Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou querendo adquirir uma estação de solda para fins de aprendizado e gostaria de saber o melhor custo-benefício para mim adquirir. Também pesquisei alguns modelos e encontrei os da HIKARI, os modelos HK-936A e o HK-937 e queria saber qual é o melhor dos dois.

Postado

@Lucas016 Eu tenho a anos uma mickey 886D que é a mesma que a yaxun 881D e similares e não tenho do que reclamar, o ferro de solda dela é analógico, mas aquece muito rápido, em 30s ja esta quente e mantem bem a temperatura, sem queimar o estanho ou empelotar a solda ao soldar juntas grandes com a ponta faca...

O soprador de ar dele funciona bem, aquece rápido também, e o controle dele é digital com mostrador de temperatura para o ar, e o soprador tem um reed switch, que é ativado por um ima no suporte, ao colocar o soprador no suporte ela aciona uma função de resfriamento da resistência e desliga sozinha... e embora eu mesmo não trabalho muito com SMD, acabo usando o soprador pra derreter cola quente, e termo retrátil.

Essa estação ainda é relativamente barata, saindo por menos de R$400, e ainda é uma estação bem construída, com fonte interna linear a transformador, opto acopladores pra proteger as placas de controle, tem peças de reposição para o ferro e soprador... e o controle rotativo ainda é mil vezes melhor que qualquer controle digital por botões.

Tem umas estações mais baratas, e que não acho que valem a pena, pois usam fonte chaveada, tem pouca isolação entre o circuito de controle e a etapa de potencia, e uma placa interna bem difícil de dar manutenção.

• Curtir 3
Postado

@F4b10 Então, me disseram que a Yaxun é uma marca boa e que tem bons preços, porém me disseram que a melhor marca do Brasil é a Hikari. Tem alguma diferença clara entre as duas? E qual o tipo de aplicação que você usa pra sua estação? Você usa mais profissionalmente ou só para alguns trabalhos pessoais? 

• BCP alterou o título para Estação de solda custo beneficio
Postado

@Lucas016 Yaxun, micken, AFR, hikari e minipa é so a marca, o que vai dizer se a estação é boa ou não é o projeto, por exemplo o projeto dessa 881d é bom, tem um Vídeo do pakequis que ele desmonta uma, e foi esse Vídeo na época que me convenceu a comprar ela:

https://www.youtube.com/watch?v=GO2H1duv3QA

Da pra ver na placa que ela usa muitos componentes tradicionais, fáceis de achar e trocar com ferro comum, fonte com transformador grande... opto acopladores pra proteger a placa de controle do soprador... na época da compra eu pesquisei, e se olhar bem todos os modelos de estação de solda tem gente reclamando de defeitos, as 702 tinha muita reclamação de queimar a bomba, e a 881D tinha reclamações de queimar a ventoinha do soprador, eu achei mais tranquilo trocar uma ventoinha ou o soprador todo do que uma bomba de ar

Uma correção ao post anterior, o modelo da minha estação é a Micken M63. que é praticamente uma 881D renomeada, porém na época (2018) estava quase R$100 mais barata... meu uso da estação é hobby, mas ja passei muitas horas montando projetos de placas que eu comprava da china com ela, eu só troquei um ferro de solda e foi por descuido meu, estava trocando a ponta e o soldador caiu e bateu o elemento de cerâmica bem na quina da mesa, gastei R$ 45 em um ferro novo pra ela por besteira... 

Quanto a hikari, o projeto de uma HK937 e uma yaxun 937 é exatamente o mesmo por dentro e ate a carcaça por fora é idêntica. porém com a hikari você tem garantia nacional, e com a yaxun e similares você tem no máximo os 30 dias de garantia do vendedor.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!