Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Tudo bem? 

Tenho um PC de trabalho. Uso para ilustrações com muitas camadas, um pouco de 3D e edição de vídeo. Estou com dificuldades porque só tenho 16gb de RAM (2x8 em dual channel) e preciso agora de programas que usam muito mais a memória. 

Meu PC tem um Ryzen 5600x, placa-mãe ASUS Tuf B550m plus Wi-Fi II, placa de vídeo soyo 2060 super. Sabem se meu Ryzen e minha placa-mãe aguentariam 2x32 ou 4x16gb a 3200mhz? Não consigo achar no site da AMD quantos canais de memória meu Ryzen suporta... 

No passado eu tentei usar 2x16 da corsair, mas eram memórias da China e elas deram tanto problema que tive que retornar para 2x8gb da G.SKILL comprada no Brasil (que uso atualmente, mas quase não encontro mais dessa marca pra vender). Já ouvi que essa placa-mãe é meio bichada, mas não tenho como trocar no momento.

Abs

Postado

2x32GB para garantir o suporte para 3200MHz. Ao utilizar 4x16GB você poderá perder a estabilidade para atingir 3200MHz, oficialmente a AMD especifica 2666MHz para 4 pentes dual-rank e 2933MHz para 4 pentes single-rank. 

Sobre a quantidade de canais de memória, todo CPU doméstico suporta no máximo dois canais, e por isso mesmo que você perde estabilidade quando usa 4 pentes, porque ficam 2 pentes em cada canal, a controladora de RAM fica menos estável.

• Coordenador
Postado

@Lúcia Lemos Olá. 🙂

Todos os processadores Ryzen (assim como os Intel) voltados para o mercado doméstico suportam dois canais de memória. Se a placa-mãe possuir quatro slots, então você tem dois canais duplos, e não um canal quádruplo.

Nos processadores Ryzen, quanto mais pentes de memória você usa, mais o controlador de memória tende a ficar sobrecarregado e menores são as frequências típicas alcançadas. Por isso é sempre mais interessante usar dois pentes ao invés de quatro. Ou seja, é mais favorável usar 2x 32GB que 4x 16GB.

Contudo, a frequência de 3200 MHz não é considerada overclock, e na página de especificações do Ryzen 5 5600X a AMD não fez a diferenciação da frequência garantida para cada combinação de pentes de RAM (como ocorre para outros chips). Entende-se, portanto, que você deve conseguir os 3200 MHz mesmo ao usar quatro pentes.

Por sinal, sua placa-mãe é bem boa. Está no tier A: https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

• Curtir 1
Postado

@KairanD obrigada! Eu não sei se ela é tão boa porque veio do aliexpress há dois anos, tanto ela quanto o Ryzen. Mas fico tranquila em saber que não é tão ruim quanto esperava 😅

Tem alguma marca de memória que recomenda para meu Ryzen além da g.skill? 

@GuilhermeGB Mas o 5600x poderia aguentar 2x32? Eu vi um vídeo do TitoTech falando que as memórias de 32gb tem muitos chips e isso deixa o processador mais stressado em delegar as tarefas 😭 Confesso que não entendo bem sobre isso... 

Postado
35 minutos atrás, Lúcia Lemos disse:

Mas o 5600x poderia aguentar 2x32? Eu vi um vídeo do TitoTech falando que as memórias de 32gb tem muitos chips e isso deixa o processador mais stressado em delegar as tarefas 😭 Confesso que não entendo bem sobre isso... 

Sobre esse problema eu não estou sabendo. Qual seria o vídeo dele sobre esse asunto pra eu dar uma olhada?

Postado

Só passando aqui para deixar minhas recomendações de módulos de RAM, Corsair Vengeance LPX 3200MT/s C16 (2x32GB) ou duas unidades do Kingston Fury Beast 3200MT/s C16 (1x32GB), ambas possuem garantia vitalícia por meio do fabricante e são bem construídas, eu compraria o modelo da Kingston por terem presença mais significativa no mercado nacional. 

46 minutos atrás, Lúcia Lemos disse:

u vi um vídeo do TitoTech falando que as memórias de 32gb tem muitos chips e isso deixa o processador mais stressado em delegar as tarefas

Também desconheço do vídeo, mas eu não confiaria muita na palavra dele. Quando comecei a pesquisar sobre hardware em geral me deparei com o canal dele e de primeira achei um conteúdo interessante para leigos, mas vendo as recomendações que ele traz nos vídeos me dá a ideia de que ele não entenda tanto assim, por exemplo, ele recomenda diversas fontes reprovadas no Teclab e placas mãe com construção básica (Gigabyte) como se fossem bons produtos. 

Postado

@GuilhermeGB @RonaldoXbox  

Foi esse vídeo aqui: 

Eu tava pensando em pegar as Kingston fury. As corsair estavam na recomendação da minha placa-mãe (quando olho no suporte de memórias) 

As outras que pensei foram essas:

https://www.kabum.com.br/produto/496113/memória-ram-kingston-fury-renegade-RGB-64gb-DDR4-2x32gb-3200mhz-cl16-preto-kf432c16rb2ak2-64

https://www.kabum.com.br/produto/480534/memória-ram-kingston-fury-beast-RGB-64gb-4x16gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-kf432c16bb2ak4-64

https://www.kabum.com.br/produto/111024/memória-ram-corsair-vengeance-RGB-pro-64gb-2x32gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-cmw64gx4m2e3200c16

As últimas duas da corsair teoricamente são da mesma "marca" que deram problema antes, mas eram do aliexpress versão branca. Então acho que as da Kabum seriam mais seguras.. 

Postado

@Lúcia Lemos ok, acabei de ver o vídeo. O que ele falou sobre as vezes não segurar 3200MHz com 2x32GB, pode acontecer da mesma forma com 4x16GB, não sei se a chance de acontecer é a mesma para os dois casos, existem N fatores que podem influenciar. Aí é você que tem que saber equilibrar, já que você não pode abrir mão da quantidade de RAM, vai ter que acabar abrindo mão da velocidade. Isso você terá que ver na prática.

Usar hardware de computador doméstico para aplicações profissionais tem seus pontos negativos, mas investir em uma workstation de verdade não é uma realidade possível para a maioria.

• Obrigado 1
Postado

@Lúcia Lemos esse semana teve um usuário que migrou de um Core i7 9700F para um Ryzen 7 5700 reaproveitando seu par de memórias 2x32GB 3200MHz. Segundo ele, o PC não estava dando boot ao ativar o XMP para 3200MHz, aí lembrei do seu caso. Depois ele testou uma par 2x16GB 3200MHz de um amigo e deu boot, então parece mais um caso desse problema.

• Triste 1
Postado

@GuilhermeGB Caramba, obrigada por me mostrar! 

Acho que vou migrar para Intel no futuro. Parece dar menos problema para investir em mais memória RAM. 

Os programas que eu uso costumam pedir mais clock do que núcleos, além de usar muita memória. 

Pensando seriamente em migrar pra um Intel de 13th geração que tenha um clock alto para que eu possa usar 64gb de RAM com mais tranquilidade. Tinha escutado no passado que os Intel eram melhor para trabalho do que AMD, mas admito que é muito conveniente pra mim a plataforma AMD porque tem poucos soquetes. Se desse problema nos pcs de casa, era eu e meu marido trocando de Ryzen pra achar o problema. Nossos amigos e parentes usam muito Ryzen, então tínhamos o costume de trocar de peças com o tempo (troquei 4x de Ryzen nos últimos cinco anos). Mas acho que não vai ter jeito se estou precisando trabalhar com muita memória. 

• Curtir 1
Postado

@Lúcia Lemos os Intel tem controladora de RAM mais estável, pelo que parece. O ponto negativo é que a plataforma atual da Intel (LGA 1700) já está morta, não terá futuros upgrades além dos modelos que já existem. E é bom pensar bem, porque a maioria das opções de placas-mãe LGA 1700 que ainda usam DDR4 são placas mais simples, então só vai poder usar CPUs mais simples, o que limita ainda mais os upgrades.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!