Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal, tudo bem?

Atualmente, tenho um notebook Acer Predator Helios 300, comprado em 2020. Eu estava muito satisfeito com ele, usando para edição de vídeos e fotos e também para jogar casualmente. Porém, esse ano, com menos de 4 anos de notebook, ele apresentou um problema que começou com uma "tremedeira" na tela e depois se revelou ser algo mais grave na placa-mãe. Não entendo disso, mas o técnico que costuma ver as coisas pra mim tá com o notebook e me repassou isso, e está terminando de avaliar o que de fato rolou.

Meu ponto aqui é: se eu eventualmente precisar trocar de notebook, qual será o melhor caminho, pensando que eu buscaria algo no mínimo tão bom quanto o antigo Acer? Fico dividido entre um Macbook Pro e algum PC gamer. As vantagens do PC seriam possíveis melhores especificações por menos preço e o fato de também poder jogar; a vantagem do Macbook seria uma certeza maior de que o produto teria uma vida útil mais longa, fazendo meu investimento ser mais seguro no longo prazo. Conheço algumas pessoas que tiveram Macs para uso profissional que duraram 7-8 anos ou mais, enquanto meu notebook Acer talvez tenha durado só 3 e meio...

Em resumo, se eu tiver que comprar um computador mais "alto nível", mas quiser ter mais segurança de que não terei que torrar esse dinheiro de novo em pouco tempo, o que devo fazer? Montar desktop está fora de cogitação pois eu fico muito pra lá e pra cá.

PS: na situação atual, eu conseguiria uma pessoa para trazer o novo computador dos EUA, então alguns modelos ficam com preços melhores do que no Brasil pelo que já pesquisei.

PS: embora eu tenha mencionado que jogo, a prioridade aqui é ter uma máquina confiável e durável para o trabalho.

Muito obrigado desde já!

Postado

A vida útil, neste caso se referindo a quanto tempo funciona sem dar defeito, de um notebook é algo muito imprevisível, tenho um de 12 anos de idade e que ainda uso hoje em dia, me parece que a sua situação foi má sorte mesmo já que os laptops da Acer costumam ser bem construídos.

No seu caso específico acredito que valha a pena dar uma olhada em notebooks gamer (são os que têm hardware mais forte, mesmo que seu foco não seja 100% jogos) por terem um preço bastante reduzido nos EUA, MacBooks são também uma boa opção mas caso uma peça venha a falhar (sempre pode ocorrer) a sugestão da própria Apple é "compre um MacBook novo". Você teria de se adequar ao MacOS e as limitações das conexões deles, além de pagar o "preço Apple", então ao meu ver um notebook gamer seria uma melhor opção.

Se me permite intrometer, qual tipo de trabalho que pretende executar na máquina?

Postado

Oi, Ronaldo, muito obrigado pela resposta!

Pois é, sei que pode ter sido só azar mesmo, mas bate aquele medo, né?

O trabalho que eu faço é, principalmente, edição de vídeo com Adobe Premiere. Dentro desse universo, varia bastante. Faço desde trabalhos mais leves usando vídeos baixados de tiktok e uns gráficos simples até coisas como edição de shows com multicam, clipes de música e outros trabalhos com material mais pesado. Também sou músico, então vez ou outra utilizo Reaper ou outras interfaces de áudio também.

Edit: uso o Photoshop regularmente para fazer posts para redes sociais e estou me introduzindo na edição de fotos também.

Eu estou num momento de mergulhar mais nesse universo da edição, então penso que uma tendência no médio prazo pra mim seja pegar ainda mais trabalhos maiores e mais demandantes. Não tenho experiência com motion graphics ou correção de cor, mas são coisas que me interessam aprender e que às vezes poderão vir naturalmente no pacote de trabalhos de vídeo mais sérios. Também penso que, num futuro próximo, será mais recorrente que os conteúdos sejam em 4K, o que é algo a se considerar também.

Espero não ter sido muito vago!

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!