Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

gente, qual fan é compatível com essa placa-mãe? to começando a montar um pc gamer mas não entendo muito, meu gabinete suporta fan de 120mm.

• Pedroou alterou o título para Fans 120mm compatíveis com a placa-mãe MSI A520M-A PRO
Postado

@JOSI cara sou meio leigo mas talvez eu possa ajudar. Acharia melhor você ligar os fans na fonte(entrada 12v) pois aí é mais fácil(acho), mas também ao colocar os fans na fonte, você não vai ter controle sobre a velocidade. (Claro ele vai rodar uma certa velocidade) Mas também não vai saber a rotação deles, tipo na BIOS algo do tipo. Ele não vai aparecer lá, mas irá continuar refrigerando.

Mas respondendo sua pergunta, Sim. Ela tem suporte sim, praticamente todas as placas mãe tem suporte para pelo menos um Fan. Que seria o Fan do Sistema

Postado
10 horas atrás, JOSI disse:

gente, qual fan é compatível com essa placa-mãe? to começando a montar um pc gamer mas não entendo muito, meu gabinete suporta fan de 120mm.

Qualquer fan de 120mm com conector PWM de 4 pinos*   é compatível com o único conector SYS_FAN da MSI A520M-A PRO, além do CPU_FAN. *Ou mesmo com conector de 3 pinos com uns DeepCool antigos; 

O fan PWM de 4 pinos conectado no conector SYS_FAN a placa-mãe terá a sua rotação controlada pela curva de fans no BIOS em função da temperatura do CPU.

Pode expandir o SYS_FAN para até 4 fans usando cabo splitter ou HUB PWM.

Para quantidade de fans acima de 4 tem que usar HUB com alimentação pela fonte - ou splitter alimentado pela fonte, para não sobrecarregar o conector na placa-mãe.

Também pode expandir o SYS_FAN através de uma controladora de LED com HUB PWM integrado, ex. PCYes Light Core (R$ 70,00) que permite conectar até 9 fans PWM.

Porém, se a sua dúvida se refere a como ligar os LEDs de fans com "frufru", não tem como ligar nesta placa-mãe A520M-A PRO pois ela não tem suporte para LED.

Se for ocaso, para ligar o cabo dos LEDs dos fans precisa se uma controladora A-RGB 5v - como a mencionada acima;  e claro fans com LED no mesmo padrão.

Não compre nada com LED "RGB 12v", é um padrão obsoleto com poucas cores e efeitos pobres - basicamente pisca-pisca de árvore de Natal". 😜 

Postado

Você que fan com "frufru" (LED A-RGB) ou sem?

Quer só para enfeia...enfeitar o gabinete ou para melhorar a refrigeração?

Pretende gastar quanto com fans? Boas fans podem custar mais que um gabinete de entrada.

Postado

O processador que escolhi esquenta um pouco, mas já comprei um water cooler , então seria pra ficar bonito em estética. Caso ajude a refrigerar tá bom tb 

• Solução
Postado

"Wall of text" - mas tem a informação que precisa para não comprar errado. 😉

Usando WC os dois conectores PWM da A520M-A PRO já estão ocupados.

• CPU_FAN para os fans do radiador.
  • SYS-FAN para a bomba.

Essa placa-mãe A520M-A PRO não tem conectores para LED, então para ter fans com "frufru" precisa de controladora de LED externa.

Como o objetivo principal é "decoração" do gabinete um destes kits de fans baratos com LED A-RGB (5v)* que vem com controladora de LED atende. *Atenção: não compre nada que seja RGB (12v), é padrão obsoleto.

Sugestão:

Kit de 3 fans com LED A-RGB(5v) + controladora da Acegeek - R$ 159,99

Fan do kit avulso - caso queira mais do que três = R$ 29,99

Os fans deste kit tem especificações melhores (CFM e pressão razoáveis, baixo ruído) que os fans dos kits similares da Rize Mode, a queridinha da galera "custo/benefíco" - arrependida 😛  ou não.

• Velocidade: 1200 ± 10% RPM
  • Fluxo de ar: 55.92 CFM
  • Pressão de ar: 1.56mm-H2O
  • Nível de ruído: 26,4 dB

Neste kit os fans são com conector de 6 pinos - o que considero um abacaxi e não recomendo; mas para o seu caso atenderá o propósito com menos complicações. (1)

Isso porque fan com conector de 6 pinos não são PWM, então não tem cabo da controladora para ligar em conector PWM da placa-mãe - que já estão todos ocupados.

Porém, se o seu WC tiver LED A-RGB (5v) com conector de 3 pinos com falha [o oo] vai precisar de um ou dois deste cabo adaptador "6 pinos para ARGB" para ligar os LEDs do WC controladora, no Aliex compra por ~R$ 5,00 + impostos + R$ 24,00 de frete.

Estes fans A-RGB (5v) vão dar a estética que você quer e de quebra qualquer ventinho que fizerem será bem vindo. 😉 

(1) Se comprar kit fans + controladora de melhor qualidade que são com conectores convencionais - PWM e de LED separados; como este de 9 portas da PCYes precisaria de um conector PWM na placa-mãe para interface com a controladora e a solução seria comprar um cabo adaptador PWM-Molex para ligar a bomba do WC direto na fonte e liberar o SYS_FAN da placa-mãe para a controladora.

De novo: Não compre nada padrão RGB (12v).

Postado

@1lokos Amigo, você poderia me ajudar? Sou bastante leigo em relação a computador, acabei de montar o meu primeiro. Tenho a mesmo placa-mãe do parceiro acima (MSI A520M-A PRO), com isso, gostaria de saber se essa ventoinha a seguir é compatível com a minha placa-mãe. Pelo pouco que entendi, não é compatível o ARGB, mas eu não quero essas luzes, quero só a eficiência e ela me parece ser boa. Queria saber se eu consigo conectar ela na minha placa-mãe e se consigo mexer na velocidade dela ou se conectar eu não consigo mexer na velocidade, pois quero mexer. Aliás, gostaria de pegar 2 dela se puder conectar e controlar.

https://www.pichau.com.br/ventoinha-aigo-darkflash-ar12-pro-single-120mm-argb-preto-ar12-pro-single

Postado

Você pode ligar esta fan AR12 PRo - ou mais de uma; na MSI A520M-A PRO.

Supondo que no seu PC não tenha seguido "modismo" de Water Cooler e usa Air Cooler, então terá usado um dos dois conectores PWM da placa-mãe.

• Conector CPU_FAN - Fan do air cooler.

Se usa Water Cooler tem que comprar o cabo adaptador PWM - Molex para ligar a bomba na fonte para liberar o SYS_FAN, vide na resposta anterior.

Se não usa Water Cooler  tem já tem o conector SYS_FAN vago.

As fans AR12 PRO vem com conectores "macho e fêmea", ligue o cabo PWM de uma na outra (Dayse chain) e o cabo desta última no conector SYS_FAN.

Não enfileire mais do que 4 fans, para usar 5 ou mais será preciso de HUB PWM com alimentação pela fonte. Encher o gabinete de fans não melhora a refrigeração, podendo até piorar.

Com os fans ligados desta forma você pode fazer uma curva de fan para o conector SYS_FAN no BIOS e controlar a rotação dos fans em função da temperatura do CPU, ou dependendo da placa-mãe selecionar uma curva pré-existente, como por exemplo, silenciosa.

Citação

A propósito, embora a Aigo AR12 PRO informe ter 74 CFM teste empíricos mostram que fans da marca tem bem menos que o anunciado, a AM12 PRO diz tem 81 CFM e na pratica é uns 45, é CFM "P.M.P.O." 🙂  

Dados da AR12 PRO:

• Rotação800 ~ 1600 RPM ± 20%
  • Volume de ar: 74 CFM
  • Pressão do vento: 2.2mmH20
  • Ruído: 28.6 dBA

A rotação, o baixo ruído e as pás largas já sugerem que os 74 CFM são "para Inglês ver".

A propósito, esta fan AR12 PRO tem LED A-RGB - que não precisa ligar se não quiser; mas devido a isso tem as pás num branco translúcido, então mesmo com o LED desligado continua feia. 😜 

• Curtir 1
Postado

@1lokos @1lokos entendi tudo perfeitamente, obrigado.

Entendi que tenho a conexão e consigo mexer na velocidade, apenas o ARGB que eu precisaria de um controlador a parte. Perfeito!!

No final você falou sobre a enganação da marca sobre o produto, você recomendaria outro fan que seja melhor e na faixa de preço que está esse AR12 PRO? Gostaria de colocar apenas 2 fans mesmo, acho que já seria o suficiente, mas não quero comprar errado e gastar dinheiro em vão. Agradeço a sua ajuda.

Postado

Esse AR12PRO ARGB tem na Pichau por R$ 30,00 - Mesmo com o CFM "P.M.P.O" é um preço OK para uma fan PWM, em geral fans baratos são com conector Molex.

Fan com PWM e LED A-RGB é a partir de uns R$ 50,00 como Montech AX120, PCyes Sangue Frio 3 Black Viper ARGB...

Na T'byte tem a SilverStone AIR Blaze 120R - R$ 49,99 - Tem boas especificações e por ser de marca tradicional no mercado Americano as específicações devem ser mais realistas:

• Rotação: 600 ~ 2200 rpm ± 10%
  • Fluxo de ar: 25,62 ~ 93,97 CFM
  • Pressão estática: 0,26 ~ 3,53 mm H2O
  • Nível de ruído: 7,4 ~ 35,6 dBA

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...