Ir ao conteúdo

Ryzen 5 4500 com clock travado em 0,40ghz, oscila demais - desempenho cai

Ir à solução Resolvido por mathbruxo,

Posts recomendados

Postado

Olá galera, primeiro post, fui orientado a fazer um post pois não consigo encontrar nada a respeito.
deixa eu informar aqui o meu setup:
Ryzen 5 4500
gigabyte a320m s2h
2 memorria DDR 2400mhz ( 4gb+8gb = 12GB)
2 SSD kingston 1-240gb e 1-480 gb
gigabyte GTX 1650
fonte gamemax gp650w 80% bronze

problema: - a quase 3 semanas estou tendo esse problema, começou do nada, mexia no pc, as vezes na propria area de trabalho e o pc ficava muito lento, quando eu ia verificar a frequência da cpu, estava em 0.40ghz, depois de um tempo desligado voltava ao normal, mas conforme ia mexendo, voltava a ficar 0.40ghz.

o que eu já fiz: 
1° verifiquei drivers
2° troquei a pasta térmica( mesmo não tendo altas temperaturas, fiz a troca, pois li um post falando que poderia ser thermal throttling )
3° pensei que fosse virus, ou algum bug do windows( então formatei )
4° levando pouca fé nisso, mas não custava nada, atualizei a BIOS
5° passei para teste de hardware, comecei pela fonte, fiz um teste com a fonte de um amigo e logo que coloquei voltei ao normal, então fiz a troca da minha fonte que era uma aerocool 500w pela gp650w da gamemax, ficou de boa um dia, depois voltou a acontecer o mesmo problema
6° fiz a limpeza do gabinete e placa-mãe, tirando poeiras

7° já mexi na parte de energia do windows tambem, e não adiantou, meu setup não eh notebook, então acho que isso não interfere muito

coisas que ainda não fiz:
testar outro processador( talvez seja o processador )
testar outra placa-mãe ( eu pensei que talvez seja o VRM esquentando, mas acompanhando pelo Hwinfo86 a temp do VRM chega a no maximo 50°, mas depois decai pois a frequência do clock cai.
testar outra placa de Vídeo(pois a que eu estou usando esta com poeira, mas mesmo assim a temperatura esta ok, não tenho mais pasta termica para fazer a limpeza completa

bom, se alguém já teve esse problema, por favor me dê uma luz, já não sei o que pensar. 
OBS: analisando as tensões, toda vez que o VOLTAGES CPU VDD cai para 0.713v o clock cai( mas acho que é apenas a tensão, então para não danificar o clock cai) mas notei tambem que a tensão fica ok, de boa até o (CURRENTS - CPU VDD passar dos 100A ) ai é onde começa a cair o clock, essa parte não manjo muito, obrigado pelo tempo de todos, se poderem me ajudar, ficarei muito grato! 
OBS 2: a fonte gp650w é nova, comprei achando que resolveria o problema!

hwmonitor.png

Postado

@mathbruxo mano, seu Ryzen 5 puxando 200A?????Como assim? eu com meu vendido Ryzen 9 5950x puxava 140A '-' (usando TUDO)

algo de errado não está certo '-'

vá na BIOS e desabilite o PBO do processador, e veja se normaliza

deixe o processador em stock, e deixe ativado somente o DOCP das memórias rams

Postado

@El Dorado  opa, também achei estranho isso cara, toda vez que passa de 100A o clock cai, não faço overclocking e o turbo booster dele eu desativei, teve um dia que pode acreditar, o clock maximo bateu 19000mhz no hwmonitor, não entendi nada, o que é pbo ?  e o processador já esta em stock, não estou usando o booster dele e o que seria o DOCP ? 

edit1- eu cheguei a pensar que poderia até ser a energia da minha casa, mas acho que é impossível, pois se fosse, outros eletrodomesticos aqui, estariam com problema. E tambem quando fiz o teste na casa de um amigo, antes de ligar na fonte dele, liguei na minha normal e ficou do mesmo jeito

Postado

@mathbruxo pbo é o que geralmente recomendam para o processador atingir clocks mais altos (recurso ativavel na BIOS do pc)

e DOCP é a "mesma coisa" do PBO, só que para memórias rams da AMD

Postado

@El Dorado sim mano kkkkkk falei com uns amigos, eles não acreditaram, na hora acabei esquecendo de printar e antes de bater 19k, ele bateu 5,5ghz, sendo que o maximo do meu é 4,1, vou baixar esse hwinfo64

Postado

@mathbruxo mano do céu!!!!

mano, pior que de uns tempos pra cá, tem gente relatando problemas (em algumas lives do peperaio hardware, que é um cara da informatica) assim tmb em algums processadores (geralmente nos da intel de 7º geração), processadores antigos ja, relatando esse mesmo problema, que o processador não estabiliza mais o clock, que ele não sobe mais o clock como deveria, e o problema "resolve" quando eles setam o clock do processador manualmente (coisa perigosa de se fazer, requer um conhecimento mais afundo sobre isso), e depois disso o problema deles não acontece mais (por um tempo, depois volta)

mas agora, isso do processador simplesmente pegar tudo isso de clock....mano....nunca vi relatos, e isso ta legal não '-'

@mathbruxo quando for rodar o programa, deixe somente ele rodando, não use o hwmonitor junto

Postado

@El Dorado é hwinfo86 ou hwinfo64, pois esse hwinfo64 não tem não, baixei o aida64 seria esse? e nele tambem a corrente passa de 100A com o clock reduzido, quando cai abaixo de 100A o clock fica normal e a tensão volta a ficar ok

Postado

@mathbruxo tem sim mano, te passei o link acima, mas vou passar de novo = ESSE AQUI = , ja direto para download, do proprio site deles

não é o aida64

@mathbruxo o icone do programa depois de instalado é uma "escadinha" branca, com fundo de background azul em cima e preto embaixo

Postado

@El Dorado olhando pelo aida64 notei que a tensão do núcleo da cpu é entre 0,912 - 1,219 ( o que seria o normal ) mas quando ele esta trabalhando com o booster ativo ele gira em torno de 1,3v a 1,4v, estranho demais isso, será que o processador pode ser o causador disso??

@El Dorado instalei aqui, o que devo procurar ?

@El Dorado olha ai por favor

64.png

Postado

@mathbruxo agora sim as medidas aparentam estarem certas

agora feche o programa, instale o CPU-Z para fazer um teste de stress no processador, e rode o hwinfo64 tmb, deixe os 2 rodando juntos por uns 15min, vamos ver se ele pega esses 200A de novo

@mathbruxo essa minima esta preocupante

Postado

@El Dorado opa boa noite, desculpe não ter postado ontem, mexi em uma configuração na BIOS, até o momento não tive problemas, troquei o pstate de 0 para 1, e desabilitei o c - state global e coloquei a energia em equilibrado, aparentemente esta tudo funcionando, caso ocorra novamente, eu dou um aviso! obrigado pela ajuda

• Amei 1
Postado

@El Dorado opa mano, boa noite! o problema voltou, era bom demais pra ser verdade, deixei o cpuz estressando lá como você falou e aqui esta 

teste.png

@El Dorado o que devo esta enfrentando? uma placa-mãe com problemas por não esta enviando a tensão correta? ou um processador com problemas? 

obs: mesmo com o turbo desativado, ontem o processador atingiu 4,4 GHz, sendo que o clock base eh 3,6ghz e com booster 4,1ghz

• Triste 1
Postado

@mathbruxo possivelmente os dois

moço, esses 200A de corrente, está me dando agonia '-'

mas 398mhz é pior

recomendo que acione a garantia (se ainda tiver), e reporte o problema, tanto para a AMD, quanto para a placa-mãe.

Aliás, teste outro processador, e veja se o problema ainda persiste (ou algo similar)

ou simplesmente pesquise na net, como travar o clock do processador (pode perder a garantia), e outra, nunca trave o clock acima das especificações do processador.

Se o maximo que o processador chega é 4.1 pelo fabricante, trave até os 4.0ghz, nunca acima, pois visando dar mais estabilidade para o seu sistema como um todo

Postado

@El Dorado não tenho mais garantia, ta muito estranho isso, não consigo travar clock, pois placa-mãe é de entrada, tudo é limitado! não sei mais o que fazer, se você fosse da um chute, o que seria o problema ? o processador ou a placa-mãe? 
obs: a placa de Vídeo pode fazer isso? pois a placa esta mt suja de poeira, mas as temperaturas e tensão estão ok, então acho que não é isso, to acreditando que seja a placa-mãe, mas esses GHz do processador estão me deixando com o pé atras de ser a placa-mãe

Postado

Essa A320M S2H aí me parece ser uma placa bem ruinzinha, ela tem apenas 3 fases no VRM, sem dissipação nenhuma, e você ativou o PBO pra piorar a situação. Deixe seu CPU em stock para não forçar tanto o VRM e segurar melhor o desempenho. Esses 200A do HWMonitor aí parece ser erro, porque no HWiNFO64 não tem nada disso. Mas tudo indica que o VRM da sua placa-mãe não está dando conta da carga que o processador está exigindo. 

Postado

@mathbruxo as vezes sujeira pode sim, dar alguma alteração de tensão ou corrente (mesmo que minima)

De uma limpeza no pc, principalmente na placa de Vídeo

e sobre ser a placa-mãe ou o processador.....bem, até hj ainda não se tem uma solução aparente, pois quando os que tem esse problema, acionam a garantia, a fabricante, diz que não é ele, e joga para o outro fabricante, e fica nisso. Tem pessoas relatando problemas como o seu, e eles falam, que quando acionam a fabricante da placa-mãe, e relatam esse problema, a fabricante diz...."não, É O PROCESSADOR, VERIFIQUE COM ELES", e fica nisso de um jogar pro outro

Postado
19 minutos atrás, El Dorado disse:

Tem pessoas relatando problemas como o seu, e eles falam, que quando acionam a fabricante da placa-mãe, e relatam esse problema, a fabricante diz...."não, É O PROCESSADOR, VERIFIQUE COM ELES", e fica nisso de um jogar pro outro

Se a situação for analisada por uma assistência técnica competente, não corre o risco disso ocorrer. Se quem estiver analisando for a própria loja que vendeu o hardware, é comum eles tentarem correr do problema. Aqui no Brasil é comum que as próprias lojas atendem os problemas de garantia de hardware por falta de assistência autorizada pelo fabricante.

Analisando melhor os prints, o que está muito estranho nessa situação é que o processador está rodando com desempenho baixo, e a exigência de energia está muito alta. Meu Ryzen 5 3600 com overclock de 4.28GHz a 1.18V mau chega a consumir 80W em estresse no Cinebench R23, e olha que o estresse que o Cinebench R23 oferece para o CPU é bem maior que o teste do CPU-Z. Os sensores da placa-mãe está registrando máxima de 97W, meu processador só chega a consumir isso quando faço overclock de 4.4GHz a 1.25V.

É normal esperar que o VRM desse tipo de placa-mãe apresente thermal throttling nesse nível de consumo de energia, agora resta descobrir o que está causando esse alto consumo, se é o processador ou a própria placa-mãe. Um colega aqui do fórum estava com um Ryzen 5 4600G, que é simplesmente um 4500 com vídeo integrado, e estavamos discutindo num tópico sobre overclock, e pelos registros dele, o 4600G só chegou a consumir 88W depois que ele fez overclock para 4.35GHz com tensão de 1.37V, uma tensão bem elevada. Então é obvio que a situação não está normal.

• Curtir 1
Postado

@El Dorado o problema dela não é tensão, repare que o processador está trabalhando até com tensão abaixo do normal. O caso dos Core i9 é isolado, é sacanagem da Intel mesmo que força os CPUs a rodarem com níveis de energia absurdos por puro marketing. Se eles deixarem os CPUs trabalhando dentro de níveis seguros, eles não teria nenhum ganho de desempenho real entre as gerações, e os PCistas ricos não ficariam empolgados para pagar US$600 num novo CPU todo ano.

Esse problema da placa-mãe jogar mais tensão é comum em alguns casos, mas geralmente não chega a causar problemas, no caso do Core i9 causa porque a Intel já projeta ele pra trabalhar dentro dos limites máximos que o chip aguenta. Minha placa-mãe mesmo joga picos de mais de 1.40V pro meu processador em stock, mas até com overclock de 4.5GHz eu consigo estabilidade travado a 1.33V, no dia a dia eu uso ele travado a 1.18V e 4.28GHz.

• Curtir 1
Postado

@El Dorado @GuilhermeGB to pensando em comprar uma peça nova, infelizmente só tneho dinheiro pra um ou outro, no caso o processador ou placa-mãe nova, o que vcs me indicam? analisando minha situação? seria melhor apostar em trocar qual? pois ja comprei uma fonte nova e não adiantou. no caso então o vrm da placa-mãe que não esta aguentando?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...