Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, estou com uma dúvida principalmente no que se trata de eficiência na bateria, portabilidade e no sistema derefrigeração(Não quero que ele esquente muito caso eu use ele descansando na cama ou sentado em um aeroporto por exemplo). 

Não, não pretendo usar ele pra jogos ou renderizar vídeos, quero algo para abrir várias abas no navegador pois trabalho com crypto. Inclusive esse é um dos motivos pela qual eu não estou optando por pegar um MacBook M1 ou superior, por que eles possuem uma vulnerabilidade dentro do processador onde eu posso ser roubado e perder todo o meu dinheiro que esta nas minhas carteiras com crypto ativos. 

• Coordenador
Postado

@Ezequiel Marinho qual falha? É uma falha de hardware, que não é possível consertar?

Além disso, me parece que você vai fazer tarefas cotidianas, eu não vejo bom custo-benefício ao pagar caro num Mac, se pode pagar mais barato num notebook ultraleve e que vai fazer as mesmas tarefas, por exemplo.

• Coordenador
  • Solução
Postado
7 horas atrás, Ezequiel Marinho disse:

Obrigado. Pelo o que vi, trata-se de vulnerabilidade na própria arquitetura do processador, logo não tem como corrigir via software, apenas mitigar o risco e ao custo de diminuir poder de processamento.

Vi também que no chip M3, o DMP pode ser desativado, assim a vulnerabilidade não pode ser utilizada e os dados não serão roubados, mas também ao custo de diminuir poder de processamento. Os desenvolvedores de programas também podem implementar ofuscamento do DMP, mas, novamente, ao custo de poder de processamento.  A própria Apple possui artigo ensinando a mitigar o risco de roubo de dados.

Outro ponto é que, apesar da vulnerabilidade existir, é "baixa a probabilidade de ser usada" -- você teria que instalar um programa malicioso específico pra isso, o que pode ser evitado usando boas práticas de segurança digital, como em qualquer sistema operacional.

Por fim, perceba que a vulnerabilidade da Apple é bem semelhante àquelas Meltdwown, Spectre e Downfall, todos da Intel, ou seja, não existe sistema 100% perfeito.

Apesar de tudo isso, continuo achando que não vale a pena comprar um Mac pra fazer o tipo de tarefa que você pretende.

Postado

@mick 07 E o que você achou sobre o fato de alguém poder usar um site com JavaScript para abusar dessa falha de segurança? Da pra dizer o quão eficiente seria isso? No caso o mero fato de eu entrar em um website malicioso já colocaria o sistema todo em risco? Queria entender melhor essa questão.

• Coordenador
Postado
27 minutos atrás, Ezequiel Marinho disse:

@mick 07 E o que você achou sobre o fato de alguém poder usar um site com JavaScript para abusar dessa falha de segurança? Da pra dizer o quão eficiente seria isso? No caso o mero fato de eu entrar em um website malicioso já colocaria o sistema todo em risco? Queria entender melhor essa questão.

Citação

It also might be possible to pull off this kind of attack on a website via Javascript code, which would be far more effective at impacting the average user—they wouldn’t have to install anything. But that’s theoretical for now.

Até onde vi, não foi testado. ,

De novo:

1) Apesar de existir, é uma vulnerabilidade complexa de ser aproveitada, e existem meios de mitigar, inclusive com boas práticas de segurança. E isso não é algo exclusivo da Apple, conforme já falei. Você estará vulnerável ao usar qualquer plataforma, basta saber o que está fazendo.

2) Ainda tá cogitando a compra de um Mac? Sinceramente, vai ser um péssimo custo-benefício. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!