Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Olá a todos entusiastas do som de qualidade 

Recentemente achei jogado uma relíquia na casa do meu tio, simplesmente um gradiente Volcanic voc.-403 (Eu nem existia na época que essa maravilha foi lançada kkkkkk)

Infelizmente não teve um primeiro dono muito cuidadoso, onde ele perdeu o controle original, antena, o manual e pra completar vendeu as caixas originais que eram duas torres...

Abri ele e fiz uma limpeza leiga com isopropilico e limpa contato e ele voltou a vida, a bandeja de 3 CDs funciona, o K7 esta funcionando e a Bandeja do vinil esta funcionado tb (Por algum motivo depois que se ouve 1 disco de Vinil inteiro ele faz uma espécime de barulho de correia, não sei dizer ao certo o que é mas provavelmente mesmo eu tendo limpado a agulha, preciso entender como revisar o toca disco)

Tendo em vista que o leitor de CDs é muito sensível a mídias com risco onde ele retrocede infinitamente a faixa se houver um risco um pouco mais profundo me deixa confuso também se a vida útil do canhão já foi ou é assim mesmo, além disso ele é meio fresquinho (só lê CD original kkkkkkk) 

A Pergunta meus amigos é a seguinte, o que eu faço agora? 

Eu tenho um conhecimento muito leigo no assunto de som, sempre fiquei fascinado nas Caixas de Som Edifier 

Só que tenho receio de comprar a caixa e ele não conversar direito com o Volcanic sabe? 

As informações técnicas máximas que posso fornecer dele são da parte traseira, já que simplesmente não existem nem pdf do manual dele e bem... a gradiente faliu eu acho 

Além disso não faço ideia quem tem capacidade para mexer num som desse, a maioria mexe no máximo em Toshiba e ainda sim acaba piorando o som do que arrumando kkkkkkk

Largo esse senhor de idade e compro um toca disco Technics, um walkman Shoppe e um home theater com CD? ou compro uma caixa de som Edifier e faço dar certo? 

me de ideias do que fazer e como prosseguir 

OBS: os fios branco e azul conectados são de duas caixas de som gradiente horrível que meu tio "deu" junto (são de 4OWS o que significa que oscila horrores no som, enfim) 

Imagem do WhatsApp de 2024-07-03 à(s) 22.26.18_c9c2f180.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-07-03 à(s) 22.26.16_aeb13065.jpg

• James_BR alterou o título para Qual caixas comprar para meu gradiente volcanic voc.-403?
Postado

@James_BRTem o manual de serviço desse gradiente...

https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/gradiente-som/gradiente-vc403-4153/

Dando uma olhada rapida no esquema dele parece que ele usa 4 Cis TDA7296 que rendem ate 4x30W RMS a 4 ohms

Eu no seu caso, falaria com um marceneiro pra fazer um par de caixas com 2 alto falantes de qualidade pra Microsystems e 2 tweeter domo de seda com divisor de frequência e montaria uma boa caixa de som, acho que é mais viável que comprar caixas edifier caríssimas como a P17 que custa 1k o par e suporta só 20W por caixa...

• Curtir 1
Postado

@F4b10

Uau! você parece ter um conhecimento legal sobre o assunto, algumas coisas aí você falou em grego pra mim 

Exato é caríssimo as caixas da Edifier e entrega.. bem, um bom som sonoro mas por conta de serem praticamente os "únicos" nesse ramo de som premium aqui no Brasil eles mantem preços salgados

É tinha pensado nessa opção de caixas sobre medida, a questão é quem faz isso? Por que o grande dilema que fica é quem tem capacidade e preparação para fazer um serviço desse? 

Eu tenho 2 caixas de som gradiente e outras duas são AIKO, mas tem que meio que restaurar elas sabe? só não faço a menor ideia quem poderia fazer este trabalho

Se você souber de alguém me diga que posso tentar entrar em contato, estou na Capital-SP 

@F4b10

Achei um anúncio de um par Sony, o que você acha delas? 

Caixa Surround
Sony Muteki - Ss-Srp7500
185 Watts RMS Cada
Impedância 6 ohms
Falantes de "4" Polegadas
Tela de Proteção
Funcionando perfeitamente
Dimensões 22a x 18l x 18P

@F4b10 

Eu vi a P17 é quase 1.000 reais, eu vi a Caixa de som Passiva P12 da edifier 

Parece não ter muita diferença da P17 acredito eu...

Postado

@James_BREssa caixa da Sony é muito potente para esse aparelho, acho que teria pouco rendimento, pois alto falantes mais potentes costumam ter a suspensão mais dura, igual alto falantes automotivos, e ai você perde os graves em baixo volume,  sem contar que a caixa não tem tweeters, você precisaria de um par de caixas com tweets pra não perder os agudos, ou um par de caixas de home theates, onde os alto falantes pequenos já são praticamente tweeters..

Você também pode procurar 4 caixas de micro system antigas, ou se tiver pouco espaço, pode usar 2 caixas de home theater e 2 de micro system para os graves, no caso caixas de 4 ohms já resolvem...  sobre restaurar caixas antigas pode ser uma boa, acho que se procurar quem monta caixa automotiva, muitos podem montar um gabinete de caixa nas medidas da original...

No meu caso eu montei 2 caixas tipo bookshelf no mesmo estilo das Edifier RT33, mas com alto falantes de 5,25 6 ohms "100W" e tweeters domo de seda de 1" e "50W", eu usei resto de madeira de construção, inclusive pra fixar os twitters eu fiz uma placa redonda de suporte reaproveitando 2 discos de corte diamantado estragados, calhou que o furo de 22mm desses discos bate certinho com o miolo do tweeter domo, as caixas receberam o apelido de "caixa de pedreiro"...

As caixas foram feitas no "olho" mesmo, mas na hora de colocar o duto traseiro eu usei um app chamado "bass reflex calculator" e o JBLtools pra calcular a litragem final da caixa e o comprimento do duto, sintonizando a caixa em 70hz, se eu não gostasse do resultado dava pra alongar ou encurtar o duto... 

A caixa foi bem travada internamente pra evitar vibração do gabinete, o duto foi bem colado com cola de contato, e a caixa foi vedada com batida de pedra por dentro e pintada com esmalte automotivo preto por fora. não usei nenhum material fono absorvente tipo la de vidro pois não precisou, já que são caixas pequenas, e o som me agradou muito, graves macios e agudos naturais graças aos  tweeters domo de seda, que não tem aquele agudo metálico típico das cornetas e dos tweeters piezo, onde parece que o cantor colocou uma caldeirão de ferro na cabeça...

A desvantagem é que eles não aguentam muita potencia, na minha caixa mesmo eu tive que colocar resistores de fio de 10 ohms pra reduzir em 4x a potencia que vai para os tweeters, isso depois de queimar um par deles, mas isso ajudou a harmonizar o volume do som, geralmente tweters rendem muito mais som por W que alto falantes, chegando a falar ate 4x mais alto.

Postado

@F4b10

24 minutos atrás, F4b10 disse:

sem contar que a caixa não tem tweeters

Exato percebi esse detalhe depois 

Ta legal, acho que isso já é uma "cola" pra eu começar o projeto 

Eu tenho duas caixas gradiente e duas caixas Aiko torre em mãos, achei dois marceneiro e vou tentar tirar um orçamento sobre..

as duas são de Impedância 4 ohms, e os alto-falantes estão péssimos pra uso 

Os falantes vou tentar ir atrás de alguém que monte de som automotivos ou alguma pagina do Instagram especializada na montagem de homer theater para me auxiliar, vou me basear na sua montagem também 

eu tenho que meio que comprar alto-falantes e passar eles para Impedância 6 ohms, certo?

Postado

@James_BRSe as caixas ja estão com os alto falantes ruins, acho que não compensa aproveita-las, pois você teria que mandar reformar os alto falantes primeiro, e ver se vale a pena reformar, tem caixa com alto falante de plástico que simplesmente não valeria o conserto.

Para o marceneiro você tem que passar a medida do alto falante pra ele fazer os furos na caixa... e pra isso é melhor ter o alto falante em mãos. geralmente alto falantes são medidos em polegadas, nos automotivo o mais comum pra porta é os de 6 polegadas, mas sempre da uma variada, se preferir daria pra pegar um kit 2 vias automotivo hi end

https://www.mercadolivre.com.br/kit-2-vias-falante-portas-6-polegadas-audiophonic-kn-650-cor-preto/p/MLB27666899

ja teria no kit 2 tweeter domo de seda e 2 alto falante cone celulose, ima grande, que deve dar uma resposta boa de médio grave, sendo uma alternativa ao alto falante de mini system, na minha caixa eu usei 2 alto falantes comprados na big foot componentes, pelo ML, na época eles tinham um custo/benefício imbatível, mas faz tempo que esses alto falantes saíram da loja, não achei mas ele pra comprar.

Postado

@F4b10

beleza! vou pesquisar um pouco mais

2 horas atrás, F4b10 disse:

caixa com alto falante de plástico

Não sei é madeira ou MDF, as gradiente 1 estufou na frente sabe? daí a outra ta boa, mas a parte traseira ta craquelada

na verdade as duas tão com a parte traseira craquelada 

Vou anexar as fotos dela ( as duas ultimas são da net, mas é o mesmo modelo)

Já as duas "Torres" AIKO pode se dizer assim tão bem judiada embaixo e atrás, tem que ou substituir a "madeira" ou remendar mesmo

Eu pretendo salvar as gradiente por que parece ser um trabalho mais tranquilo de restaurar, além disso mesmo com os speaker e subwoofer estufado ou algo assim ta tocanco "bem" 

mas dependendo o caso vou comprar o que você me mandou e aguardar chegar

Segunda feira entro em contato com o marceneiro 

Imagem do WhatsApp de 2024-07-07 à(s) 01.10.18_2ddcd30e.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-07-07 à(s) 01.10.18_a45ffaa2.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-07-07 à(s) 01.10.18_1783d7ea.jpg

D_NQ_NP_970661-MLB49190208708_022022-O.webp

D_NQ_NP_673802-MLB49190240571_022022-O.webp

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@James_BR Bom dia

Compre essas caixas de som da Aiwa modelo F959.

Essa caixa possui 4 vias, sendo 3 deles 1 tweeter, 1 mid range e  1 med Bass em uma via e um subwoofer em outra via, isso em cada caixa.

E o melhor de todo que a impedância bate certinho com seu receiver 6 ohms.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3765158739-caixas-usada-aiwa-modelo-f959-_JM

Quem é das antigas sabe a qualidade de som e a potência dos aparelhos da Aiwa.

E o preço está excelente pela conservação das caixas.

Época em que os amplificadores vinha com amplificador do tipo classe AB.

D_NQ_NP_2X_828912-MLB77417745757_072024-

D_NQ_NP_2X_720481-MLB77203459916_072024-

D_NQ_NP_2X_943666-MLB77417735917_072024-

D_NQ_NP_2X_736772-MLB77203666534_072024-

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Opa amigo, eu tenho um aqui, zerado e completinho, essa questão do cd retroceder na verdade é problema de sujeira nas engrenagens ou o motor com ruido, a lente nova você encontra por 60 reais, vale a pena trocar e já fazer uma boa limpeza, só não mexa nas engrenagens da bandeja, pois se tirar do ponto é muito difícil colocar novamente, quanto as caixas, você pode colocar qualquer uma que seja de 2 vias, o mais importante é respeitar a impedância, se a potência for maior, não importa tanto, pois o som vai mandar 45w rms no máximo por via, repito, só não pode diminuir a impedância, senão queima a saída. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...