Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou tendo problemas com o WinRAR e/ou outros programas de compressão, até mesmo o que já vem com o Windows.

Independentemente da configuração que eu faça no WinRAR (tamanho do dicionário, nível de compressão, etc), continuo não conseguindo compactar meus arquivos.

Arquivo original (Vídeo)

image-1.png.c24242e0c96e47b82fa6cae267dfac82.png

Arquivo "compactado" (.rar)

image.png.c3663bc07405b74b97c58ed86aedc4f0.png

Configuração (WinRAR)

image-2.png.293b29d203fe37778e690882abd083cd.png

Ambos estão com o mesmo tamanho de 144MB. O que eu faço?

Postado

@Toyzin12 alguns formatos de arquivo já possuem uma certa compactação de dados, sendo assim, ao tentar comprimi-los o resultado final será ínfimo ou praticamente nenhum, como acredito que seja o caso do formato MP4.

Postado

Tentei compactar um arquivo .exe, e teve diferença de apenas 1 MB

Baixei um .rar da Internet

Compactado: 235 MB;

Descompactado: 572 MB.

Tentei compactar 5 arquivos (4 .exe's, e 1 .mp4)

Descompactado: 402 MB;

Compactado: 393 MB.

Postado

@Toyzin12 sim, existem programas para compressão extrema, que podem chegar a GB de diferença após a compactação. Mas são programas bem específicos, algo que o WinRAR ou compactadores comuns não realizam. Como não conheço muito sobre isso não saberia te indicar tais programas, mas acredito que não seja muito complicado de encontrá-los na internet.

Postado
Em 13/06/2024 às 20:53, Toyzin12 disse:

Ambos estão com o mesmo tamanho de 144MB. O que eu faço?

Tão pequeno o arquivo e você quer compactar mais ainda!!!!

O mais prático, útil e funcional é o 7Zip que o Arutha indicou, melhor que o Winrar no contexto geral.

A compactação ela "funciona melhor" se tiver muitos arquivos, e principalmente arquivos executáveis e vídeo/aúdio eles já são arquivos compactados, se você quer um arquivo de vídeo (que é o caso) com tamanho menor, você precisa CONVERTER em uma quantidade de bits/frame/qualidade menor que o atual, compactação ele mantém a qualidade original do arquivo.

Postado

144 MB pode ser pequeno para um contexto de armazenamento, mas pra transferir isso online pode pesar, dependendo do aplicativo

Mas no caso, esse Vídeo eu usei como exemplo, pois já tentei compactar varias coisas diferentes, e nunca dava certo

Vou tentar o 7Zip e retorno com o feedback

Postado

Para conseguir vídeos com tamanho pequeno você pode tentar renderizar eles para H.265 ou AV1 (esse demora muito). O tamanho fica bem menor tipo um vídeo que antes tinha vários GB pode ficar tipo 800MB ou algo assim.

Realmente arquivos que já tem uma compressão alta pelo formato não vão diminuir muito se colocar em arquivos comprimidos tipo 7z, rar, zip etc.

• Membro VIP
Postado

Formatos modernos de codificação de vídeo são super otimizados para a tarefa. Algoritmos de uso geral como usados pelo 7-Zip e WinRAR não conseguirão grande coisa. Como mencionado pelo @ricardo_br , para vídeo e áudio você tem que trocar de codificador e/ou piorar a qualidade para obter arquivos menores.

Arquivos 4K 120 FPS ocupam muito espaço, pois, para obter boa qualidade, precisam de taxas de bits altas, mesmo com codificadores modernos. Se você reconverter esse vídeo para 30 FPS, por exemplo, mantendo a mesma taxa de bits média atual (ou qualidade constante/rate factor equivalente), já resultará numa diminuição considerável do tamanho.

Exemplo usando como fonte o clipe de teste sem perdas parkrun (link), que é 50 FPS. Convertido para VP9 CQ 32 (2-pass) no HandBrake:

15/06/2024  08:50        21.739.118 parkrun30fps.webm
15/06/2024  08:48        32.851.162 parkrun50fps.webm

30 FPS são menos quadros para serem codificados. Obviamente o vídeo perderá fluidez em telas capazes de exibir mais de 30 FPS. No seu caso, 60 FPS seria uma alternativa menos drástica.

Outra opção é manter os 120 FPS e, caso o codificador atual seja o popular H.264 (que não comprime muito), usar H.265 ou AV1. Tem que ir testando, mexendo na qualidade/taxa de bits até achar o tamanho ideal em que a qualidade da imagem não seja tão sacrificada.

Se o vídeo foi gerado pelo NVENC, a taxa de bits em GPUs antigas, anteriores à arquitetura Turing, é maior do que a de um codificador rodando na CPU, pois a eficiência não é grande coisa.

Por acaso você está gravando com o OBS?

Postado

@Marcos FRM entendi, então no caso de mídia (vídeos, áudios e fotos) o tamanho vai ser dependente do codificador, enquanto que outros tipos de arquivos (.exe, .pdf, etc) podem ser compactados sem problemas? É que em primeiro momento, eu estava tentando compactar uma pasta que possui aulas de um curso que baixei, pois pesa muito

O vídeo em questão (me referindo ao 4K 120 FPS) na verdade foi feito utilizando um software de upscaling, onde o arquivo de input é um Full HD 60 FPS, transformando-o em 4K 120FPS

No software existe uma opção de fazer o Upscaling enquanto tentando manter o arquivo leve, mas leva muito mais tempo que o processo normal, e minha placa de vídeo é bem fraca, então levaria várias horas

• Membro VIP
  • Solução
Postado
13 horas atrás, Toyzin12 disse:

@Marcos FRM entendi, então no caso de mídia (vídeos, áudios e fotos) o tamanho vai ser dependente do codificador

Sim, basicamente.

enquanto que outros tipos de arquivos (.exe, .pdf, etc) podem ser compactados sem problemas?

Talvez. Dependerá de quão compressíveis são os arquivos. Executáveis podem ser comprimidos com o UPX, por exemplo, o que diminui muito a capacidade de compressão adicional. PDF idem. Sua especificação permite que elementos como fontes e imagens sejam comprimidos com alguns algoritmos antigos (DEFLATE, JPEG2000), que, se usados, diminuem a margem de compressão posterior.

O vídeo em questão (me referindo ao 4K 120 FPS) na verdade foi feito utilizando um software de upscaling, onde o arquivo de input é um Full HD 60 FPS, transformando-o em 4K 120FPS

Não vejo motivo para upscaling. Toda conversão de vídeo com perdas degrada a qualidade. Quando o objetivo é diminuir o tamanho do arquivo, é justificável. Agora, o contrário não faz sentido. Deixe para o tocador redimensionar para você e adaptar a taxa de quadros (FPS) quando necessário.

No software existe uma opção de fazer o Upscaling enquanto tentando manter o arquivo leve, mas leva muito mais tempo que o processo normal, e minha placa de vídeo é bem fraca, então levaria várias horas

Conversão de vídeo 4K na CPU, usando codecs modernos (H.265, AV1, VP9), é exigente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!