Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho no meu local de trabalho um ERP que utilizamos na rede. Ele é um software que nós clicamos como qualquer arquivo exercutável.

Ele ses situa em uma pasta compartilhada na rede privada e possuo uma dúvida. Quando executamos esse aplicativo nesta condições um serviço é executado na máquina server e no meu computador?

Pois na minha cabeça ela pelo fato de consumir RAM ela está sendo executada em meu computador. Se eu remover a conectividade de internet do notebook o ERP para também pois ele está conectada a esta pasta compartilhada, o que me gera uma dúvida maior ainda.

Como aumentar ou melhorar o desempenho de um serviço utilizado na rede?

Postado

A execução do aplicativo é sempre no seu computador local.. apenas o executavel está na armazenado num disco de rede e não no seu disco local...

Os "dados" que seu sistema de ERP é que podem estar na rede.. 

21 minutos atrás, HROGDev disse:

Como aumentar ou melhorar o desempenho de um serviço utilizado na rede?

Depende de como esse ERP funciona... o ideal é que o aplicativo esteja na sua maquina local e apenas acesse o banco na rede..  

• Amei 1
  • Solução
Postado

Exatamente como o colega @bngomes mencionou acima, aplicações deste tipo costumam apenas acessar os dados (fotos, banco de dados, tabelas) ou alguns parâmetros via rede, como parâmetros de impressão por exemplo... o aplicativo em si, a parte que você interage em tela fica na máquina local.

Quanto a velocidade, depende... em tecnologia tudo se limita no menor valor. Então se você está conectado via wi-fi, longe do roteador... possivelmente esse seria um limitador... já se a máquina "servidor" é muito simples (baixo desempenho), pode ser que ela esteja demorando pra retornar as consultas de banco de dados... Ou se o seu computador client/na ponta está lento, ele pode estar demorando pra conseguir pegar esses dados e estruturar em tela...

A velocidade depende de uma sequencia de fatores existentes tanto na rede (cabeamento, switch, roteadores...) quanto de capacidade dos aparelhos (do server e dos clients), em alguns casos até na complexidade do código e estrutura do banco de dados desse ERP, que pode exigir configurações de máquinas mais ou menos robustas.

• Amei 1
Postado
Em 27/06/2024 às 14:03, bngomes disse:

o ideal é que o aplicativo esteja na sua maquina local e apenas acesse o banco na rede..  

Bom dia @bngomes! Faz todo o sentido! 😅

Sobre ter o ERP localmente faz muito mais sentido! Digo isso pois pelo fato dele ser um arquivo executável e ter arquivos adjacentes responsáveis por por exemplo enviar emails de faturamento automáticamente ele acaba sendo executado através do ip dele.

Exemplo \\201.202.208.100\Sistema-ERP.exe.

Só que eu pensei com essa frase sua e realmente se eu copiar esses arquivos e passar para a máquina local ele terá um desempenho bem melhor. Farei isso!

Em 27/06/2024 às 15:50, JFort disse:

Quanto a velocidade, depende... em tecnologia tudo se limita no menor valor. Então se você está conectado via wi-fi, longe do roteador... possivelmente esse seria um limitador... já se a máquina "servidor" é muito simples (baixo desempenho), pode ser que ela esteja demorando pra retornar as consultas de banco de dados... Ou se o seu computador client/na ponta está lento, ele pode estar demorando pra conseguir pegar esses dados e estruturar em tela...

Bom dia @JFort! Realmente faz sentido! 🤪

Nossos computadores da empresa são todos cabeados usando o cabo de rede rj 45. A grande maioria utilizando o cabo cat 6 e o RJ45 cat6 ou seja um bom cabeamento.

Os dispositivos de rede são ótimos, temos switchs de rede gerenciáveis em toda a empresa agindo com a CPU de forma bem leve nunca passando dos 20% (usamos mikrotiks que são bem carinhos 🤭).

Agora uma reposta para ambos @bngomes e @JFort, muito obrigado! No meu trabalho isso vai gerar um aumento de desempenho nos trabalhos de meus colegas de maneira imensa!

Este fórum é um imensa contribuição para minha vida pessoal e corporativa.

Pelo esforço de pessoas como vocês que ele se desenvolve.

Muito obrigado!

🤗

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!