Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc anda tendo muitas quedas de fps constantes e também anda esquentando muito, eu já tentei fazer de tudo até tentar atualizar os drivers do PC, atualizar o Windows 10, restaurar o PC, otimizar e configurar os jogos no Low, dar prioridade aos jogos e até consegui um desempenho bom e fluido, porém as vezes no Fortnite por exemplo, o jogo cai o fps toda hora e o fps não consegue se manter alto, se mantém entre 100 e 130 fps, sendo que meu pc é capaz de rodar a mais de 200 fps esse jogo.

RTX 3060 12 gb

Ryzen 5 5500

16 GB Ram DDR4

SSD 480GB

A520M

Fonte 700w 80 plus bronze

Windows 10 PRO

Internet Cabeada

• Membro VIP
Postado

Bom dia

Você falou que está com temperatura alta mais você não falou onde   (placa de vídeo, processador) e nem a temperatura?

Qual cooler do processador, qual o gabinete?

Essa placa de vídeo é intermediária não tem necessidades de colocar o jogo em low é desnecessário, mesmo para os dias de hoje, essa tem ótimo desempenho.

Postado

Bom dia @Arthur Vinicius Reis

A temperatura está alta quanto? É o processador ou a placa de vídeo que está com temperatura alta? Qual cooler você usa no processador? Qual modelo do seu gabinete? Tem mais ventoinhas no seu gabinete? Ele está com uma boa circulação de ar das ventoinhas, caso tenha no seu gabinete?

Tem programas que podem medir a temperatura de cada um (processador e placa de vídeo), e é importante medir quando estiver jogando.

• Curtir 1
Postado

As temperatura da cpu fica em torno de uns 75 a 80 graus,, a gpu fica entre 65 e 70 graus e o resto é normal. O jogo apresenta muitas travadas e muitas quedas de fps constantes, o modelo do gabinete é esse: Hayom GB 1749, uso o cooler box do processador padrão e as ventoinhas nunca foram modificadas são as mesmas que vem do gabinete sem adição de nenhuma

Postado
3 minutos atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

As temperatura da cpu fica em torno de uns 75 a 80 graus,, a gpu fica entre 65 e 70 graus e o resto é normal.

Nenhuma temperatura alta, os valores estão OK.

4 minutos atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

O jogo apresenta muitas travadas e muitas quedas de fps constantes,

Qual é o modelo exato da sua placa-mãe? E qual o modelo das suas memórias RAMs? Pode ser questão de placa-mãe com VRM ruim ou memória RAM instável.

4 minutos atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

o modelo do gabinete é esse: Hayom GB 1749

Gabinete ruim, remove aquela parte frontal de vidro para melhorar a refrigeração interna. Aquelas ventoinhas frontais atrás do vidro só estão servindo pra enfeite, não conseguem fazer seu trabalho com essa frente fechada. Não se compra gabinete apenas por estética, tem que comprar um gabinete que oferecera bom fluxo de ar iterno.

Postado

@GuilhermeGB É uma am4 a520m a placa-mãe da revenger. E a memória RAM não tem marca é uma simples para configuração não ficar tão cara, é 16 gb ram, DDR4, single channel numa velocidade de 3200 MHz.

1 minuto atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

@GuilhermeGB É uma am4 a520m a placa-mãe da revenger. E a memória RAM não tem marca é uma simples para configuração não ficar tão cara, é 16 gb ram, DDR4, single channel numa velocidade de 3200 MHz. eu acredito que seja um memória RAM da kingston

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

As temperatura da cpu fica em torno de uns 75 a 80 graus,, a gpu fica entre 65 e 70 graus e o resto é normal. O jogo apresenta muitas travadas e muitas quedas de fps constantes, o modelo do gabinete é esse: Hayom GB 1749, uso o cooler box do processador padrão e as ventoinhas nunca foram modificadas são as mesmas que vem do gabinete sem adição de nenhuma

Esse seu gabinete possui um péssima ventilação tudo por conta desse vidro na frente que restringe o fluxo de ar dentro do gabinete.

Para você testar se é problema de temperatura, abra a lateral do gabinete e ligue um ventilado na cara do processador e rode alguns jogos.

Eu trocaria esse gabinete e trocaria o cooler do processador, por um AG400 que está só 130 reais, e tem a versão com iluminação ARGB.

Esse processador tem um TDM muito baixinho de só 65W para trabalhar entre 75 a 80ºC dentro do jogos que não se usa nem 50%.

Se colocar esse processador para stressar a 100% ele vai passar fácil que é a temperatura máxima desse processador antes de começar o cpu throttling.

Esse cpu throttling acontece quando o CPU ou GPU ou qualquer outro componente do PC chega em uma determinada temperatura, ele começa a reduzir o desempenho para tentar reduzir a temperautra.

cooler-para-processador-deepcool-gammaxx

gb1749-site-1-470x543.png

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Eu tirei o painel frontal de vidro que restringia a passagem de ar e as temperaturas abaixaram muito, agora não passa de 70 graus! o desempenho continua o mesmo mas deu uma melhorada boa nas quedas de fps, o jogo não está travando mais o quanto antes mas ainda continua dando umas travadinhas, ainda mais jogos de mapa grande como fortnite, pubg, cod warzone e etc. Mas fora isso tá perfeito para jogar agora.

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

@Edvaldo J. Frederico Eu tirei o painel frontal de vidro que restringia a passagem de ar e as temperaturas abaixaram muito, agora não passa de 70 graus! o desempenho continua o mesmo mas deu uma melhorada boa nas quedas de fps, o jogo não está travando mais o quanto antes mas ainda continua dando umas travadinhas, ainda mais jogos de mapa grande como fortnite, pubg, cod warzone e etc. Mas fora isso tá perfeito para jogar agora.

Bacana, mais mesmo assim por estar torando dentro do jogo está muito alto, compre o cooler que te passe que vai melhorar ainda mais.

Meu processador que é muito mais quente não passa dos 60ºC jogando.

A temperatura bacana para seu processador em jogos é estar na faixa dos 40 à 55ºC

E troque esse gabinete assim que puder.

Postado

@Arthur Vinicius Reis as temperaturas que você passou não estavam altas o suficiente a ponto de causar problemas, apesar de estarem altas para a carga que o processador estava tendo, então seu baixo desempenho não era diretamente por causa de temperatura do processador nem da GPU.

É uma am4 a520m a placa-mãe da revenger.

Seu problema PODE estar aqui (não é certeza), você tem uma placa genérica muito ruim, esse tipo de placa-mãe é famosa por causa problemas de desempenho, isso porque tem um circuito VRM extremamente fraco, fora problemas de BIOS, etc. Se você tivesse a oportunidade de testar outra placa-mãe boa pra confirmar, seria bom.

E a memória RAM não tem marca é uma simples para configuração não ficar tão cara, é 16 gb ram, DDR4, single channel numa velocidade de 3200 MHz.

memória RAM em single-channel também tira um pouco do potencial do CPU, e por ser memória genérica, também não dá pra saber se elas estão funcionando de forma estável. Já vi casos de problemas de desempenho causados por memórias chinesas baratas.

• Curtir 1
Postado

Sim, eu pretendo trocar os coolers e o gabinete mas não será agora, eu nem paguei o PC ainda eu parcelei em 10x. Mas em questão da placa-mãe tem como configurar ela na BIOS ou tentar otimizar para ficar menos pior? a ram não é genérica é da Kingston mas é simples.

Postado
agora, Arthur Vinicius Reis disse:

Mas em questão da placa-mãe tem como configurar ela na BIOS ou tentar otimizar para ficar menos pior?

Se for problema de circuito, não tem muito o que fazer para resolver o problema, só trocando a placa-mãe. Algo que você pode tentar pra amenizar é desativar o SMT do processador, isso vai força-lo a consumir um pouco menos de energia. Geralmente nas BIOS AM4 também tem o "ECO Mode", que é um modo que limita o consumo do processador a 45W. Se sua placa-mãe for capada até na BIOS, talvez nem tenha muitas opções de configuração também.

3 minutos atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

a ram não é genérica é da Kingston mas é simples.

Se for RAM original, OK, mas tem muita RAM Kingston "falsificada" por aí. Fiquei curioso pra saber onde você comprou essa RAM, porque a loja oficial da Kingston vende esse modelo da RAM "verde" mais simples por mais do que o dobro do preço de uma RAM Kingston Fury, também vi ela na Americanas por R$360, geralmente você acha boas RAMs de 3200MHz com dissipador e tudo por R$300 ou menos.

Eu estava olhando o valor dessa placa-mãe sua, estão pedindo mais nela do que numa MSI A520M-A PRO, que é a melhor A520 de baixo custo do mercado. Se você comprou essas peças indo na ideia de algum vendedor, infelizmente foi passado pra trás.

• Membro VIP
Postado
27 minutos atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

Sim, eu pretendo trocar os coolers e o gabinete mas não será agora, eu nem paguei o PC ainda eu parcelei em 10x. Mas em questão da placa-mãe tem como configurar ela na BIOS ou tentar otimizar para ficar menos pior? a ram não é genérica é da Kingston mas é simples.

Você pode tentar fazer fazer um undervolt no processador para reduzir a tensão de alimentação dele e como isso diminuir a temperatura.

Faça o teste de stress no processador usando o Aida64 e veja se está tendo cpu throttling igual no vídeo.

Postado

Não as memórias ram são originais e eu acho que o problema não são elas, provavelmente a placa de vídeo tá tentando entregar o máximo de desempenho junto com a CPU mas a placa-mãe não deixa, seria isso?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Arthur Vinicius Reis disse:

Não as memórias ram são originais e eu acho que o problema não são elas, provavelmente a placa de vídeo tá tentando entregar o máximo de desempenho junto com a CPU mas a placa-mãe não deixa, seria isso?

Por isso que existe o msi afterburner.

Como está o uso de processador, placa de vídeo, memória RAM, memória de vídeo.

O cenário perfeito é placa de vídeo em 100% de uso o tempo todo (se ficar oscilando entre 98 a 100% está ótimo), processador o mais baixo possível de 100%, memória RAM e memória de vídeo abaixo do 80% de uso.

E temperatura o mais baixo possível.

Se a placa de vídeo fica oscilando muito uma hora está em 50% outra hora está 80% e depois vai pra 100%, então tem algo segurando.

placa-mãe não segura desempenho.

Também tenho uma RTX 3060 12Gb faça o teste do programa superposition teste em 1080P extreme se fica próximo dos 5000 está normal o desempenho da placa de vídeo.

image.png

• gustavodbg alterou o título para RTX 3060 e Ryzen 5500 com baixo FPS, ex.: Fortnite a apenas 100 FPS

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...