e bem construido, vai sair barato o Setup por causa do suporte a fontes ATX e placas M-Atx até 24x24cm 

Só ficar atento no tamanho da Gpu e Air Cooler.

WhatsApp Image 2024-05-27 at 00.26.56.jpeg

WhatsApp Image 2024-05-27 at 00.26.57.jpeg

Postado
20 minutos atrás, Kevin Aguiar disse:

... cooler Low profile pro LGA 1700, mas não pode passar de 76mm,

O Thermaltight TR-SI-100 (LAG1700) tem 74,8mm de altura e dissipa 200W - R$ 189,15 no AliEx + "taxxad" de 20,48% (ICMS) ~R$ 227,00. Mas o ID-Cooling acima - TP 150W;  é mais do que suficiente para o i5-14400F.

Postado

@1lokos Gostei da indicação mas parece que não vai caber, ele tem 100mm de altura pelo que vi ali. 

Se olhar a descrição são 74mm do radiador mais 25mm do Fan.

Eu até poderia comprar para teste, se não funcionanr devolver sei lá, mas devolução no aliexpress é uma burocracia danada. 

Sem título.png

Postado

Tem razão, não reparei que a altura era sem o fan, não serve par o seu caso.

O ID-Cooling SI-50X tem 56mm de altura, tem outros modelos da marca no formato "low profile/down draft".

No Hardware Canucks tem teste de air cooler torre da ID-Cooling, tem bom desempenho.

S73ee7c5b29e944f295463a62783467220.jpeg

Postado

@1lokos Vou dar uma analisada, agora é inverno e aqui no sul e mesmo no Cpu-z o processador não bateu 73° graus a 100% então to tranquilo por enquanto kk

Mas perguntando na boa, será que fiz uma boa escolha com o Gabinete Jonsbo ? ele é legal e compacto mas essa necessidade de precisar de um cooler melhor e até os barulhinhos que ouço vindo do gabinete por ser aberto me incomoda um pouco, é só por o headset mas sei lá.

Com os 400 reais gasto nele da pra devolver e talvez pegar um Gabinete aquario completar o resto pra um melhor cooler, ou um Fone novo que eu queria, tava pensando na ideia, Mas no geral curti o gabinete, ia até mandar meu Tio fazer uma alcinha pra carregar ele coisa do tipo, essa minha versão não vem junto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!