Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então gente, hoje estava jogando em meu computador e do nada a minha ventoinha ðo processador parou de funcionar...

Após retirei ela, limpei e nada de funcionar, depois de um tempo coloquei ela na entrada

Cha fan 2 da placa-mãe e ela ligou, mostrando que o problema era na entrada

Qual seria a solução? Trocar a placa? Conector? Cooler? Config? alguém pode me dar uma luz...

Postado

Se eu fosse você antes que resolvesse efetuar qualquer troca, usaria um novo cooler, de um amigo por exemplo. Nesse caso, você tiraria o veredito sobre

Postado

@Lucca LEone , olá

Se ao colocar no conector "CPU FAN", não ligou. Tem verificar se o cooler está com problemas/queimou (sujeira) com sensor de temperatura dele. Teste com outro cooler se possível, como colega citou.

• Já que em outro conector ligou "Cha fan 2" ele pode liga direto, já que esse conector placa-mãe. E não "CPU FAN/processador", ele não vai conseguir corrigir a rotações/velocidade por estar em outro conector.
  • Verifiquei também ao conectar o "CPU FAN", se foi instalado corretamente com todos os pinos de metal, encaixados. Nada de deixar pra fora ou torto.

Se ao colocar outro cooler novo não funcionar. Aí você está com problemas na placa-mãe.

obs: Eu vi outro post seu, se tiver mexido nas configurações da temperatura/velocidade na BIOS da placa-mãe, remover e retornar para padrão de fábrica.

Postado

@Kaze_jp Valeu rapaziada, vou testar... 

Se puderem entrar no meu outro tópico:

Não sei se poderia dar certo queria ver com vcs se pode funcionar ou nada a ver...

@ujezzy_ testei aqui, o problema é no conector da placa-mãe mesmo... sabe se tem jeito de trocar ele? Ou teria que comprar outra placa?

Postado

@Lucca LEone , então 

Sobre trocar o conector não vai resolver. Porquê o problema está na placa-mãe, em alguma região próximo ao processador ou alimentação em algum componente.

Aí só em assistência técnica com ferramentas pode verificar corretamente, procurando o problema onde está.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Kaze_jp disse:
  • Já que em outro conector ligou "Cha fan 2" ele pode liga direto, já que esse conector placa-mãe. E não "CPU FAN/processador", ele não vai conseguir corrigir a rotações/velocidade por estar em outro conector.

Na maioria das placa-mãe o conector SYS_FAN ou CHA_FAN pode controlar a rotação do fan do CPU (ou qualquer outro), basta configurar no BIOS para PWM, selecionar uma curva de fans e usar como referencia a temperatura do CPU.

Citação

... testei aqui, o problema é no conector da placa-mãe mesmo... sabe se tem jeito de trocar ele? Ou teria que comprar outra placa?

Deixa conectado no CHA_FAN, e no BIOS deixa esse conector configurado igual está o CPU_FAN.

O único inconveniente é o BIOS ficar dando erro de "CPU FAN not connected" porque não tem nada conectado no CPU_FAN, mas em geral tem opção de desabilitar esse aviso.

Não é motivo comprar outra placa-mãe por causa disso, nem gastar tentando consertar. O CHA_FAN fará a mesma coisa.

Verifique se os plugs no conector do fan do CPU não estão frouxos, pode ser isso que levou o conector da placa-mãe a pifar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!