Ir ao conteúdo

É possível criar um executável para formatar pendrive ao ser clicado?

Ir à solução Resolvido por LuisJacaranda,

Posts recomendados

Postado

bom dia!

tem como criar um executável que ao ser clicado inicie a formatação apenas  do prendrive em que ele esta instalado ou que  formate tudo com exceção do "c:"?

estou trabalhando agora em uma pequena empresa de publicidade com edição de imagem, no qual tenho diversos modelos e ideias de projetos de minha autoria salvos em um  pendrive. o que ocorre que toda vez que esqueço este pendrive no serviço, vem um individuo e copias algumas de minha ideias e arquivos e utiliza para seus próprios projetos com algumas alterações e mesmo falando com meu chefe nada foi feito, pois meu chefe fala que é apenas coincidência outra pessoa ter tido a mesma ideia que eu "obs é sempre a mesma pessoa, o genro do chefe".

Já pensei em criptografar os arquivos em umas pasta com senha, porém sei que seria visto como um causador de intriga no serviço e que não tenho confiança nos colegas de serviço, com isso pensei em fazer um back-up em nuvem e criar um falso arquivo no qual quando for clicado execute um comando que delete os arquivos dentro do pendrive.

Postado

Porque baixar um um projeto da nuvem é salvar novamente demora muito e então usamos pen-drive ou HD externo que agiliza, pois alguns arquivos são muito grande como os de 3d Studio 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
20 horas atrás, Guto Lima disse:

Já pensei em criptografar os arquivos em umas pasta com senha, porém sei que seria visto como um causador de intriga no serviço e que não tenho confiança nos colegas de serviço

Não vejo como falta de confiança, vejo como princípio básico de segurança digital, até porque está em um ambiente corporativo. Use senha no próprio pendrive, pois ele é de uso pessoal e você tem que zelar pela segurança de seus dados.

• Curtir 4
Postado

Pode usar bitlocker drive encryption, mais se você esquece o pendrive lá no serviço acho meio complicado porque você teria que lembrar de bloquear ele depois de usar.

De repente a solução é procurar um emprego em outro lugar.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Guto Lima uma boa parte dos próprios fabricantes de pendrive eles já possuem algum programa de encriptação dos arquivos que é bem leve e prático.

Mas de modo geral usa o VERACRYPT e cria um "contêiner" ou criptografa todo o pendrive e coloca uma senha que não seja tão fácil.

Com isso basta você tirar o pendrive, bloquear o Windows (Windows + L), ou desmontar o arquivo criptografado que não tem como ninguém acessar.

Lembrando que por causa da criptografia ser em um armazenamento móvel (pendrive/SSD externo e afins), se você ficar tirando e colocando do computador sem desmontar corretamente a partição criptografada, você pode corromper todo o arquivo. 

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para É possível criar um executável para formatar pendrive ao ser clicado?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!