Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de ajuda para entender o que acontece com o meu computador.
desde que comprei meu processador na Kabum eu tive que ir na BIOS da placa-mãe e colocar manual a tensão do processador para 1.25 se não ficava dando tela azul infinitas vezes.
Tenho um Ryzen 5600x e a mais nova do momento é que simplesmente o computador desligada DO NADA! sabe quando cai a energia na sua casa e tudo apaga ? isso está acontecendo comigo. Não sei se é fonte de alimentação (duvido muito que seja), se é tomada, processador ou as fans que não estão resfriando o pc, enquanto estou digitando esse texto o processador está em 70graus e só estou com o navegador, capcut e photoshop abertos. 

vou deixar alguns prints do HWMonitor

f23.png

3421.png

Postado
13 horas atrás, Junê- disse:

vou deixar alguns prints do HWMonitor

Antes de mais nada, comece arrumando o erro óbvio: jogue fora o HWMonitor, esse programa não presta. Use o HWInfo64 para fazer suas leituras.

Feito isso, aí sim dá para começar a diagnosticar o sistema. Diga o resto da sua config completa, por favor.

• TheDemonLena alterou o título para Meu computador está desligando sozinho - Ryzen 5 5600X e GeForce RTX 3060
Postado
36 minutos atrás, Junê- disse:

Ryzen 5600x
RTX 3060
32GB de ram
placa-mãe x570 steel legend
Fonte Raidmax Cobra 600W, Modular, 80Plus Gold - RX-600AE-M

Legal, mas faltou o seu cooler e gabinete. E também seria bom se você especificasse como são esses seus 32gb de RAM.

De qualquer forma, experimente desativar PBO na BIOS. Vai perder desempenho, mas veja se pelo menos assim o PC para de reiniciar.

Postado

@Imakuni GABINETE GAMER LIAN LI O11 AIR MINI, MINI TOWER, LATERAL DE VIDRO, BRANCO, O11AMW
memórias

32Gb DDR4 3200MHZ da FUry

O que seria PBO ?

@Imakuni Processador AMD Ryzen 5 5600X, 3.7GHz (4.6GHz Max Turbo), Cache 35MB, 6 Núcleos, 12 Threads, AM4 - 100-100000065BOX 

Esse é meu processador, la na BIOS coloquei 1.0 na tensão, eu posso aumentar ?

@Imakuni Os coolers sao MASTERFAN MF120 HALO

Postado
17 horas atrás, Junê- disse:

O que seria PBO ?

Precision Boost Overdrive. Em outras palavras, a função de turbo da AMD.

18 horas atrás, Junê- disse:

Esse é meu processador, la na BIOS coloquei 1.0 na tensão, eu posso aumentar ?

Não é assim que funciona, 1.0 é uma tensão muito baixa para esse processador. Tem boa chance de estar tendo problema só por causa disso. Resete a BIOS e deixe no padrão; pode até super aquecer, mas pelo menos não deve apresentar problemas.

18 horas atrás, Junê- disse:

@Imakuni Os coolers sao MASTERFAN MF120 HALO

Esses são os fans. Mas eu quero saber o cooler que está no processador, se é o padrão fuleiro da AMD ou algum outro que você tenha comprado.

Postado

@Imakuni Se eu deixar no padrão (auto) fica dando tela azul, eu tenho que colocar manualmente alguma ''tensão'' pra parar a tela azul. Eu coloquei em 1.0 poderia colocar em 1.25 ? 1.35 ? 1.40 ?
A fan do processador é fuleira da AMD que vem junto 

• Solução
Postado
17 horas atrás, Junê- disse:

@Imakuni Se eu deixar no padrão (auto) fica dando tela azul, eu tenho que colocar manualmente alguma ''tensão'' pra parar a tela azul. Eu coloquei em 1.0 poderia colocar em 1.25 ? 1.35 ? 1.40 ?

Você teria que testar para saber o valor correto. Mas com seu cooler, também não vai dar para saber direito. Considere o upgrade assim que possível.

No meio tempo, é aquilo que eu falei. Desative PBO e veja se isso ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!