Ir ao conteúdo

Computador novo reiniciando - Ryzen 5 5600 e GeForce RTX 3060

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Recentemente realizei a compra de um computador no site Terabyte. Fiz a montagem da placa de vídeo conectando corretamente o cabo de 8 pinos e o encaixe na placa-mãe.

O pc liga e funciona normalmente para internet e uso. Porém assim que início um jogo (Diablo IV) ou o faço o teste do Haven Benchmark, a placa de vídeo desliga (some o led) e o computador reinicia (inicialmente aparece a tela de BIOS e depois Windows lá liga).

Encaixei novamente o cabo de 8 pinos e refiz o encaixa da placa-mãe, entretanto o problema persiste.

Entrei em contato com a loja, mas gostaria de saber se posso algo aqui mesmo para resolver este problema.

Ps: Estou utilizando o cabo da fonte que veio com a mesma.

Agradeço pelas dicas e soluções.

Seguem as configurações do PC:

Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3060 Dual, LHR, 12GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, NE63060019K9-190AD

Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000927BOX

Gabinete Gamer T-Dagger, Cube, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Sem Fan.

SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 2100MBs, SNV2S/1000G.

placa-mãe SuperFrame A520M Gaming, Chipset A520, AMD, AM4, mATX, DDR4, SF-A520-GS

Fonte Pure Power, 600W, RGB, Black, PP-PSU600-RGB.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Olá, bom dia.

Nesse caso, eu desconfiaria dessa fonte, nunca ouvi falar dela sinceramente. Para uma GeForce RTX 3060, 500W seriam o suficiente, mas se ela está desligando antes... De qualquer modo, espere outro usuário responder para obter respostas mais exatas. 🙂

• Curtir 3
  • TheDemonLena alterou o título para Computador novo reiniciando - Ryzen 5 5600 e GeForce RTX 3060
Postado

Eu também desconfiaria da fonte nesse caso, parece ser uma fonte de baixa qualidade... A fonte é uma parte do hardware que com certeza não é uma boa economizar demais, ainda mais quando o restante do hardware é caro.

Além de apresentar defeitos, ainda tem a chance da fonte queimar e levar alguma outra peça, aí o prejuízo é grande.

O que eu recomendo é você testar uma outra fonte de qualidade maior, caso não dê certo aí seria interessante verificar a placa de vídeo...

• 6 meses depois...
Postado

Eu tenho uma fonte Cougar VTE 80 plus bronze de 500W e tá dando o mesmo problema quando eu coloco configurações de vídeo pesadas.

Isso começou quando eu coloquei um monitor de 180hz no pc com uma GTX 970. Depois que eu ativei o CSM na BIOS, começou a dar problema. Já resetei a configuração da BIOS e continuou.

Hoje instalei uma RTX 3060 e nas duas vezes que eu joguei com configurações pesadas o PC reiniciou. Na segunda vez, o pc ficou reiniciando mesmo com configuração leve. Então tô restaurando o PC porque eu fiz isso uma vez e resolveu. Mas parece que não posso usar configuração pesada. A potência da fonte não é o problema?

placa-mãe: A320m DA

AMD Ryzen 5 3600 6-Core Processor  3.60 GHz

16GB de RAM

Windows 11

Monitor: LG ULTRAGEAR

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...