Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola tudo bem a todos? meu problema e simples apenas quero por meu mikrotik para fazer a gerencia da minha rede e estou tendo tantos problemas, primeiro de tudo foi a ONU NOKIA G-240W-C que eles fornecem, muito tentei varias e varias ONUs e nenhuma dava PON mesmo usando o mesmo SN e mesmo assim so piscava a luz de pon, ate que decidi usar uma ONU Huawei e como magica ali estava ela tinha dado PON e comemorei cedo de mais pois mesmo configurando corretamente as Vlan na ONU da Huawei ela não passava o IPoe(dhcp) para o mikrotik então decidi autenticar dentro da huawei e que incrível não autenticou de forma nenhuma, tentei de tudo mas de tudo e não autentica mas ela da PON e mesmo usando SN aleatórios como ( FFFFFFFFFFFFFFF ) funciona e já tentei converter em hex e ASCII e mesmo assim sempre da PON mas passa o dhcp para o mikrotik e nem a ONT Huawei que eu comprei para usar em Bridge não funciona, Já conversei desde o suporte ao gerente da oi para resolver e nada de eles entender o que e Vlan e perguntam se não e Wlan, enfim quem tiver alguma sugestão que eu possa testar estou disposto a testar.

ONT HUAWEI = HG8245H
MIKROTIK = RB2011iLS
ACCESS POINT = ARCHER C5400 V2

ONT OI FIBRA = NOKIA G-240W-C

• Membro VIP
Postado

Oi @Emanuel onofre

O problema amigo é que provavelmente ou a OLT da Oi -- que está do outro lado da fibra conectando à sua ONU -- ou está passando mais parâmetros que infelizmente você não tem acesso para configurar na sua ONT Huawei ou ainda, a OLT na Oi não suporta configuração nem bridge e nem modo router para ONTs que não estejam com SN (Serial Number) inclusos lá no seu cadastro/perfil de usuário (servidor RADIUS) ou no CRM de Telecom que tem integração com a OLT.

O ideal mesmo seria você conversar com algum técnico de campo deles, porque no suporte via telefone você realmente não vai conseguir nada, com o técnico de campo você tem mais chances de fazer funcionar ou ao menos saber os detalhes técnicos que impedem sua tentativa de configurar uma ONT "terceira", pois por mais que seja algo até relativamente simples, é uma parte da rede da própria Oi que contratualmente não há previsão legal para ser substituída por outra ao gosto do cliente, a gerência remota de ONTs existe também para se evitar brechas graves de segurança da informação.

Então arrume um técnico da Oi, via chamado técnico mesmo, para bater um papo amigável e tentar a troca com a sua ONT.

Postado

tenho um que e amigo mora aqui perto vou ver se ele consegue me ajudar cadastrando o SN da huawei na olt, percebi que eles usam um aplicativo chamado OI COPERATIVA e la existe a opção de cadastro de SN e se funcionar falo mais detalhes para que todos possam replicar com algum tecnico gente boa que conhecer, mas to pensando em realmente trocar de operadora. . . . .

Postado
9 horas atrás, Emanuel onofre disse:

meu problema e simples apenas quero por meu mikrotik para fazer a gerencia da minha rede e estou tendo tantos problemas, primeiro de tudo foi a ONU NOKIA G-240W-C que eles fornecem, muito tentei varias e varias ONUs

Se gerenciar a rede com esse aparelho mikrotik como quer, o acesso a internet é apenas o gateway padrão. Nada mais precisa ser usado ou "gerenciado" . E trocar a ONU por outra levaria a alguma vantagem? Mesmo que essa ONU da OI não esteja em ponte não há muito que gerenciar, a menos que tenha algo complexo em termos de encaminhamento de portas ou autenticação.

Em relação aos problemas de mudar a ONU por outra que faz a mesma coisa entenda que está se conectando a uma rede privada, cujo acesso é pago. Mas só o acesso. A rede é privada da OI e eles podem ou não oferecer os parâmetros de autenticação e VLAN e sei lá o que usam e que pode ser importante para você poder ligar um outro aparelho na rede deles. A OI, ou  a VIVO ou a Claro ou qualquer um, podem simplesmente não querer um aparelho não homologado por eles conectado na rede deles. Daí pra diante a rede local é sua e pode usar Mikrotik ou CISCO ou ligar direto em um servidor de front-end...

• KairanD alterou o título para Utilizar Mikrotik para a gerência da rede Oi Fibra em modo bridge

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!