Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Estou recorrendo à vocês pois preciso de ajuda:

Eu tenho um R9 5900X com um WC Castle 360mm instalado em cima com as 3 fans exaustoras, 3 fans na frente para entrada de ar e uma atrás como exaustora também. Gabinete Redragon Demolisher com frente em Mesh, ar condicionado ligado o dia inteiro no 24 e quarto relativamente pequeno. Fiz o controle das fans de acordo com a temperatura na BIOS pra chegar a 100% das fans assim que bater 80c, mas ta chegando a 90c quando abro jogos pesados e ele fica reiniciando por conta da temperatura.

Alguém sabe o que eu posso fazer? Devo trocar de WC e pegar um melhor? Devo fazer algo na BIOS que impeça o meu processador de pegar 90c e acabar reiniciando?

Li em alguns lugares que é até normal o 5900X trabalhar em 90c em aplicações/jogos mais pesados, mas o meu reinicia em pelo menos 90% das vezes que fica nessa temperatura. Já me certifiquei de que não é fonte e nenhum outro hardware, pois indica na minha placa-mãe assim que reinicia ele acaba acendendo a luz do processador.

Dicas do que posso fazer? Estou realmente perdido...

Postado

Envia aqui fotos de como seu PC está arranjado, talvez tenha feito alguma e pode não ter se dado conta.

Têm certeza que tirou o plástico da base do bloco que faz contato com o processador ao instalar o water cooler?

(Imagem ilustrativa)

image.png.d29cba1e02720310cf26c17d0a1d0fda.png

Pôs pasta térmica o suficiente? Qual o modelo e marca dela?

Têm certeza que o bloco ficou bem fixo sobre o processador? Dê uma leve mexidinha nele para ver se está solto.

Como fez para parafusá-lo?

Postado

@RonaldoXbox sim, fiz a retirada do plástico quando fui instalar o Water Cooler. E também coloquei pasta térmica o suficiente, é a CryoFuze da Cooler Master. Sobre o bloco ele parece estar bem fixo, mas irei dar uma mexidinha só para ter certeza. E eu parafusei com uma chavinha elétrica que eu tenho aqui mesmo, na força 2, me lembro de ter instalado e parafusado bem e ele nem se mexia quando havia instalado, estava bem fixo. Também tem o fato de que o PC está bem sujo até, pode ser esse o caso de chegar a 90c? Não acho que seja pois não parece estar sujo para causar tamanho transtorno... Mas logo menos irei limpar direito.

WhatsApp Image 2024-07-21 at 15.23.22.jpeg

Postado

@Tiberio R9 5900X, ASUS TUF B550M-Plus, 2x16 3600Mhz XPG D60G, Galax RTX 3060 12gb, Water Cooler DeepCool Castle 360mm e Fonte Corsair CX750F RGB Full Modular 80 Plus Bronze.

Os cabos que estou usando são cabos sleeved, tanto o de 24 pinos para placa-mãe quanto o de 8 pinos para o processador, e PCI-E também. Mas já dava esse problema desde que montei o computador, com a fonte antiga e com os próprios cabos dela. Passava por isso quando não tinha WC e achava que esse poderia me ajudar, e realmente ajudou, mas para jogos normais. Eu abria o Valheim e ele desligava pela temperatura. Coloquei o WC e não desligou mais, e desde então não joguei nenhum jogo pesado. Agora fui jogar um jogo pesado novamente e voltou a desligar pela temperatura, o processador bateu 90c e reiniciou.

Postado
2 horas atrás, José Luiz de Lima Filho disse:

Também tem o fato de que o PC está bem sujo até, pode ser esse o caso de chegar a 90c?

Deve ser a poeira mesmo, aproveite e faça logo uma limpeza, também não deu pra ver na foto como estão instalados os fans na parte de baixo, caso eles estejam instalados errados o gabinete vira um forno dentro.

Os cabos sleeved eu evitaria de usar, eles mais atrapalham do que ajudam.

Postado

@Tiberio Não possuo fans na parte de baixo, somente na frente, em cima e atrás mesmo. Os da frente estão puxando ar pra dentro, e os de cima e de trás estão jogando o ar para fora.

Assim que fizer a limpeza eu troco os cabos sleeved e volto para os normais da própria fonte e faço alguns testes para ver como o PC reage.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!