Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia povo, tava pensando em fazer um circuito de fonte inteligente mas a maioria das fontes que acho na internet são de 12 volts.

Como essa aqui.

Semicondutores

U1 ....... Circuito Integrado LM317

Q1 ....... Transistor Bipolar NPN 2N3904 (ou equivalente)

LED1 ... Led de uso geral 3mm vermelho

LED1 ... Led de uso geral 3mm verde

Resistores

R1 ..... Resistor 1.8Ω (marrom, cinza, vermelho, dourado) 

R2 ..... Resistor 1Ω / 2W (marrom, preto, preto, dourado) 

R3 ..... Resistor 330Ω (laranja, laranja, marrom, dourado) 

R4 ..... Resistor 2.2KΩ (vermelho, vermelho, vermelho, dourado) 

RP1 ... Trimpot de 10KΩ

Minha pergunta é se vocês tem algum circuito de fonte de 6 volts ou posso adaptar essa fonte de 12 volts num divisor de tensão com resistores pra ter os 6 volts desejados e assim enviar pra bateria?

fonte.PNG

• Membro VIP
Postado

você quer carregar uma bateria de 6V pb é isso?

18 minutos atrás, lucianolcoa2 disse:

algum circuito de fonte de 6 volts ou posso adaptar essa fonte de 12 volts

Uma alternativa é adaptar um regulador step down (clique) na fonte 12V e ajustar pra V da bateria mais baixa.

• Curtir 2
Postado

O circuito faz 2 tarefas. 

Regulação de tensão: através dos resistores R3, R4 e RP1. Para uma bateria chumbo ácida de 6V substitua R4 por 1K2 em paralelo com 22K. Substitua RP1 por 500R.

Regulação de corrente: através do resistor R1 combinado com o transistor. Com 1R a corrente limite vai ficar em 600mA. Se trocar R1 por 0,33R sobe para 1,8A, se quiser fazer limitação de corrente ajustável acrescenta +1 resistor e +1 potenciômetro ao circuito.

Aquecimento: o circuito é linear, o LM317 aquece e muito. Toda a corrente que vai para a bateria passa por ele, toda a diferença de tensão entre a fonte e a bateria fica nele. Se puder usar uma fonte de 9V (preferencial), no máximo 12V vai diminuir e muito esse problema.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

para 1,8A,

Permiti-me uma observação prática com relação a isso... Nos primórdios da existência deste regulador havia uma possibilidade remota - não testada por este ser que vos digita - de ele suportar sua corrente máxima e quiçá um pouquinho além. E claro tinha que ser de fabricantes confiáveis talvez apenas do próprio criador.

Atualmente com o onda fake que assola vários aspectos da vida, no mundo eletrônico não é diferente. Portanto uma dica que vos dou é sequer considerar a corrente/tensão/potência pela metade destes dispositivos.

Caso insistas no circuito acima, gentileza considerar uns 0.3A quando com 12V e claro, um belo dissipador...

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Aquecimento: o circuito é linear, o LM317 aquece e muito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...