Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leitura de Esquemas elétricos de Notebook

Posts recomendados

Boa tarde a todos, tudo bom?

Estou estudando esquemas elétricos e tenho uma linha de raciocínio que quero compartilhar com vocês.

Está correto pensar:

Ao abrir o esquema elétrico de um determinado notebook é necessário entender as simbologias para seguir uma linha de raciocínio.

Preciso primeiramente identificar o número serigrafado da placa para buscar pelo esquema elétrico dela. Assim que abrir, normalmente em PDF, devo localizar o DCJack para começar a analisar a fonte primária. Ter em mente de que a tensão será (normalmente é assim) de 19v e seguir a trilha que levará até a bobina (Indutor) que deve passar a tensão de 5 voltz e 3 voltz. Após o indutor, devo analisar a parte secundária que leva aos dois mosfets (de alta e baixa resistência). ambos apresentando tensões de 1.3  ou 1.8.

Caso toda esta leitura não apresente a tensão apresentada no esquema, isto quer dizer que a partir do ponto depois de passar pelo indutor deve ser analisado. Como os capacitores (embora estes podem ser arrancados que a máquina ainda funcionará) mosfets que devem estar em curto em seu Gate, Source ou Drenos a partir da análise de energizar e desenergizar para depois ressoldar e energizar a placa para um novo teste. Apresentando falhas, este mosfet deve ser substituído.

Basicamente devo analisar com calma cada página e suas trilhas.

Na opinião de vocês, o que acha qe pode facilitar ainda mais uma leitura e tornar ainda mais breve com uma análise?

Eu cheguei a ver um programa, o FlexBV. Ao que parece, um programa facilitador de análise de placas.

Abraço para todos e obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para analisar esquemas elétricos de notebooks de forma eficiente conheça os componentes comuns da placa.Muitos esquemas elétricos estão indexados com etiquetas ou nomes de componentes. Usar a função de busca dentro do PDF pode ser muito útil para localizar rapidamente referências a componentes específicos como DCJack, indutores, mosfets, etc.

outra dica: Mantenha documentação organizada e faça anotações durante a análise.

Utilize ferramentas de medição adequadas para verificar tensões e resistências etc

tem também Braswell Visual Solutions (BV): Similar ao FlexBV, este software oferece recursos para visualização detalhada de PCBs, identificação de componentes e análise de trilhas etc

• Curtir 1
Link para o comentário

Bom dia Jose Campos. 

Obrigado pela atenção. Recentemente eu usei o FlexBv. Uma ferramenta sensacional que agiliza e muito encontrar os componentes e funções de cada um deles. Levando apenas aos componentes que "conversam" com ele. Gostei muito. No entanto, só abriu uma vez e depois não abriu mais. Não sei como fazer para usar o modelo que é gratuito e que já atende.

Outra questão é referente aos documentos PDF e fazer as leituras. Como sou marinheiro de primeira viagem, sei que vai levar um certo tempo para fazer uma leitura que traz segurança. Mas continuarei a insistir em aprender. Fiz um curso recentemente e sei que o curso foi apenas para dar uma "noção" e que na "vida real" as coisas são mais complexas. Acredito que usar o FlexBv será de muita importância para agilizar e reparar placas. 

Acha que este é o caminho?

Abraços e obrigado pela atenção.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Agradeço pela atenção Jose Campos,

O FlexBv eu usei uma única vez e depois que fui abrir o programa novamente no dia seguinte ele já não abria mais o PDF. Achei estranho, uma vez que a versão gratuita já atende as minhas necessidades. Agora o programa não abre mais.

Não sei o acontece. Do mais, vou treinando por aqui.

Abraço e obrigado mais uma vez.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!