Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, colegas!!

Quero começar a estudar Linux para meu conhecimento próprio. Atualmente, sou analista de suporte, onde o Windows é predominante, mas conversando com meus colegas de rede e telecom, eles me aconselharam a aprender Linux para, futuramente, conseguir um cargo melhor. Gostaria de saber por onde começar, pois, apesar de ter comprado um curso na Udemy, ainda me sinto muito perdida, especialmente ao escolher uma distribuição para fazer laboratório hahahaha. Além disso, o fato de precisar usar linhas de comando para acessar tudo no Linux me assusta. 😂😂

Vocês poderiam me orientar sobre onde começar? Aceito recomendações de conteúdo ou fóruns sobre o assunto. Outra dúvida: vale a pena estudar sobre Asterisk e VoIP? É algo necessário no mercado de TI?

• Solução
Postado
21 minutos atrás, Angelica Rios disse:

.vale a pena estudar sobre Asterisk e VoIP? É algo necessário no mercado de TI?.

Não. Com redes sociais, Teams e celulares na mão de todos VOIP nunca foi tão fora de moda. É interessante ter uma noção mas acho que não passará aperto mesmo que não saiba nada sobre.

Quanto a Linux, eu focaria num debian/ubuntu para começar. Uma das melhores formas de começar a lidar com Linux é através de VMs. Alternativamente, um raspberry Pi3 já serviria bem para começar a brincar de "servidor" Linux.

Gosto bastante desse canal para acompanhar novidades sobre:

https://www.youtube.com/@TheLinuxEXP

Um vídeo que vai achar interessante:

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Meio tarde, mas enfim...

"Além disso, o fato de precisar usar linhas de comando para acessar tudo no Linux me assusta"

Angelica não tema!!

você não precisa usar linha de comando pra tudo não, a maior parte de uso "caseiro" é na base de interface gráfica e cliques.

O que acontece é que muita gente usa linha de comando pra tudo porque depois que você acostuma acaba sendo muito mais prático, rápido e fácil (sim, fácil rssss)

É verdade que algumas tarefas específicas e alguns programas é só na linha de comando. Mas relato a minha experiência de não entender nada de programação: na internet você acha "receita" pra tudo. Marque alguns sites de comunidade confiáveis e sempre vai ter alguém perguntando "como eu faço isso?" e muita gente dando a "receita" certinha, é copiar e colar. Só se atente para não usar informações antigas, porque os sistemas operacionais evoluem!

E por último, estudar é isso mesmo, encarar desafios! Depois de acostumar com linha de comando no linux você vai descobrir que tem trocentas coisas no windows que são mais fáceis de fazer com linha de comando rsss

abraços

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 27/07/2024 às 12:31, Angelica Rios disse:

Vocês poderiam me orientar sobre onde começar? Aceito recomendações de conteúdo ou fóruns sobre o assunto. Outra dúvida: vale a pena estudar sobre Asterisk e VoIP? É algo necessário no mercado de TI?

Melhor posicionar essas coisas entre si. Você trabalha com rede e telecom, e predominantemente em Windows...

Em 27/07/2024 às 12:31, Angelica Rios disse:

o fato de precisar usar linhas de comando para acessar tudo no Linux me assusta.

Administração de Windows via interface gráfica é algo meio utópico. O comum é usar PowerShell, que é a ferramenta comum de administração de Windows, com extenso uso de scripts. Ou seja, linha de comando e scripts, exatamente como no Linux. 

De volta ao tópico

TI é algo muito amplo. Algo muito além de sistemas operacionais como Windows e Linux, ou MAC OS que é linux, ou Android, que é Linux.

VOIP é uma outra coisa grande. vouice over IP é algo sem sentido até, porque para todo lado que olhe o tráfego de voz é via IP mesmo. Não sei onde teria tráfego de voz sem ser via IP exceto em PABX tradicionais.

Asterisk é um PABX digital rodando em Linux, então claro que usa VOIP. Tem muitos protocolos para VOIP e Asterisk é focado em IAX e SIP, o padrão disso hoje até onde eu sei, que não é muito.

image.png.88dff52ab10bb7ef353dc9104f75c295.png

Em 27/07/2024 às 12:44, W46n3r disse:

Não. Com redes sociais, Teams e celulares na mão de todos VOIP nunca foi tão fora de moda. É interessante ter uma noção mas acho que não passará aperto mesmo que não saiba nada sobre.

Quanto a Linux, eu focaria num debian/ubuntu para começar. Uma das melhores formas de começar a lidar com Linux é através de VMs. Alternativamente, um raspberry Pi3 já serviria bem para começar a brincar de "servidor" Linux.

"VOIP nunca foi tão fora de moda."  é uma ideia curiosa. Teams usa VOIP, celulares usam VOIP, todo o tráfego de voz nas redes sociais é obviamente VOIP já que se trata de voz encapsulada em TCP/IP, o protocolo base da internet. a VIVO usa SIP, a Claro usa SIP, protocolo padrão de VOIP...

Não se trata de moda. Está mais para unanimidade. Voz trafega em IP hoje em dia, exceto em PABX modestos como os de interfones em condomínios.

E Asterisk é o padrão de PBX digital, em uso no planeta todo. Toda empresa média ou grande, muitas pequenas, usa Asterisk ou usa um PABX derivado de Asterisk. Ou contrata serviços de voz de provedores que usam, sem surpresas, Asterisk. Muita gente usa asterisk em casa. Eu por exemplo.

Asterisk é grátis e é um programa --- grande, sofisticado --- escrito na linguagem C. Você pode fazer download e dar uma olhada. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!