Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mensagens de erro abaixo, só muda ID Processador quando volto a verificar os logs do sistema quando ocorre a falha, essa pane eu já tenho há 2 anos e meio, começou em aparecer quando eu tinha na época o Ryzen 3500x mas no começo do uso do processador não apresentava esse erro, assim que AMD lançou a família 5000 e chegando as novas versão das BIOS foi da em então que essa falha começou apresentar as vezes fica 2 dias ou mais  sem reiniciar e quando aparece apresenta são várias vezes no durante o dia.
Detalhe somente ocorre essa falha quando não estou jogando e somente quando PC está ocioso ou quando estou navegado em qualquer navegador podendo ser chrome, mozilla ou Edge ou em usando outro software também, acontecia também quando tinha Windows 10.

Desde então eu troquei o processador 3500x, 5600x e atualmente estou com 5800x3d que não faz 2 semanas que eu tenho ele.
Não época que começou eu tinha GTX 1070 TI, troquei por uma RX 6700xt hoje estou com uma RX 6800xt

O que eu já fiz para tentar corrigir:

Troquei de fonte que eu tinha na época que era uma Cooler Master 550w Gold e atualmente tenho XPG 750w Core Reactor
Troquei também os pente Memória G.Skill Trident Z RGB e atualmente tenho DDR4 XPG Spectrix d60g
Minha maior suspeita se não for a placa-mãe que atualmente é a ASUS 570 Tuf com a ultima BIOS atualizada ou seria o processador mas como eu já troquei por 3 vezes seria muito azar também pegar 3 processador com silício ruim. Comprei uma placa-mãe usada da MSI 550 Mortar que está para chegar para eu tirar essa febre se é a placa-mãe ou não.
Caso alguém pergunte eu uso filtro de linha da Clamper e já testei direto na tomada também. Drivers da placa de vídeo e chipset da AMD eu sempre estou atualizando.
Temperaturas do Processador estão boas também trabalhando em 33c e jogando em 60c.
Temperatura da placa-mãe esta ok também.
Já realizei teste tudo em stock da placa-mãe e mesmo ocorre a falha.
Nos fóruns da gringa tem usuário com setup mais atual pegando essa falha até com família AM5 nos 7800x3d inclusive e são igual os relato de falha. Alguns corrigiram trocando placa-mãe ou processador realizando procedimento de RMA, mas como eu estou comprando peças usadas eu não tenho como fazer essa solicitação.

Não cheguei realizar mudanças em desativar PBO porque não adiantou com outros usuários da gringa e outra também fica limitando a potência do processador eu já acho um absurdo.

Erro de hardware fatal.

Relatado pelo componente: Núcleo do Processador
Origem do Erro: Machine Check Exception
Tipo de Erro: Cache Hierarchy Error
ID do Processador: 14

Postado

@luizfagner27 Meio que é um palpite, mas como o erro aconteceu com diversos CPU a cisma maior é a placa-mãe ou algum malware, ja que essa falha de cache pode ser por conta de um malware que tenta e falha em explorar uma vulnerabilidades como a de side channel...

Se quiser fazer mais testes no BIOS tenta desativar a virtualização e o "AMD C1E state" só pro caso de ser algum bug no BIOS nessas areas.

Postado

Com certeza é algo da BIOS, porque parece que quando está ocioso o sistema e a tensão abaixa e provoca o não fornecimento para alguma núcleo do processado e causa essa anomalia do sistema.

Vou tentar realizar dica, porque eu não quero desistir em ter que troca AMD pela intel, tanto que estou pegando outra placa-mãe para testes.

Inclusive estava lendo um reportagem que a nova família 9000 vai receber um recurso "Curve Shaper" no link abaixo a matéria completa, esse recurso tem algo que vai corrigir esse bug. Coloquei um trecho da reportagem.

"O recurso é interessante, em especial, para tensões e temperaturas mais baixas. O VideoCardz explica que o Curve Shaper vai ajudar a impedir que os processadores da série Ryzen 9000 apliquem boost quando o sistema está ocioso em baixas temperaturas."

https://www.adrenaline.com.br/amd/cpus-amd-Ryzen-9000-terao-novo-recurso-curve-shaper/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!