Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, peço desculpas pela falta de experiência em hardwares e afins. Recentemente, adicionei mais 3 fans no meu PC. Antes, ele tinha três fans embaixo e duas do lado para puxar ar frio para dentro do PC, além de duas no Water Cooler em cima para tirar o ar quente.

Meu gabinete é o modelo estilo aquário Pichau HX710L, que só permite a instalação de três fans em cima e apenas um Water Cooler de 240mm. Então, coloquei meu Water Cooler na lateral do gabinete, com as duas fans puxando ar frio para dentro. Também instalei cabos extensores para a placa de vídeo, o cabo de 24 pinos e o cabo da CPU. No entanto, o cabo de 24 pinos está encostando um pouco na mangueira do Water Cooler (vou anexar algumas fotos).

Eu costumava deixar o PC no modo silencioso das fans, mas agora estou precisando colocar as fans na rotação máxima para manter o PC frio, pois ele chegou a 90ºC mesmo com 8 fans instaladas. Preciso de ajuda para resolver esse problema, porque acredito que não deveria ser necessário deixar as fans na rotação máxima com 8 fans para resfriá-lo adequadamente.

Minhas configurações são: Ryzen 7 5700, uma 3060 de 12GB e 16GB de RAM a 3200MHz.

(Usei o GPT para deixar esse texto o mais fácil para vocês entenderem , meu teclado n tem os acentos kkkk)

20240717_173152.jpg

20240717_185658[1].jpg

20240717_185649[1].jpg

Postado

Como está a direção desses fans?
Os de baixo têm que jogar o ar pra dentro.

Acredito que os do meio também tenham que jogar ar pra dentro.

Já os de cima tem que obrigatoriamente jogar o ar pra fora.

Se todos os fans estiverem jogando ar pra dentro, aí o PC vira um forno mesmo.

• Obrigado 1
Postado

Só há pressão negativa (mais ar saindo do que entrando) em seu gabinete, a posição das fans está toda errada, sua máquina têm zero ar entrando no gabinete.

(Perdão pela qualidade do desenho, podemos ver como esta não é uma de minhas habilidades)

Como está agora:

20240717_1856581.thumb.jpg.8f08a4551c079bed4e330c5f9c588924~2.jpg

Estas fans tem um lado traseiro (o "feio") com um adesivo e diversas informações, se a fan não for reverse é para aquele lado que está empurrando o ar. Para melhorar o fluxo de ar realize as seguintes modificações:

- Mova seu water cooler para o tipo do gabinete, de forma que a parte onde "saem" os cabos esteja para a direita;

- Tire a fan da esquerda superior e do meio, realoque elas para onde o AIO estava. Têm de estar com a parte feia aparecendo.

- Por fim, vire as fans inferiores para que o lado feio fique visível, se fizer corretamente o fluxo de ar ficará muito melhor.

Resultado com as modificações:

20240717_1856581.thumb.jpg.8f08a4551c079bed4e330c5f9c588924~3.jpg

Setas verdes=Ar (frio) do ambiente entra

Setas vermelhas = Ar sai (aquecido pelas peças)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Gustavo HLz Já dá pra ver que tem um erro fatal na instalação dos fans que estão na parte de baixo do gabinete, eles estão expulsando o ar de dentro do gabinete, sendo assim não tem como entrar ar frio e vira um forno dentro.

Tem também a questão dos cabos sleeved que não é legal para o hardware.

• Obrigado 1
Postado

@Gustavo HLz Já vi alguns relatos parecidos onde esse problema acontecia pela posição do radiador e das mangueiras. Teoricamente, na posição que está, com o nível da saída das mangueiras acima de qualquer outro componente do circuito, algumas bolhar de ar circulam pelo sistema fazendo com que perca-se eficiência. 
Tente "girar" o radiador em 180º para que as magueiras fiquem para baixo, talvez ajude, apesar de ser incerto.

@Tiberio@RonaldoXbox Creio que sejam fans invertidas.

• Obrigado 1
Postado

Acredito que só o OP conseguirá nos dizer isto, me parecem algum modelo do mercado chinês e se não me engano as reverse têm um design um pouco diferente, veja a diferença entre a RX120 e AX120 por exemplo.

Não sei se essas com efeito mirror o têm no lado traseiro, mas ainda assim o fluxo de ar estaria errado já que teria pressão positiva demais.

Cogitei o fato das fans serem fracas e o gabinete naturalmente ser um forno, mas para uma configuração que mal esquenta ventoinhas básicas deveriam dar pro gasto.

@Gustavo HLz Poderia nos informar o modelo das fans, e se possível o link?

• Obrigado 1
Postado

@Necklace Essas fans são reversas, são aquelas "cópias das Lian Li". As de baixo e as do lado são reversas.

51 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Só há pressão negativa (mais ar saindo do que entrando) em seu gabinete, a posição das fans está toda errada, sua máquina têm zero ar entrando no gabinete.

(Perdão pela qualidade do desenho, podemos ver como esta não é uma de minhas habilidades)

Como está agora:

20240717_1856581.thumb.jpg.8f08a4551c079bed4e330c5f9c588924~2.jpg

Estas fans tem um lado traseiro (o "feio") com um adesivo e diversas informações, se a fan não for reverse é para aquele lado que está empurrando o ar. Para melhorar o fluxo de ar realize as seguintes modificações:

- Mova seu water cooler para o tipo do gabinete, de forma que a parte onde "saem" os cabos esteja para a direita;

- Tire a fan da esquerda superior e do meio, realoque elas para onde o AIO estava. Têm de estar com a parte feia aparecendo.

- Por fim, vire as fans inferiores para que o lado feio fique visível, se fizer corretamente o fluxo de ar ficará muito melhor.

Resultado com as modificações:

20240717_1856581.thumb.jpg.8f08a4551c079bed4e330c5f9c588924~3.jpg

Setas verdes=Ar (frio) do ambiente entra

Setas vermelhas = Ar sai (aquecido pelas peças)

Essas fans já estão instaladas do jeito certo. Essas fans são reversas. Vou deixar o link para ficar mais fácil de entender.

28 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Acredito que só o OP conseguirá nos dizer isto, me parecem algum modelo do mercado chinês e se não me engano as reverse têm um design um pouco diferente, veja a diferença entre a RX120 e AX120 por exemplo.

Não sei se essas com efeito mirror o têm no lado traseiro, mas ainda assim o fluxo de ar estaria errado já que teria pressão positiva demais.

Cogitei o fato das fans serem fracas e o gabinete naturalmente ser um forno, mas para uma configuração que mal esquenta ventoinhas básicas deveriam dar pro gasto.

@Gustavo HLz Poderia nos informar o modelo das fans, e se possível o link?

Aqui está o link para as fans da Teucer JM1 do AliExpress. Elas estão disponíveis nas versões reversa e normal. No meu caso, as fans da parte de cima do PC são normais (as que puxam o ar quente para fora), e as de baixo e do lado são reversas (as que puxam o ar frio de fora para dentro do PC).

46 minutos atrás, Tiberio disse:

@Gustavo HLz Já dá pra ver que tem um erro fatal na instalação dos fans que estão na parte de baixo do gabinete, eles estão expulsando o ar de dentro do gabinete, sendo assim não tem como entrar ar frio e vira um forno dentro.

Tem também a questão dos cabos sleeved que não é legal para o hardware.

Coloquei esses cabos sleeved mais por estética.

43 minutos atrás, pedzero disse:

@Gustavo HLz Já vi alguns relatos parecidos onde esse problema acontecia pela posição do radiador e das mangueiras. Teoricamente, na posição que está, com o nível da saída das mangueiras acima de qualquer outro componente do circuito, algumas bolhar de ar circulam pelo sistema fazendo com que perca-se eficiência. 
Tente "girar" o radiador em 180º para que as magueiras fiquem para baixo, talvez ajude, apesar de ser incerto.

@Tiberio@RonaldoXbox Creio que sejam fans invertidas.

Como assim? 

Postado

Ele acertou na mosca....
Você têm certeza que cada uma delas está jogando vento para onde deve? Só para checar, retire a tampa lateral e ponha um pequeno pedaço de papel na frente de cada fan, segure ele para que não seja sugado e só que tenha uma ideia para onde este ar está indo.
Como estão as temperaturas da sua 3060? 

Há quanto tempo têm alcançado essas temperaturas?

E quando montou o bloco do water cooler na IHS da CPU, parafusou em X e com firmeza?

• Obrigado 1
Postado

Galera, peço desculpas por discordar de todos, mas estou tentando entender qual é o real problema. Acho que não seja a posição das fans, já que antes de eu instalar essas três fans em cima e os cabos sleeved, o PC estava "normal" e não passava dos 70ºC com o Water Cooler em cima. No entanto, quando mudei o Water Cooler para o lado, começou a esquentar. Por isso, acredito que essa seja a causa do problema. Também estou usando as fans do PC na rotação máxima e agora a temperatura não passa dos 60ºC. Porém, se eu deixo no modo silencioso, ele começa a esquentar.

Postado

São as UPSIREN-WF-2?

Estas, mesmo considerando que o CFM informado não seja "P.M.P.O", são fracas:

• Volume de ar 47.2 CFM
  • Pressão 1.6mmH20

Principalmente para uso no radiador, esse é de qual marca?

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, RonaldoXbox disse:

Ele acertou na mosca....
Você têm certeza que cada uma delas está jogando vento para onde deve? Só para checar, retire a tampa lateral e ponha um pequeno pedaço de papel na frente de cada fan, segure ele para que não seja sugado e só que tenha uma ideia para onde este ar está indo.
Como estão as temperaturas da sua 3060? 

Há quanto tempo têm alcançado essas temperaturas?

E quando montou o bloco do water cooler na IHS da CPU, parafusou em X e com firmeza?

Ainda não verifiquei a temperatura da placa de vídeo. Vou enviar uma foto do papel para vocês verem. Montei o PC recentemente, no final de maio, e desde então nunca passou dos 80ºC. No entanto, após essa nova mudança, as temperaturas começaram a subir.

Postado

Acredito que tenha achado o problema então, basta pôr o water cooler onde estava antes que deve voltar ao normal. Por isso que é recomendado que o radiador fique no teto do gabinete, é o local ideal para que não hajam problemas com o fluxo do líquido dele.

• Obrigado 1
Postado
agora, Gustavo HLz disse:

No entanto, quando mudei o Water Cooler para o lado, começou a esquentar. 

Deveria ter baixado alguns graus na temperatura do CPU, pois agora o radiador esta recebendo ar fresco, ao custo de aumentar a temperatura da GPU e do VRM,* pois o interior esta recebendo o ar aquecido pelo radiador e se o CPU esta a 90 graus, esse ar esta saindo bem quente.

Os fans puxando ar através do radiador perdem um pouco de eficiência, mas é coisa de ~1 grau a mais, irrelevante.

Experimente com os fans do radiador ai do lado soprando para fora, vão pegar o fluxo de ar fresco do fan instalado no fundo, perto da frente.

* Porque não mantem o radiador no teto? É a posição de melhor compromisso para temperatura do CPU, GPU e VRM. Ou a prioridade é a "decoração"? 

• Obrigado 1
Postado
15 minutos atrás, 1lokos disse:

São as UPSIREN-WF-2?

Estas, mesmo considerando que o CFM informado não seja "P.M.P.O", são fracas:

• Volume de ar 47.2 CFM
  • Pressão 1.6mmH20

Principalmente para uso no radiador, esse é de qual marca?

São as da Teucer JM1.

4 minutos atrás, 1lokos disse:

Deveria ter baixado alguns graus na temperatura do CPU, pois agora o radiador esta recebendo ar fresco, ao custo de aumentar a temperatura da GPU e do VRM,* pois o interior esta recebendo o ar aquecido pelo radiador e se o CPU esta a 90 graus, esse ar esta saindo bem quente.

Os fans puxando ar através do radiador perdem um pouco de eficiência, mas é coisa de ~1 grau a mais, irrelevante.

Experimente com os fans do radiador ai do lado soprando para fora, vão pegar o fluxo de ar fresco do fan instalado no fundo, perto da frente.

* Porque não mantem o radiador no teto? É a posição de melhor compromisso para temperatura do CPU, GPU e VRM. Ou a prioridade é a "decoração"? 

Há dois motivos pelos quais eu não coloco o radiador em cima. Primeiro, porque no topo desse gabinete dá para colocar três fans, mas o Water Cooler que cabe é apenas de 240mm. Segundo, por uma questão estética, já que na lateral dá para colocar duas fans tranquilamente. Se eu voltar o radiador para a parte de cima, perderei uma fan. Mas, infelizmente, é o que terei que fazer. Nesse caso, vou ter que recolocar o radiador no topo.

18 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Acredito que tenha achado o problema então, basta pôr o water cooler onde estava antes que deve voltar ao normal. Por isso que é recomendado que o radiador fique no teto do gabinete, é o local ideal para que não hajam problemas com o fluxo do líquido dele.

Beleza, Ronaldo. Muito obrigado. Eu não queria voltar o Water Cooler para o topo porque o PC ficou mais bonito assim, mas é melhor recolocá-lo no teto do que correr o risco de causar algum problema no PC.

Galera, muito obrigado pela ajuda. Agora, vou voltar o Water Cooler para o topo e, assim que eu fizer essa "atualização", volto aqui para contar o que mudou e mando fotos de como ficou. Mais uma vez, agradeço a todos@Necklace@RonaldoXbox@Tiberio@pedzero@1lokos Muito obrigado.

• Amei 1
Postado
31 minutos atrás, Gustavo HLz disse:

São as da Teucer JM1.

Essas tem especificações (CFM, pressão) melhores e Teucer é boa marca, não divulga CFM "P.M.P.O" como a Aigo. 

Mas as que estão no radiador deve estar na RPM máxima, para ter a eficiência necessária:

Citação

S90f0c783b7a7421292d9fd140d818bbco.jpg

Experimente reduzir a RPM só das outras fans.

31 minutos atrás, Gustavo HLz disse:

... perderei uma fan. Mas, infelizmente, é o que terei que fazer.

Maior quantidade de fans não implica necessariamente em melhor airflow e refrigeração.

Vide o exemplo que postei aqui - na citação:

Gabinete NZXT H7 FLOW 2024,  WC Kraken e fans NZXT, coisa que aqui é considerada "top", montagem de revisor gringo famoso.

Gastaram $169,00 (dólares ~R$ 878,00) para ter "empiriquitamento" RGB nos fans - e aumentaram de 3 para 7 fans; e com isso conseguiram:

Baixar 3 graus na temperatura da GPU e piorar 7 graus na temperatura do CPU. Os fans RGB que foram instalados no WC tem míseros 3 CFM a menos que os originais, mas resultou neste desastre.

Mesmo que não tivessem mexido nos fans do WC, o resultado de passar de 3 para 7 fans seria baixar 1 grau no CPU (e os 3 na GPU), do ponto de vista de refrigeração muito pouco para os $169,00 gastos. Mas se o  "frufru" é prioridade... 😜 

Postado
2 minutos atrás, 1lokos disse:

Essas tem especificações (CFM, pressão) melhores e Teucer é boa marca, não divulga CFM "P.M.P.O" como a Aigo. 

Mas as que estão no radiador deve estar na RPM máxima, para ter a eficiência necessária:

Maior quantidade de fans não implica necessariamente em melhor airflow e refrigeração.

Gabinete NZXT H7 FLOW 2024,  WC Kraken e fans NZXT, coisa que aqui é considerada "top", montagem de revisor gringo famoso.

Gastaram $169,00 (dólares ~R$ 878,00) para ter "empiriquitamento" RGB nos fans - e aumentaram de 3 para 7 fans; e com isso conseguiram:

Baixar 3 graus na temperatura da GPU e piorar 7 graus na temperatura do CPU.

Mesmo se não tivessem mexido nos fans do WC, o resultado no CPU seria baixar 1 grau (e os 3 na GPU), do ponto de vista de refrigeração muito pouco para os $169,00 gastos. Mas se o  "frufru" tem prioridade... 😜 

Entendo, kkkkk. Vou mover o Water Cooler de volta para cima e mostrar o resultado. Atualmente está em média 40 graus, então vamos ver a média após a mudança. Avisei aqui quando fizer o teste com as fans na rotação máxima, como está agora.

Postado

Um gringo teve a paciência de testar todas as combinações possíveis de fan no Lian Li 011 Dynamics EVO - o 011 Dynamics foi o primeiro "aquário", do qual estes genéricos são clones. 

Tanto com a GPU na horizontal como na vertical, a posição "A" foi o melhor compromisso, e tirando o fan exaustor na traseira, é a que você usou:

011-Dynamics-EVO.jpg

• Obrigado 1
Postado
10 horas atrás, 1lokos disse:

Um gringo teve a paciência de testar todas as combinações possíveis de fan no Lian Li 011 Dynamics EVO - o 011 Dynamics foi o primeiro "aquário", do qual estes genéricos são clones. 

Tanto com a GPU na horizontal como na vertical, a posição "A" foi o melhor compromisso, e tirando o fan exaustor na traseira, é a que você usou:

011-Dynamics-EVO.jpg

Vou fazer essa mudança, pois prefiro um PC frio e "diferente" a um PC "bonito", quente e barulhento. Só tem um detalhe: ainda não testei para ver se a fan cabe na parte de trás do PC, já que minha placa-mãe tem um dissipador grande que chega perto das furações do gabinete. Vou fazer o teste e volto para mostrar como ficou.

Postado
Em 17/07/2024 às 21:19, 1lokos disse:

Baixar 3 graus na temperatura da GPU e piorar 7 graus na temperatura do CPU.

Mesmo se não tivessem mexido nos fans do WC, o resultado no CPU seria baixar 1 grau (e os 3 na GPU), do ponto de vista de refrigeração muito pouco para os $169,00 gastos. Mas se o  "frufru" tem prioridade... 😜 

Galera, fiz a modificação e voltei o PC ao que era antes. "Perdi" uma fan, pois na parte de trás não cabe outra por causa do dissipador de calor da placa-mãe, mas está de boa. Coloquei minhas fans no modo silencioso novamente, e o PC não passou dos 58 graus. Achei que o PC ia ficar "feio", mas gostei do resultado.

Rapaziada, muito obrigado pela ajuda. Agora posso aproveitar meu PC tranquilamente, do jeito que eu queria, sem muitas preocupações. Agradeço de coração a todos vocês. 

@Necklace @RonaldoXbox @Tiberio @pedzero @1lokos

Pc Arrumado 1.jpg

Pc Arrumado 2.jpg

Pc Arrumado 3.jpg

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, Gustavo HLz disse:

"Perdi" uma fan,

Bom, pode colocar a  fan que sobrou na traseira - como exaustor; deve diminuir o ar quente que sobe da GPU para o radiador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!