Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com alguns problemas no meu PC que descreverei abaixo e pesquisando possíveis soluções, cheguei na atualização de BIOS. Atualmente minha BIOS está na versão F5, sendo que a ultima versão disponível no site da Gigabyte é a F53. Para realizar a atualização, vi apenas um vídeo comentando a necessidade de se passar por todas as versões até chegar na mais recente mas queria saber se tem alguma ordem: passar por todas, alguma ordem específica ou pular direto para a mais recente. Também vi que algumas versões possuem um 'pré-requisito' e até baixei e instalei direto do arquivo, mas para as versões que tem estes pontos tem alguma atenção a mais pra se tomar? Primeira vez que farei esta atualização de BIOS e quero tentar reduzir ao máximo a chance de erros que possam corromper a placa.

Já aproveitando o tópico: esta atualização tentarei realizar pois recentemente troquei o gabinete do meu PC para melhorar a temperatura, já fazendo aquela limpeza completa. Após ligar e ter tudo funcionando, fui jogar e do nada o PC 'morre', deixa de passar vídeo para os monitores e a música (spotify) continua tocando, mas preciso desligar o PC direto no botão. As vezes demora 30 minutos em jogo, as vezes 1 minuto, porém só acontece com jogo aberto. Pesquisando, atualizei drivers de vídeo, aúdio, chipset, LAN e o problema persiste. A única coisa que ainda não atualizei por um pouco de receio é a versão da BIOS que está na F5, não sei se posso subir pra mais recente (F53) direto. Vou deixar uns prints de teste que fiz pois não sei se pode ser a GPU ou fonte. Já cheguei a ter esse erro umas 2~3x uns meses atrás mas agora está mais frequente, não sei se é uma informação relevante mas além do gabinete, durante a limpeza acabei removendo por uns minutos a bateria da placa-mãe mas retornei a mesma sem problemas, tanto que pra rodar o MemTest pra escolher a opção de boot avisou que o CMOS foi limpo e precisaria reconfigurar o setup de BIOS, mas de resto a config é essa abaixo:

placa-mãe: Gigabyte AB350-Gaming 3

Processador: Ryzen 5 1600X

RAM: 2x8 GB HyperX Fury DDR4 2400 MHz

GPU: EVGA GeForce GTX 970 4 GB

Fonte: EVGA 500w 80 Plus (modelo 100-W1-0500-KR)

image.png.e06e07ccc3f40182dcc4b1258812b5c6.pngimage.thumb.png.8f12636314c17400ef6b856b0c0e148b.png

image.png

Postado

Boa tarde!

Já tive essa placa-mãe. Tive um problema para atualizar a BIOS dela... Pois tive que atualizar 2 X hehehehe, uma vez a BIOS principal e outra vez a BIOS de backup...

Foi bem estranho... Pois as vezes ele ligava com uma BIOS e as vezes com outra...

Quanto a ordem de atualização, só se a BIOS que voce quer ir diga que deve estar na versão X... Senão pode atualizar pra última sem problemas...

• Membro VIP
Postado

Só é necessário ir em etapas quando o fabricantes diz. E a Gigabyte diz na página de download que, se for usar o Q-Flash (o atualizador embutido no BIOS -- é o método recomendado), tem que primeiro atualizar para a versão F31. Depois, pode atualizar para a última versão F53 diretamente.

Diz lá também para ter driver recente do chipset instalado no Windows para evitar incompatibilidade. Edit: antes de sair da F31, também querem que você instale um tal de "EC FW update Tool" (da seção "Utilidade" do site), não sei para quê. Instale...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@iagomes_ Boa tarde. Você só precisará seguir uma ordem de instalação se na página de suporte informar isso. Senão pule para a versão mais atual. 

A única restrição a atualização é que seu processador é de 1ª geração (Ryzen 1000). Muitas dessas placas perdem o suporte a esses processadores após atualizar a BIOS, possibilitando que a placa suporte os modelos mais recentes de processador.

Obs: Aparentemente os únicos processadores que perdem suporte são os Athlon e os A-series.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

A única restrição a atualização é que seu processador é de 1ª geração (Ryzen 1000). Muitas dessas placas perdem o suporte a esses processadores após atualizar a BIOS

Essa só perde suporte para os Bristol Ridge.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde pessoal, obrigado pelos retornos!!

@Rodrigo J Polette Pra atualizar a BIOS de backup tem algum caminho diferente de seleção no Q-Flash?

@Marcos FRM No caso, posso sair da F5 para F31 (atualizando o chipset que é pedido na F30), F41 (já instalei o EC FW que é pedido lá) e por fim F53. Caso tenha algum b.o no meio do processo, a BIOS de backup volta para a ultima que instalei ou para que tinha de fábrica (F5)? Preciso subir algo na backup ou ela atualiza junto conforme vai subindo versões?

@Pedro Math.pi como o Marcos falou, lá só tem essa perda de compatibilidade para os Bristol Ridge, pelo que vi o meu não cai nessa lista.

@GuilhermeGB então já me falaram muito que essa fonte é bem zoada, mas na época era o que o dinheiro deu. Inclusive no futuro pretendo fazer uns updates pra Ryzen serie 5000 e RTX serie 4000~5000, com base na minha configuração atual e prevendo estes updates poderia recomendar uma fonte boa? O próximo teste se o update da BIOS não resolver será trocar a fonte e vou acabar comprando uma nova pro teste.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Atualize da F5 para F31. Depois da F31 para a F53. Faz muito tempo que não uso Gigabyte. Eu acho que o BIOS de backup não é mexido e fica na versão velha por segurança.

• Curtir 1
Postado

@iagomes_ qual valor pretende investir na fonte? Deixarei duas opções:

SilverStone SST-ET500 500W - R$230 - Projeto com regulação DC-DC, capacitores de entrada, 3 anos de garantia

Gamdias Cyclops M1-550B 550W - R$270 - Projeto com regulação DC-DC, capacitores intermediários, 3 anos de garantia

Eu indicaria também a Cooler Master MWE Bronze 500W (MPE-5001-ACAAB), que seria uma fonte um pouco superior as outras duas e com 5 anos de garantia, mas ela encontra-se sem estoque nas principais lojas.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

SilverStone SST-ET500 500W - R$230 - Projeto com regulação DC-DC, capacitores de entrada, 3 anos de garantia

Cabe esclarecer que "capacitores de entrada" não é de entrada de energia e tal. Quer dizer capacitores baratos, de qualidade não muito boa e, provavelmente, não muito duráveis.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Acredito que até uns R$ 500 ~ 600, pra não ter problemas tão cedo com fonte após os updates. Essa da Cooler Master chegaram a me recomendar ela em um post passado, mas também to com dificuldade de encontrar ela disponível pra compra.

Postado

@Marcos FRM Consegui realizar o update da BIOS, apenas para deixar registrado caso alguém no futuro caia neste tópico com o mesmo problema:

Instalei os drivers de chipset 19.10.16, 5.11.02.217 e EC FW B19.0606.1. Este ultimo foi problemático porque tinha programas secundários (Riot Vanguard e Windows Defender) que estavam barrando a execução, mas depois de inativar foi tranquilo a instalação.

Consegui sair da F5 pra F31, mas ao ir pra F53 o PC ficou travado uns 20 min na tela de boot. Após um 'mini-infarto' pensando que ferrei a BIOS, desliguei da tomada o PC e removi a bateria por uns instantes. Ligou porém ao conferir se estava na F53 ela voltou pra F5, fiz novamente o update pra F31 e tentei subir pra F52i (ultima release antes da F53) e funcionou normalmente.

Não entendi mas acredito que algo da F53 pode ter conflitado e decidi não arriscar subir pra F53 por ora. Sobre o problema secundário que me motivou a atualizar a BIOS ainda estarei investigando, mas tratarei em tópico apartado.

Obrigado a todos pelas dicas e auxílio.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!