Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai pessoal, estou para fazer um upgrade porém atualmente não tenho o dinheiro completo para pegar a placa-mãe e o processador.

Meu setup atual é:

Ryzen 5 4500.

placa-mãe b450mx-s biostar.

16gb DDR4 3200

rx6600.

fonte 500w 80 plus bronze.

watercooler rise mode 240mm.

SSD 1tb NVMe.

E o upgrade que quero fazer é para:

Ryzen 7 5700x3d.

placa-mãe ASUS TUF Gaming b550m-plus.

Como eu disse anteriormente, não tenho o dinheiro para pegar os 2 de uma vez agora.

Gostaria de saber, se compensa eu pegar o processador Ryzen 7 5700x3d esse mês e colocar na b450mx-s, ou se espero mês que vem para comprar ele e a placa-mãe juntos.

O que me dizem?

Postado

Primeiramente, você joga FPS?

Caso a resposta for negativa, acredito que não valha o upgrade já que em jogos de campanha a placa de vídeo é o componente mais estressado.

• Curtir 1
Postado

Jogo sim, warzone e outros.

A questão não é tanto a necessidade do upgrade.

O upgrade vou fazer de qualquer maneira pois miro os 2k ultra, ai pra isso, no final do ano vou comprar uma rx 7800 xt, por isso estou fazendo o up agora.

O que preciso saber mesmo é se tem algum BO em colocar o Ryzen 7 5700x3d  na b450mx-s.

O que de acordo com meu conhecimento atual, não teria problema, é só mesmo um medo de thermal throttling nos VRM's, o que eu acho difícil de acontecer pois a rx6600 vai consumir metade do processador r7.

Ai estou doido pra trocar pelo menos o processador porque o r5 4500 está gargalando pra rodar os jogos no ultra.

Mas enfim, obrigado pelo comentário RonaldoXbox.

Postado

Então a troca para o 5700X3D vale sim a pena, mas recomendo que troque sua placa por ser muito básica.

Uma nova não é tão cara, MSI A520M A PRO por 360 reais e funciona bem com este processador.

Mais uma coisa, qual o modelo específico de sua fonte?

Postado
4 horas atrás, Gabriel Caetano disse:

E ai pessoal, estou para fazer um upgrade porém atualmente não tenho o dinheiro completo para pegar a placa-mãe e o processador.

Meu setup atual é:

Ryzen 5 4500.

placa-mãe

16gb DDR4 3200

rx6600.

fonte 500w 80 plus bronze.

watercooler rise mode 240mm.

SSD 1tb NVMe.

E o upgrade que quero fazer é para:

Ryzen 7 5700x3d.

placa-mãe ASUS TUF Gaming b550m-plus.

Como eu disse anteriormente, não tenho o dinheiro para pegar os 2 de uma vez agora.

Gostaria de saber, se compensa eu pegar o processador Ryzen 7 5700x3d esse mês e colocar na b450mx-s, ou se espero mês que vem para comprar ele e a placa-mãe juntos.

O que me dizem?

Sua placa-mãe b450 realmente é bem básica para um processador do calibre do X3D que deseja.

Não utilize o Ryzen 7 5700X3D numa placa-mãe A520 também, é certeza de dor de cabeça.

A placa-mãe ASUS TUF Gaming b550m-plus que está olhando não é ruim, porém indico essa que é mais robusta, o VRM dela aguenta de boa essa CPU.

https://www.kabum.com.br/produto/114338/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-amd-am4-matx

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, RedWooD disse:

Não utilize o Ryzen 7 5700X3D numa placa-mãe A520 também, é certeza de dor de cabeça.

Conhece a ASUS TUF A520M Plus II?

Placa capaz de segurar um 5900X sem fazer cócegas, claro que ela é uma anomalia no mercado, mas demonstra que chipset não reflete na qualidade de construção de uma placa.

Outro ótimo exemplo é a B550 Aorus Elite, segura no máximo um 5700X3D e custa mais de 800 reais, a A520M A PRO que também suporta até um 5700X3D custa 360.

Mesmo sendo uma placa de entrada e básica, pelo menos foi bem projetada pela MSI, e pelo menos ao meu ver, duvido que hajam problemas em usá-la com o 5700X3D.

26 minutos atrás, RedWooD disse:

A placa-mãe ASUS TUF Gaming b550m-plus que está olhando não é ruim, porém indico essa que é mais robusta, o VRM dela aguenta de boa essa CPU.

Deste fato não tenho 100% de certeza, mas pelo que sei os VRMs da Plus são um pouco superiores aos da PRO VDH WI-FI, no final eu recomendo a que estiver mais barata, já que ambas são incríveis placas. Mas a TUF tem meu voto caso a diferença for de menos de 100 mangos, como é o caso de agora.

Uma outra opção de B550 "barata" seria o modelo B550M-A ASUS Prime

• Curtir 1
  • STAR ALPHA alterou o título para Qual upgrade fazer em: Ryzen 5 4500, Biostar B450MX-S, RAM 16 Gb 3200 MHz?
Postado
14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Conhece a ASUS TUF A520M Plus II?

Placa capaz de segurar um 5900X sem fazer cócegas, claro que ela é uma anomalia no mercado, mas demonstra que chipset não reflete na qualidade de construção de uma placa.

Outro ótimo exemplo é a B550 Aorus Elite, segura no máximo um 5700X3D e custa mais de 800 reais, a A520M A PRO que também suporta até um 5700X3D custa 360.

Mesmo sendo uma placa de entrada e básica, pelo menos foi bem projetada pela MSI, e pelo menos ao meu ver, duvido que hajam problemas em usá-la com o 5700X3D.

Deste fato não tenho 100% de certeza, mas pelo que sei os VRMs da Plus são um pouco superiores aos da PRO VDH WI-FI, no final eu recomendo a que estiver mais barata, já que ambas são incríveis placas. Mas a TUF tem meu voto caso a diferença for de menos de 100 mangos, como é o caso de agora.

Uma outra opção de B550 "barata" seria o modelo B550M-A ASUS Prime

Já ouvi falar dessa placa sim, mas não é o caso da que foi citada "A520 PRO".

Não tem como saber quando vai fritar os VRMs dessa A520. Até onde sei não tem nenhum lugar que tenha feito esse tipo de teste, no máximo testaram qual processador máximo suportado por determinada placa-mãe, mas só com base nisso não tem como estimar uma vida útil, porém o indicado seria a B550 PLUS ASUS ou a MSI que indiquei.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, RedWooD disse:

Não tem como saber quando vai fritar os VRMs dessa A520.

Que tipo de teste seria este?

Meter um 5900X com overclock extremo para ver qual placa pega fogo mais rápido?

Acredito que só pôr o processador e monitorar as temperaturas dos VRMs seja suficiente, o Guiga Games realiza este tipo de teste com diversas placas, assim como a A520 A PRO.

8 minutos atrás, RedWooD disse:

mas só com base nisso não tem como estimar uma vida útil

Desde que não use um processador muito pesado para a placa, a vida útil dela irá diminuir como a de qualquer produto ao longo do uso diário, mas também é possível que dê um problema da rede elétrica e leve as duas placas de arrasta, independente dos valores e componentes delas.

10 minutos atrás, RedWooD disse:

porém o indicado seria a B550 PLUS ASUS ou a MSI que indiquei.

Sim, são incríveis placas, mas o problema reside no fato que as duas têm valor elevado e que nem todo mundo pode pagar 800 reais em uma placa-mãe, peça que não influencia no desempenho em jogos (não me refiro ao thermal throttling se um processador exigente for usado nela), se existe uma opção mais barata e que já faça o trabalho dela sem causar problemas não vejo porquê não escolher ela.

• Curtir 1
Postado

Boa noite pessoal.

Validei no site do fabricante e a minha placa atual suporta, com isso posso segurar o up da placa e já comprar o processador.

valeu d++ pela ajuda de todos!

Postado
16 horas atrás, Gabriel Caetano disse:

Validei no site do fabricante e a minha placa atual suporta, com isso posso segurar o up da placa e já comprar o processador.

Na verdade ela é compatível, mas em relação à sua construção física não o suporta.

Placas da Biostar são problemáticas e ultra básicas, eu pelo menos preferiria por comprar uma nova e ter 'paz de espírito'.

Lembre se que têm placas da Maxsun (nível da Biostar) por 300 reais ou menos, se você comprar um 5900X e tiver a BIOS atualizada ele será compatível, mas irá fritar os VRMs da placa, e seu desempenho vai lá pra baixo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...